dc.creator.ID |
SANTOS, S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2061737412771864 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a chegada da pandemia, veio às dificuldades que a sociedade vem enfrentando, o mundo
sofreu impactos sociais, econômicos, culturais, políticos e na educação. O impacto causado na
educação pela pandemia está diretamente relacionado com o fechamento das instituições de
ensino, inclusive de escolas de nível básico e superior. Dentro desse cenário de pandemia a
educação teve que se reinventar com uma nova forma de ensino, pondo em prática a
utilização das aulas remotas, sendo assim um desafio para os professores e alunos. Desse
modo, este trabalho tem como objetivo investigar o conceito de educação no projeto de Lei
5595/20 para a categoria docente na Paraíba. O presente estudo desenvolvido tem como
metodologia uma revisão bibliográfica, seguido de uma pesquisa na base de dados da Scielo
sobre a educação como essencial x prioridade, logo após, foi realizado uma busca no site da
SINTEP e no CNTE em busca das opiniões relacionado ao Projeto de Lei 5595/20. De acordo
com os resultados obtidos é notório que tanto a SINTEP como a CNTE que são órgãos
ligados à educação estão contra o PL 5595, na qual, colocar a educação em nossa sociedade
atual como um serviço essencial para a população, mesmo em meio um cenário pandêmico.
Contudo, não podemos dizer que a educação não é essencial a população, no entanto,
devemos analisar diante de qual situação foi imposto a educação como serviço essencial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação: essencial ou prioridade? um olhar sobre o PL 5595/20. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-22 |
|
dc.description.abstract |
With the arrival of the pandemic, came the difficulties that society has been facing, the world
has suffered social, economic, cultural, political and education impacts. The impact caused on
education by the pandemic is directly related to the closure of educational institutions,
including elementary and higher schools. Within this pandemic scenario, education had to
reinvent itself with a new form of teaching, putting into practice the use of remote classes,
thus being a challenge for teachers and students. Thus, this work aims to investigate the
concept of education in the bill 5595/20 for the teaching category in Paraíba. The present
study developed has as methodology a bibliographic review, followed by a search in the
Scielo database on education as essential x priority, soon after, a search was carried out on the
SINTEP website and on the CNTE in search of opinions related to the Project. Of Law
5595/20. According to the results obtained, it is clear that all bodies linked to education are
totally against PL5595, in which, placing education in our current society as an essential
service for the population, even in the midst of a pandemic scenario. However, we cannot say
that education is not essential to the population, however, we must analyze in which situation
education was imposed as an essential service. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27478 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-28T13:50:00Z |
|
dc.date.available |
2022-09-28 |
|
dc.date.available |
2022-09-28T13:50:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - pandemia - impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - prioridade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - formas de ensino - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas remotas - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 5.595/20 |
pt_BR |
dc.subject |
Education - priority |
pt_BR |
dc.subject |
Remote classes - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Education - pandemic - impacts |
pt_BR |
dc.subject |
Education - ways of teaching - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - prioridad |
pt_BR |
dc.subject |
Clases a distancia - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - pandemia - impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - formas de enseñar - pandemia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Samara da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education: essential or priority? a look at the PL 5595/20. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación: esencial o prioritaria? una mirada al PL 5595/20. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Samara da Silva. Educação: essencial ou prioridade? um olhar sobre o PL 5595/20. 2022. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con la llegada de la pandemia, llegaron las dificultades que viene enfrentando la sociedad, el mundo
sufrido impactos sociales, económicos, culturales, políticos y educativos. El impacto causado en
educación por la pandemia está directamente relacionado con el cierre de instituciones de
educación, incluidas las escuelas primarias y secundarias. Dentro de este escenario de pandemia, la
la educación tuvo que reinventarse con una nueva forma de enseñar, poniendo en práctica la
uso de clases a distancia, siendo así un reto para docentes y alumnos. De eso
De esta manera, este trabajo tiene como objetivo investigar el concepto de educación en el proyecto de ley
5595/20 para la categoría docente en Paraíba. El presente estudio tiene como
metodología una revisión bibliográfica, seguida de una búsqueda en la base de datos Scielo
sobre la educación como esencial x prioridad, poco tiempo después se realizó una búsqueda en la página web de
SINTEP y CNTE en busca de opiniones relacionadas con el proyecto de ley 5595/20. De acuerdo
con los resultados obtenidos, es claro que tanto el SINTEP como la CNTE, que son
vinculados a la educación se oponen al PL 5595, en el cual, poniendo la educación en nuestra sociedad
como un servicio esencial para la población, aún en medio de un escenario de pandemia.
Sin embargo, no podemos decir que la educación no sea esencial para la población, sin embargo,
hay que analizar la situación en la que se impuso la educación como servicio esencial. |
pt_BR |