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Chabots em serviços na perspectiva dos consumidores: uma análise bibliométrica.

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dc.creator.ID FARIAS, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0496909801374231 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Petruska de Araújo.
dc.contributor.referee1ID MACHADO, V. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 POLICARPO, Manoela Costa.
dc.contributor.referee2ID POLICARPO, M. C. pt_BR
dc.description.resumo Apesar da crescente atenção de acadêmicos e praticantes quanto ao uso de Chatbots em serviços, poucos trabalhos tentaram compreender a extensão da literatura sobre Chatbots na perspectiva dos consumidores. Assim, por meio de uma revisão bibliométrica, este artigo objetivou mapear a literatura concernente à utilização de Chatbots em serviços. O pacote Bibliometrix do Software R e o VOSviewer foram utilizados para realizar a análise dos 44 artigos obtidos na base de dados Web of Science. Além de caracterizar as pesquisas em termos de publicações, periódicos, autores e países, o presente trabalho apresenta análises de acoplamento bibliométrico, coocorrência de palavras-chave e mapa temático conceitual. Os resultados evidenciaram que as publicações no campo começaram a crescer em 2021. Além disso, verificou-se que a China assume a liderança entre os países mais produtivos. Os achados revelaram ainda a existência de dois grandes clusters: o primeiro, voltado para os estudos que focam no desempenho dos Chatbots, na experiência e na satisfação, considerando, especialmente, o impacto de fatores como a confiança. E, o segundo, direcionado para as pesquisas que concentram-se em compreender as interações entre consumidores e Chatbots, sobretudo, analisando o efeito de fatores como o antropomorfismo. Portanto, o artigo contribui para uma melhor compreensão acerca da estrutura intelectual e temática do campo investigado, complementando as revisões qualitativas existentes e sugerindo futuras direções de pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Chabots em serviços na perspectiva dos consumidores: uma análise bibliométrica. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-24
dc.description.abstract Despite the growing attention of academics and practitioners regarding the use of Chatbots in services, few works have attempted to understand the extent of the literature on Chatbots from the perspective of consumers. Thus, through a bibliometric review, this article aimed to map the literature concerning the use of Chatbots in services. The Bibliometrix package of Software R and VOSviewer were used to analyze the 44 articles obtained from the Web of Science database. In addition to characterizing research in terms of publications, journals, authors and countries, the present work presents analyzes of bibliometric coupling, keyword co-occurrence and conceptual thematic map. The results showed that publications in the field began to grow in 2021. In addition, it was found that China takes the lead among the most productive countries. The findings also revealed the existence of two large clusters: the first, focused on studies that focus on the performance of Chatbots, experience and satisfaction, especially considering the impact of factors such as trust. And, the second, directed to research that focuses on understanding the interactions between consumers and Chatbots, above all, analyzing the effect of factors such as anthropomorphism. Therefore, the article contributes to a better understanding of the intellectual and thematic structure of the investigated field, complementing existing qualitative reviews and suggesting future research directions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27480
dc.date.accessioned 2022-09-28T17:10:05Z
dc.date.available 2022-09-28
dc.date.available 2022-09-28T17:10:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Chatbots pt_BR
dc.subject Bibliometria pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Serviços chatbots pt_BR
dc.subject Software VOSviewer pt_BR
dc.subject Web of Science - base de dados pt_BR
dc.subject Base de dados - Web of Science pt_BR
dc.subject Mapa temático conceitural pt_BR
dc.subject Bibliometrics pt_BR
dc.subject Consumer behavior pt_BR
dc.subject Chatbot services pt_BR
dc.subject VOSviewer software pt_BR
dc.subject Web of Science - database pt_BR
dc.subject Database - Web of Science pt_BR
dc.subject Conceptual thematic map pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Diliane Salustiano de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Chabots in services from the perspective of consumers: a bibliometric analysis. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Diliane Salustiano de. Chabots em serviços na perspectiva dos consumidores: uma análise bibliométrica. 2022. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27480 pt_BR


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