dc.creator.ID |
SILVA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0879922178689066 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
POLICARPO, Manoela Costa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
POLICARPO, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MACHADO, Petruska de Araujo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MACHADO, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente artigo teve por objetivo analisar a satisfação dos franqueados da rede objeto de
estudo, em relação ao suporte contínuo e o processo de transferência de conhecimento da
franqueadora. A partir da literatura teórica sobre o franchising, e abordando os conceitos
referente à transferência de conhecimento e satisfação dos franqueados, foi realizado um
estudo quantitativo de caráter descritivo. Este estudo teve como base uma rede de franquias
que atua no segmento de presentes criativos, por questões éticas o nome da marca não foi
divulgado. Aplicou-se um questionário online com todos os 50 franqueados que fazem parte
da marca objeto de estudo. A análise envolveu estatísticas descritivas (medidas de tendência
central e variabilidade), inferenciais (correlação e regressão) e regressão linear. Os resultados
evidenciam que a capacidade da franqueadora em transferir conhecimento tem uma
associação positiva na satisfação dos franqueados. O trabalho contribui ao passo em que
evidencia o quão importante é a relação existente entre franqueadora e seus franqueados para
o bom desempenho e expansão da marca. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-24 |
|
dc.description.abstract |
This article aimed to analyze the satisfaction of franchisees of the network object of study, in
relation to the continuous support and the franchisor's knowledge transfer process. Based on
the theoretical literature on franchising, and addressing the concepts related to knowledge
transfer and franchisee satisfaction, a descriptive quantitative study was carried out. This
study was based on a franchise network that operates in the creative gifts segment, for ethical
reasons the brand name was not disclosed. An online questionnaire was applied to all 50
franchisees that are part of the brand object of study. The analysis involved descriptive
statistics (measures of central tendency and variability), inferential (correlation and
regression) and linear regression. The results show that the franchisor's ability to transfer
knowledge has a positive association with franchisee satisfaction. The work contributes to the
extent that it highlights how important the relationship between the franchisor and its
franchisees is for the good performance and expansion of the brand. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-28T17:44:22Z |
|
dc.date.available |
2022-09-28 |
|
dc.date.available |
2022-09-28T17:44:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Franquias |
pt_BR |
dc.subject |
Rede de franquias |
pt_BR |
dc.subject |
Presentes criativos - segmento |
pt_BR |
dc.subject |
Franchising |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação de franqueados |
pt_BR |
dc.subject |
Transferência de conhecimento - franquias |
pt_BR |
dc.subject |
Suporte contínuo - franquias |
pt_BR |
dc.subject |
Regressão linear |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística descritiva |
pt_BR |
dc.subject |
Franqueadora e franqueados - relação |
pt_BR |
dc.subject |
Deductibles |
pt_BR |
dc.subject |
Franchise network |
pt_BR |
dc.subject |
Creative gifts - segment |
pt_BR |
dc.subject |
Franchisee satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge transfer - franchising |
pt_BR |
dc.subject |
Ongoing support - franchises |
pt_BR |
dc.subject |
Linear regression |
pt_BR |
dc.subject |
Descriptive statistics |
pt_BR |
dc.subject |
Franchisor and franchisees - relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Laise Gomes de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge transfer in a franchise network and its relationship with franchisee satisfaction: a study in the gift segment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Laise Gomes de Souza. Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. 2022. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483 |
pt_BR |