DSpace/Manakin Repository

Adoção de marketing social media: percepções e atitudes de microempreendedores do agreste pernambucano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, M. W. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5541203636246263 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.referee1ID COSTA, L. M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CHAGAS, G. M. O. pt_BR
dc.description.resumo A adoção do marketing de mídia social como uma nova ferramenta de comunicação por organizações e PMEs é cada vez mais global e oferece oportunidades únicas para pequenas e médias empresas e pesquisadores de marketing realizarem pesquisas. No entanto apesar de apresentar benefícios em sua utilização, os PMEs ainda enfrentam dificuldades para adoção de marketing e mídias sociais. Este estudo tem como proposta investigar as percepções e atitudes de microempreendedores do Agreste Pernambucano na adoção do marketing de mídias sociais. O estudo adotou uma abordagem quantitativa por meio da aplicação de questionários. Os dados utilizados na análise foram coletados de 147 micro e pequenas empreendedores de um Polo Atacadista e varejista de Moda do Agreste Pernambucano, por meio de um questionários semiestruturado. Análise de confiabilidade das variáveis, regressão múltipla, e correlação, foram usados para a análise de dados. Os resultados mostram que a atitude e o conhecimento técnico tem influência direta na adoção de marketing de mídias sociais, enquanto a pressão dos clientes tem influência sobre a atitude dos empreendedores. O estudo oferece um meio útil para analisar o cenário organizacional relacionadas a utilização de mídias sociais, particularmente as pequenas empresas, que é relativamente mínima e de auxiliar os PMEs em estratégias de adoção de marketing de mídias sociais que os ajudem a tomar decisões seguras e informadas para se reposicionarem para vantagens competitivas. O estudo conclui com estas recomendações técnicas: que a gestão dos polos de moda da região, empresas operadoras de marketing e o Governo devem apoias o uso de marketing de mídia social por micro e pequenas empresas, fornecendo treinamento e workshops sobre marketing de mídia social para que os empreendedores adquiram conhecimento e habilidades para utilização da ferramenta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Adoção de marketing social media: percepções e atitudes de microempreendedores do agreste pernambucano. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract The adoption of social media marketing as a new communication tool by organizations and SMEs is increasingly global and offers unique opportunities for small and medium-sized businesses and marketing researchers to conduct research. However, despite presenting benefits in its use, SMEs still face difficulties in adopting marketing and social media. This study aims to investigate the perceptions and attitudes of microentrepreneurs from Agreste Pernambucano in the adoption of social media marketing. The study adopted a quantitative approach through the application of questionnaires. The data used in the analysis were collected from 147 micro and small entrepreneurs of a Wholesale and Retail Pole in Agreste Pernambucano, through a semi-structured questionnaire. Reliability analysis of variables, multiple regression, and correlation were used for data analysis. The results show that attitude and technical knowledge have a direct influence on the adoption of social media marketing, while pressure from customers has an influence on the attitude of entrepreneurs. The study offers a useful means to analyze the organizational landscape related to the use of social media, particularly by small businesses, which is relatively minimal and to assist SMEs in adopting social media marketing strategies that help them make safe and informed decisions. to reposition themselves for competitive advantages. The study concludes with these technical recommendations: that the management of the region's fashion hubs, marketing operating companies and the Government should support the use of social media marketing by micro and small businesses, providing training and workshops on social media marketing for that entrepreneurs acquire knowledge and skills to use the tool. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27487
dc.date.accessioned 2022-09-28T18:41:40Z
dc.date.available 2022-09-28
dc.date.available 2022-09-28T18:41:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing social media pt_BR
dc.subject Microempreendedores - Agreste de Pernambuco pt_BR
dc.subject Mídias sociais - marketing pt_BR
dc.subject Marketing digital pt_BR
dc.subject Modelo de aceitação de tecnologia pt_BR
dc.subject Pequenos e médios empreendedores - marketing digital pt_BR
dc.subject Polo atacadista e varejista da moda - Agreste de Pernambuco pt_BR
dc.subject Social media marketing pt_BR
dc.subject Microentrepreneurs - Agreste de Pernambuco pt_BR
dc.subject Social media - marketing pt_BR
dc.subject Digital marketing pt_BR
dc.subject Technology acceptance model pt_BR
dc.subject Small and medium entrepreneurs - digital marketing pt_BR
dc.subject Fashion wholesaler and retailer - Agreste de Pernambuco pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Mayk Wisley de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Adoption of social media marketing: perceptions and attitudes of micro-entrepreneurs from the Pernambuco countryside. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Mayk Wisley de Lima Leite. Adoção de marketing social media: percepções e atitudes de microempreendedores do agreste pernambucano. 2022. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27487 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta