DSpace/Manakin Repository

O uso das mídias sociais no processo de recrutamento e seleção: um estudo de caso em uma consultoria.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARRETO, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
dc.contributor.advisor1ID ABRANTES, L. A. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Laura Maria Aguiar.
dc.contributor.referee2 ALBUQUERQUE, Mariene Cavalcante Borba de.
dc.description.resumo A tecnologia possibilitou um novo direcionamento de práticas e estratégias organizacionais fortalecidas pelo uso intensificado da internet, ocasionando no desenvolvimento de novas ferramentas e meios de comunicação que resultaram na transformação da realidade gerencial. Assim, o estudo tem como objetivo analisar o uso das mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção de uma empresa de consultoria Paraibana. Para isso, realizou-se um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório. A aplicação do questionário, com 14 questões, envolveu 04 gestores responsáveis por processos seletivos na consultoria. Os resultados evidenciaram maior adoção das mídias sociais LinkedIn e Instagram, sendo a primeira percebida de menor interação do público, além da percepção de possibilitar facilidade de acesso e diminuição de custos, porém, a grande quantidade de candidaturas inadequadas ao perfil da vaga e melhor resposta a determinados cargos de níveis organizacionais, também foram evidenciados. Diante dos resultados, propõe-se uma análise direcionada acerca da utilização do LinkedIn como principal ferramenta e de técnicas adequadas aos cargos não alcançados através das mídias sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title O uso das mídias sociais no processo de recrutamento e seleção: um estudo de caso em uma consultoria. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract Technology enabled a new direction of organizational practices and strategies strengthened by the intensified use of the internet, leading to the development of new tools and means of communication that resulted in the transformation of managerial reality. Thus, the study aims to analyze the use of social media in the recruitment and selection processes of a consulting company in Paraiba. For this, a case study was carried out, with a qualitative-quantitative approach, with a descriptive and exploratory character. The application of the questionnaire, with 14 questions, involved 04 managers responsible for selection processes in the consultancy. The results showed greater adoption of social media LinkedIn and Instagram, the first being perceived as less interaction by the public, in addition to the perception of enabling ease of access and cost reduction, however, the large number of inappropriate applications for the vacancy profile and better response to certain positions at organizational levels, were also evidenced. In view of the results, a targeted analysis is proposed about the use of LinkedIn as the main tool and techniques suitable for positions not reached through social media. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27488
dc.date.accessioned 2022-09-28T18:45:25Z
dc.date.available 2022-09-28
dc.date.available 2022-09-28T18:45:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Redes sociais e recursos humanos pt_BR
dc.subject Recrutamento - recursos humanos pt_BR
dc.subject Seleção de recursos humanos pt_BR
dc.subject Mídias sociais pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Recrutamento online pt_BR
dc.subject Empresa de consultoria - seleção online pt_BR
dc.subject Social networks and human resources pt_BR
dc.subject Recruitment - human resources pt_BR
dc.subject Selection of human resources pt_BR
dc.subject Social media pt_BR
dc.subject People management pt_BR
dc.subject Online recruitment pt_BR
dc.subject Consulting company - online selection pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARRETO, Larissa Serafim.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of social media in the recruitment and selection process: a case study in a consultancy. pt_BR
dc.identifier.citation BARRETO, Larissa Serafim. O uso das mídias sociais no processo de recrutamento e seleção: um estudo de caso em uma consultoria. 2022. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27488 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta