DSpace/Manakin Repository

Repercussões do corona vírus no empreendedorismo: impactos e ações estratégicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3272306653706389 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor1ID MIKI, A. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.
dc.contributor.referee1ID MARACAJÁ, K. F. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
dc.contributor.referee2ID ABRANTES, L. A. F. pt_BR
dc.description.resumo O surgimento e a propagação do COVID-19 ocasionou a morte de centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, e gerado sobrecarga na operação dos sistemas de saúde e na economia global, levando muitos governos a tomarem medidas como a adoção do isolamento social e a restrição das atividades econômicas, desencadeando uma série de mudanças e adaptabilidade dos empreendedores. Nesta perspectiva, a criação de novas estratégias foi fundamental para sobrevivência de muitas organizações. Deste modo, este artigo objetiva identificar os impactos e as ações estratégicas adotadas pelos empreendedores para lidar com as incertezas ocasionadas pela pandemia de COVID-19. Para apoiar as análises, foi feita uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, comportando quinze empreendedores de diversos segmentos, as quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, aplicouse à técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, enquanto alguns ramos retrataram problemas financeiros, em sua maioria, outros enxergaram grandes oportunidades e foram beneficiados pela demanda que foi gerada. Outrossim, verificou-se que algumas estratégias foram definidas para superar a crise predominando o investimento em divulgação e aperfeiçoamento das suas mídias sociais. Mas, também surgem estratégias diferenciadas, como o shopstreaming e as ações de giffiting. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Repercussões do corona vírus no empreendedorismo: impactos e ações estratégicas. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract The emergence and spread of COVID-19 caused the death of hundreds of thousands of people around the world, and generated an overload in the operation of health systems and the global economy, leading many governments to take measures such as the adoption of social isolation and the restriction of economic activities, triggering a series of changes and adaptability of entrepreneurs. In this perspective, the creation of new strategies was fundamental for the survival of many organizations. Thus, this article aims to identify the impacts and strategic actions adopted by entrepreneurs to deal with the uncertainties caused by the COVID-19 pandemic. To support the analyses, a descriptive qualitative research was carried out, comprising fifteen entrepreneurs from different segments, which were carried out semistructured interviews and, later, the content analysis technique was applied. The results showed that, while some branches portrayed financial problems, for the most part, others saw great opportunities and benefited from the demand that was generated. Furthermore, it was found that some strategies were defined to overcome the crisis, with the predominance of investment in dissemination and improvement of their social media. But different strategies also emerge, such as shopstreaming and gifting actions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27490
dc.date.accessioned 2022-09-28T19:16:18Z
dc.date.available 2022-09-28
dc.date.available 2022-09-28T19:16:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Coronavírus e empreendedorismo pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Ações estratégicas - empreendedorismo pt_BR
dc.subject Análise de conteúdo pt_BR
dc.subject COVID-19 e empreendedorismo - impactos pt_BR
dc.subject Coronavirus and entrepreneurship pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.subject Strategic actions - entrepreneurship pt_BR
dc.subject Content analysis pt_BR
dc.subject COVID-19 and entrepreneurship - impacts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Thiago Vinícius de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Repercussions of the corona virus on entrepreneurship: impacts and strategic actions. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Thiago Vinícius de Oliveira. Repercussões do corona vírus no empreendedorismo: impactos e ações estratégicas. 2022. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27490 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta