dc.creator.ID |
ARAÚJO, J. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2901635096976386 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NEGREIROS, Mônica Martins. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NEGREIROS, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2383235196053330 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALENCAR, A. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.araujo |
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dc.description.resumo |
Este texto é resultado da pesquisa realizada para construção do Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade
Federal de Campina Grande. O objetivo da referida pesquisa foi analisar as contribuições que
a ação extensionista Pré-vestibular Solidário (PVS) do Centro de Desenvolvimento
Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) traz para a formação docente inicial e profissional
de estudantes egressos da Licenciatura em Educação do Campo. Os objetivos específicos
foram os seguintes: a) Mapear o perfil dos estudantes egressos da Educação do Campo que
participaram do PVS e coordenadores da ação extensionista; b) Registrar a partir de
documentos do PVS indicativos do trato à formação docente e prática educativa dos
estudantes que ministraram aulas no PVS; c) Compreender, a partir das falas dos sujeitos da
pesquisa, quais as contribuições do PVS para a formação docente. O desenvolvimento do
processo investigativo pautou-se na pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, sendo
também de natureza básica, a qual visa à elaboração de novos conhecimentos, podendo ser
úteis para pesquisas posteriores. Quanto aos procedimentos de coleta, utilizamos como
instrumentos o questionário (aplicado com 06 egressos do curso) e a entrevista
semiestruturada, realizada com um dos idealizadores da ação extensionista. Cabe salientar que
as questões e debates relacionados à ação extensionista não se esgotam, na medida em que,
articulada ao ensino e a pesquisa, e a partir das experiências vivenciadas, é parte constituinte
da identidade profissional dos futuros docentes. Destacamos entre os resultados da pesquisa
que o PVS tem uma grande implicância na vida dos sujeitos que participaram de suas
atividades, de forma que eles veem na ação extensionista uma oportunidade de crescimento
em sua formação pessoal, acadêmica e profissional, aprimorando aquilo que já sabem, e
desenvolvendo novos saberes essenciais à sua prática educativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da ação extensionista pré-vestibular solidário (PVS)na formação acadêmica inicial e profissional de estudantes egressos da Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-01 |
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dc.description.abstract |
This text is the result of the research carried out for the construction of the Course Completion
Work (TCC) of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Federal University of
Campina Grande. The objective of this research was to analyze the contributions that the
Solidarity Pre-university Entrance Examination (PVS) action of the Center for Sustainable
Development of the Semiarid (CDSA/UFCG) brings to the initial and professional teacher
training of students graduating from the Degree in Rural Education. The specific objectives
were the following: a) To map the profile of students graduating from Rural Education who
participated in the PVS and coordinators of the extension action; b) Record from PVS
documents indicative of the treatment of teacher training and educational practice of students
who taught classes at PVS; c) Understand, from the speeches of the research subjects, the
contributions of the PVS to teacher education. The development of the investigative process
was based on qualitative, exploratory and field research, being also of a basic nature, which
aims to develop new knowledge, which may be useful for further research. As for the
collection procedures, we used as instruments the questionnaire (applied to 06 graduates of
the course) and the semi-structured interview, carried out with one of the creators of the
extensionist action It should be noted that the issues and debates related to extension action
are not exhausted, insofar as, articulated with teaching and research, and based on lived
experiences, it is a constituent part of the professional identity of future teachers. Among the
research results, we highlight that the PVS has a great impact on the lives of the subjects who
participated in its activities, so that they see in the extension action an opportunity for growth
in their personal, academic and professional training, improving what they already know, and
developing new knowledge essential to their educational practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27491 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-28T20:20:15Z |
|
dc.date.available |
2022-09-28 |
|
dc.date.available |
2022-09-28T20:20:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ação extensionista |
pt_BR |
dc.subject |
Extension action |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Initial teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos da Licenciatura em Educação do Campo – CDSA |
pt_BR |
dc.subject |
Graduates of the Degree in Rural Education - CDSA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Juliana do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of the solidarity pre-university university (PVS) extension action in the initial and professional academic training of students graduating from Rural Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Juliana do Nascimento. Contribuições da ação extensionista pré-vestibular solidário (PVS)na formação acadêmica inicial e profissional de estudantes egressos da
Educação do Campo. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de
Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido,
Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27491 |
pt_BR |