DSpace/Manakin Repository

As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 Di Lorenzo, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a construção e utilização do jogo Explorando o Relevo, mostrando o leque de contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo traz em sua proposta a abordagem da temática relacionada às principais características do Relevo Terrestre. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa são os alunos da turma do 6º Ano A, juntamente com a professora de Geografia da E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, localizada no município de Cajazeiras, Paraíba. O estudo foi embasado a partir de pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em duas etapas: primeiramente, problematizamos uma aula expositiva e dialogada referente ao conteúdo Relevo Terrestre, apresentando suas principais características geográficas. A segunda e última etapa da oficina foi composta pela apresentação e aplicação do jogo Explorando o Relevo. Os resultados almejados com todas as etapas da pesquisa foram apresentados de forma significativa, possibilitando, assim, através da ludicidade, desenvolver ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, atrativos e interativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-26
dc.description.abstract This monographic work aimed to analyze the construction and use of the game Exploring the Relief, showing the range of contributions to the teaching process and learning in Geography. The game brings in its proposal the approach of the theme related to the main characteristics of the Land Relief. The subjects involved in this research are the students of the 6th Year A class, together with the Geography teacher at E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, located in the municipality of Cajazeiras, Paraíba. The study was based on bibliographic research that structured a workshop given in two stages: first, we problematized an expository and dialogic class regarding the Terrestrial Relief content, presenting its main geographical characteristics. The second and last stage of the workshop consisted of the presentation and application of the game Explorando o Relevo. The desired results with all stages of the research were presented in a significant way, thus enabling, through playfulness, to develop environments of more dynamic, attractive and interactive learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27514
dc.date.accessioned 2022-10-04T12:11:08Z
dc.date.available 2022-10-03
dc.date.available 2022-10-04T12:11:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Relevo terrestre pt_BR
dc.subject Jogos lúdicos pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Explorando o relevo - jogo pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Land relief pt_BR
dc.subject playful games pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Exploring the relief - game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of the game Exploring the Relief in the process of teaching and learning of geographic content. pt_BR
dc.identifier.citation CUSTODIA, Marcilandia dos Santos. As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. 2022. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta