dc.creator.ID |
ALVES, J. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5532538796225431 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES , Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Abraão Vituriano de. |
|
dc.description.resumo |
A educação deve acompanhar as mudanças que ocorrem no contexto sociais e tecnológicos, de modo que consiga suprir as necessidades e os anseios da sociedade. Dessa forma, a formação do professor deve ser pensada considerando as diferentes tendências educacionais. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar comparativamente as propostas curriculares dos cursos de Química - Licenciatura ofertados em Cajazeiras-PB. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo com uma abordagem bibliográfica e documental, onde se analisou os PPCs das instituições que ofertam o curso de licenciatura em química na referida cidade. Os dados obtidos na análise foram separados em 4 eixos: formação em química pura, formação em educação química, formação geral pedagógica e formação multidisciplinar. Os resultados apontaram que os cursos ofertam disciplinas de diversos saberes no que compete a formação de conhecimentos em química pura, em conhecimentos pedagógicos (geral ou específico em química) e conhecimento multidisciplinares, denotando a influência dessas áreas de conhecimento na formação do professor. Logo, percebe-se que a forma como o currículo é elaborado influencia diretamente no profissional que a instituição de ensino deseja formar. Observouou-se algumas disparidades nos currículos das instituições. Por exemplo, algumas instituições tem um maior foco nas disciplinas de conhecimento específico em química pura. Outras já preconizam as disciplinas relacionadas a conhecimentos pedagógicos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores de química em Cajazeiras-PB: uma análise dos currículos apresentados nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-25 |
|
dc.description.abstract |
Education must accompany the changes that occur in the social and technological context, so that it can meet the needs and desires of society. In this way, teacher training must be designed taking into account the different educational trends. In this sense, the present study aimed to comparatively analyze the curricular proposals of the degree courses in Chemistry offered in Cajazeiras-PB. For this, a qualitative research was developed with a bibliographic and documentary approach, where the PPCs of the institutions that offer the degree in chemistry in that city were analyzed. The data obtained in the analysis were separated into 4 axes: training in pure chemistry, training in chemical education, general pedagogical training and multidisciplinary training. The results showed that the courses offer disciplines of different knowledge in what concerns the formation of knowledge in pure chemistry, in pedagogical knowledge (general or specific in chemistry) and multidisciplinary knowledge, denoting the influence of these areas of knowledge in the formation of the teacher. Therefore, it is clear that the way the curriculum is designed directly influences the professional that the educational institution wants to train. Some disparities were noted in the curricula of the institutions. For example, some institutions have a greater focus on specific knowledge
disciplines in pure chemistry. Others already advocate subjects related to pedagogical knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27516 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-04T13:15:24Z |
|
dc.date.available |
2022-10-04 |
|
dc.date.available |
2022-10-04T13:15:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplinas |
pt_BR |
dc.subject |
Química |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos Pedagógicos de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Resume |
pt_BR |
dc.subject |
Subjects |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Course Pedagogical Projects |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Júnior Evangelista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The formation of chemistry teachers in Cajazeiras-PB: an analysis of the curricula presented in the Pedagogical Course Projects (PPC). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Júnior Evangelista. A formação de professores de química em Cajazeiras-PB: uma análise dos currículos apresentados nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |