dc.creator.ID |
RODRIGUES, J. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2034245054494004 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Valter Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7804933907112231 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CARVALHO, Flávio José de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
CARVALHO, F. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1219291457473728 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Luciano da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ZUBEN, Marcos de Camargo von. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ZUBEN, M. C. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9975045440893643 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação constitui Uma proposta de Ensino de Filosofia à Luz do Cuidado de Si em
Foucault, ou seja, tem o objetivo de ser uma proposta de ensino aplicável a estudantes de
Filosofia do Ensino Médio, de modo que, com base nela, eles possam sair do conhecimento de
si para mergulhar na descoberta da importância de zelar por si mesmos, isto é, para o cuidado
de si. Por isso, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, aproximamo-nos, sobretudo,
da categoria foucaultiana do Cuidado de Si (epimeléia heautoû), a qual é mais do que uma
proposta pedagógica a ser trabalhada nas nossas salas de aula, mais do que uma teoria a ser
aplicada com os nossos alunos, haja vista que se trata de um modo de viver, de uma conduta de
vida, de um assumir verdadeiramente a si mesmo como sujeito, conhecendo-se e cuidando-se.
Trata-se, portanto, de trilhar um caminho psicopedagógico, a partir de práticas críticas de si que
possam permitir ao próprio sujeito no caso, os estudantes essa consciência do fazer-se, do
cuidar-se, entendendo que ela é um caminho fundamental para que o indivíduo possa se tornar
sujeito autêntico de si mesmo. A partir do pensamento de Foucault, apontamos, também,
algumas aproximações com a Educação e suas implicações nela, destacando que a Educação
deve ser caminho de verdadeira libertação para o sujeito, durante a formação da sua
subjetividade, mediante práticas críticas de si mesmo. Sugerimos que, na Escola, a Educação
deve ser um lugar privilegiado para a resistência do sujeito, a partir do Cuidado de si. Por fim,
como caminho prático para a viabilização do que propomos, apresentamos o projeto de
contexto pós - pandêmico, uma vez que estamos impossibilitados de realizá-lo nos dias atuais.
Mas, deixamos explicitados todos os passos do referido projeto a serem seguidos. Desse modo,
poderemos alcançar os resultados desejados, no momento da sua aplicação. Adotamos, também,
a escrita foucaultiana de si, a fim de possibilitar ao estudante esse caminho de encontro e de
cuidado consigo mesmo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta do ensino de filosofia à luz do cuidado de si, em Foucault. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-30 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation constitutes a proposal for Teaching Philosophy in the Light of Care for the
Self in Foucault, that is, it aims to be a teaching proposal applicable to high school Philosophy
students, based on which they can leave self-knowledge to immerse yourself in the discovery
of taking care of yourself, that is, taking care of yourself. Therefore, from the thinking of
philosopher Michel Foucault, approaching us, above all, to the Foucaultian category of Self
Care (epimeleia heautoû), which is more than a pedagogical proposal to be worked on in our
classrooms, more than that a theory to be applied with our students, given that it is a way of
living, of a conduct of life, of truly assuming oneself as a subject, knowing oneself and taking
care of oneself. It is about following a psychogogical path, from self-critical practices that can
allow the subject - in this case, the students - this awareness of doing oneself, of taking care of
oneself, understanding that it is a fundamental path for the individual can become an authentic
subject of himself. Based on Foucault's thought, we also point out some approaches to
Education and its implications in it, highlighting that Education must be a path of true liberation
for the subject, during the formation of his subjectivity, through practices that are critical of
himself. We suggest that Education, through the School's space, should be a privileged place
for the subject's resistance, based on self-care. Finally, as a practical way to make what we
propose possible, we present the intervention project, which we call "Fifth Philosophy", in order
to be applied in the post-pandemic context, since we are unable to carry it out nowadays. But,
we make explicit all the steps of the referred project to be followed. In this way, we will be
able to achieve the desired results at the time of application. We also adopted the Foucaultian
writing of the self, in order to allow the student this path of encounter and self-care. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27517 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-04T14:09:37Z |
|
dc.date.available |
2022-10-04 |
|
dc.date.available |
2022-10-04T14:09:37Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Subjetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de si |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado de si |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
Self practices |
pt_BR |
dc.subject |
Subjectivity |
pt_BR |
dc.subject |
Take care of yourself |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, José Jorge Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A proposal for teaching philosophy in the light of self-care, in Foucault. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, José Jorge Santos. Uma proposta do ensino de filosofia à luz do cuidado de si, em
Foucault. 2021. 144 fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia), Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |