dc.creator.ID |
SILVA, L. C. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5261382054454607 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, Matheus Figueiredo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NOGUEIRA, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2379371079660244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
REICHERT, Altamira Pereira da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
REICHERT, A. P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2122053551439541 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta de caráter
intersetorial, para promoção de um desenvolvimento adequado, integral e de qualidade, a
partir de visitas domiciliares realizadas por visitadores. Por isso, objetivou-se, apreender
as repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos
visitadores do PCF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória - descritiva,
ancorada na Teoria Biotecnológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner.
Participaram do estudo oito visitadoras do programa criança feliz, de uma cidade do
curimataú paraibano. A coleta de dados foi realizada de janeiro a junho de 2021, a partir
de um roteiro de entrevista, as quais foram gravadas. Para processamento dos dados foi
utilizado o software Interface de R pour les Analy ses Multidimensional de Testes et
de Questionários, versão 0.7 alpha 2, e a análise textual ocorreu por meio da
Classificação Hierárquica Descendente proposta pelo método de Reinert. Os resultados
foram expressos em duas categorias: 1. Atuação das visitadoras do Programa Criança
Feliz para a promoção do desenvolvimento infantil; 2. Dificuldades enfrentadas para a
realização de ações de promoção do desenvolvimento infantil durante a pandemia da
COVID-19. O estudo possibilitou compreender as repercussões da pandemia, como os
sentimentos negativos, apego da criança às telas, como também, a quebra do vínculo com
o profissional. Portanto, faz-se necessário a criação de estratégias que tornem o ambiente
virtual efetivo, promover o protagonismo dos pais/cuidadores no desenvolvimento
infantil, e assim possam vencer barreiras identificadas, bem como o desenvolvimento de
um programa de educação continuada/permanente para esse público. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem de Saúde Pública |
pt_BR |
dc.title |
Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-21 |
|
dc.description.abstract |
The Happy Child Program emerged as an important tool of an intersectoral nature, to
promote adequate, integral and quality development, based on home visits carried out by
visitors. Therefore, the objective was to apprehend the repercussions of the Covid-19
pandemic on child development and on the actions of PCF visitors. This is a qualitative,
exploratory-descriptive research, anchored in Bronfenbrenner's Bioecological Theory of
Human Development. Eight visitors from the Happy Child Program participated in the
study, from a city in Curimataú, Paraíba. Data collection was carried out from January to
June 2021, based on an interview script, which were recorded. For data processing, the
software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de
Questionnaires, version 0.7 alpha 2, was used, and the textual analysis was performed
using the Descending Hierarchical Classification proposed by Reinert's method. The
results were expressed in two categories: 1. Performance of the visitors of the Criança
Feliz Program to promote child development; 2. Difficulties faced in carrying out actions
to promote child development during the COVID-19 pandemic. The study made it
possible to understand the repercussions of the pandemic, such as negative feelings, the
child's attachment to screens, as well as the breaking of the bond with the professional.
Therefore, it is necessary to create strategies that make the virtual environment effective,
promote the role of parents/caregivers in child development, and thus can overcome the
identified barriers, as well as the development of a continuous/permanent study program
to this audience. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-05T13:45:45Z |
|
dc.date.available |
2022-10-05 |
|
dc.date.available |
2022-10-05T13:45:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Programa criança feliz |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria bioecológica - bronfenbrenner |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil - Covid- 19 |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil - qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Child |
pt_BR |
dc.subject |
Happy child program |
pt_BR |
dc.subject |
Child development - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Child development - quality |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
pt_BR |
dc.subject |
Bioecological theory - bronfenbrenner |
pt_BR |
dc.subject |
Child development - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Niño |
pt_BR |
dc.subject |
Programa niño feliz |
pt_BR |
dc.subject |
Desarrollo infantil - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Desarrollo infantil - calidad |
pt_BR |
dc.subject |
Desarrollo infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Teoría bioecológica - bronfenbrenner |
pt_BR |
dc.subject |
Desarrollo infantil - pandemia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Layla Caroline Lino da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and actions of visitors to the Happy Child Program. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y acciones de los visitantes del Programa Niño Feliz. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Layla Caroline Lino da. Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas
ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. 2022. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El Programa Niño Feliz surgió como una importante herramienta de carácter
intersectorial, para la promoción de un desarrollo adecuado, integral y de calidad, la
de las visitas domiciliarias realizadas por los visitantes. Por lo tanto, el objetivo era aprender
las repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y en las acciones de
Visitantes de PCF. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva,
anclado en la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano de Bronfenbrenner.
Participaron del estudio ocho visitantes del Programa Niño Feliz, de una ciudad de
curimataú de Paraíba. La recolección de datos se realizó de enero a junio de 2021, de
de un guión de entrevista, las cuales fueron grabadas. Para el procesamiento de datos,
utilizando el software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et
de Cuestionarios, versión 0.7 alpha 2, y el análisis textual se realizó a través del
Clasificación Jerárquica Descendente propuesta por el método de Reinert. Los resultados
se expresaron en dos categorías: 1. Desempeño de los visitantes del Programa Niño
Feliz por la promoción del desarrollo infantil; 2. Dificultades enfrentadas por el
realizando acciones para promover el desarrollo infantil durante la pandemia de
COVID-19. El estudio permitió comprender las repercusiones de la pandemia, como la
sentimientos negativos, el apego del niño a las pantallas, así como la ruptura del vínculo con
el profesional. Por lo tanto, es necesario crear estrategias que hagan que el entorno
entorno virtual eficaz, promover el papel de los padres/cuidadores en el desarrollo
niños, y así poder superar las barreras identificadas, así como el desarrollo de
un programa de educación continua/permanente para esta audiencia. |
pt_BR |