DSpace/Manakin Repository

Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5261382054454607 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.
dc.contributor.referee1ID NOGUEIRA, M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2379371079660244 pt_BR
dc.contributor.referee2 REICHERT, Altamira Pereira da Silva.
dc.contributor.referee2ID REICHERT, A. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2122053551439541 pt_BR
dc.description.resumo O Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta de caráter intersetorial, para promoção de um desenvolvimento adequado, integral e de qualidade, a partir de visitas domiciliares realizadas por visitadores. Por isso, objetivou-se, apreender as repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do PCF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória - descritiva, ancorada na Teoria Biotecnológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. Participaram do estudo oito visitadoras do programa criança feliz, de uma cidade do curimataú paraibano. A coleta de dados foi realizada de janeiro a junho de 2021, a partir de um roteiro de entrevista, as quais foram gravadas. Para processamento dos dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analy ses Multidimensional de Testes et de Questionários, versão 0.7 alpha 2, e a análise textual ocorreu por meio da Classificação Hierárquica Descendente proposta pelo método de Reinert. Os resultados foram expressos em duas categorias: 1. Atuação das visitadoras do Programa Criança Feliz para a promoção do desenvolvimento infantil; 2. Dificuldades enfrentadas para a realização de ações de promoção do desenvolvimento infantil durante a pandemia da COVID-19. O estudo possibilitou compreender as repercussões da pandemia, como os sentimentos negativos, apego da criança às telas, como também, a quebra do vínculo com o profissional. Portanto, faz-se necessário a criação de estratégias que tornem o ambiente virtual efetivo, promover o protagonismo dos pais/cuidadores no desenvolvimento infantil, e assim possam vencer barreiras identificadas, bem como o desenvolvimento de um programa de educação continuada/permanente para esse público. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem de Saúde Pública pt_BR
dc.title Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-21
dc.description.abstract The Happy Child Program emerged as an important tool of an intersectoral nature, to promote adequate, integral and quality development, based on home visits carried out by visitors. Therefore, the objective was to apprehend the repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and on the actions of PCF visitors. This is a qualitative, exploratory-descriptive research, anchored in Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development. Eight visitors from the Happy Child Program participated in the study, from a city in Curimataú, Paraíba. Data collection was carried out from January to June 2021, based on an interview script, which were recorded. For data processing, the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, version 0.7 alpha 2, was used, and the textual analysis was performed using the Descending Hierarchical Classification proposed by Reinert's method. The results were expressed in two categories: 1. Performance of the visitors of the Criança Feliz Program to promote child development; 2. Difficulties faced in carrying out actions to promote child development during the COVID-19 pandemic. The study made it possible to understand the repercussions of the pandemic, such as negative feelings, the child's attachment to screens, as well as the breaking of the bond with the professional. Therefore, it is necessary to create strategies that make the virtual environment effective, promote the role of parents/caregivers in child development, and thus can overcome the identified barriers, as well as the development of a continuous/permanent study program to this audience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529
dc.date.accessioned 2022-10-05T13:45:45Z
dc.date.available 2022-10-05
dc.date.available 2022-10-05T13:45:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Programa criança feliz pt_BR
dc.subject Teoria bioecológica - bronfenbrenner pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil - Covid- 19 pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil - pandemia pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil - qualidade pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Happy child program pt_BR
dc.subject Child development - Covid-19 pt_BR
dc.subject Child development - quality pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.subject Bioecological theory - bronfenbrenner pt_BR
dc.subject Child development - pandemic pt_BR
dc.subject Niño pt_BR
dc.subject Programa niño feliz pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil - Covid-19 pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil - calidad pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil pt_BR
dc.subject Teoría bioecológica - bronfenbrenner pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil - pandemia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Layla Caroline Lino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Repercussions of the Covid-19 pandemic on child development and actions of visitors to the Happy Child Program. pt_BR
dc.title.alternative Repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y acciones de los visitantes del Programa Niño Feliz. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Layla Caroline Lino da. Repercussões da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. 2022. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27529 pt_BR
dc.description.resumen El Programa Niño Feliz surgió como una importante herramienta de carácter intersectorial, para la promoción de un desarrollo adecuado, integral y de calidad, la de las visitas domiciliarias realizadas por los visitantes. Por lo tanto, el objetivo era aprender las repercusiones de la pandemia de Covid-19 en el desarrollo infantil y en las acciones de Visitantes de PCF. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria-descriptiva, anclado en la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano de Bronfenbrenner. Participaron del estudio ocho visitantes del Programa Niño Feliz, de una ciudad de curimataú de Paraíba. La recolección de datos se realizó de enero a junio de 2021, de de un guión de entrevista, las cuales fueron grabadas. Para el procesamiento de datos, utilizando el software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Cuestionarios, versión 0.7 alpha 2, y el análisis textual se realizó a través del Clasificación Jerárquica Descendente propuesta por el método de Reinert. Los resultados se expresaron en dos categorías: 1. Desempeño de los visitantes del Programa Niño Feliz por la promoción del desarrollo infantil; 2. Dificultades enfrentadas por el realizando acciones para promover el desarrollo infantil durante la pandemia de COVID-19. El estudio permitió comprender las repercusiones de la pandemia, como la sentimientos negativos, el apego del niño a las pantallas, así como la ruptura del vínculo con el profesional. Por lo tanto, es necesario crear estrategias que hagan que el entorno entorno virtual eficaz, promover el papel de los padres/cuidadores en el desarrollo niños, y así poder superar las barreras identificadas, así como el desarrollo de un programa de educación continua/permanente para esta audiencia. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta