dc.creator.ID |
CARDOSO, M. L. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1137678009714572 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J.C.O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VELARDEZ, Gustavo Fabian. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VELARDEZ, G. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Velardez, G. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Velardez, Gustavo. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2438743198538735 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A formação inicial docente tem sido pauta nos debates acadêmicos com necessidade de uma
interlocução voltada para a formação de professores. Dessa forma no ano de 2018, na busca
pela efetivação de uma práxis pedagógica para consolidar o processo formativo docente, o
Governo Federal lança o Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de aperfeiçoar a
formação inicial de professores das universidades públicas do Brasil e fortalecer o vínculo
entre as Instituições de Ensino Superior e a educação básica. Desta forma, o Curso de
Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité – PB
foi contemplado com o edital. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos discentes do
curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cuité – PB, sobre a contribuição para a
formação docente do Programa Residência Pedagógica, por meio de uma pesquisa quanti-
qualitativa avaliando a fala dos entrevistados a cerca de suas vivências. A coleta de dados
ocorreu por meio de um questionário disponibilizado pelo formulário Google Docs online aos
residentes. Após triagem das falas dos residentes, foram comparados os argumentos dos
contextos da Análise de Conteúdo. Em seguida, foi realizada a etapa de contextualização e
discussão sobre as respostas presentes nos questionários recorrendo à literatura pertinente para
embasar toda a discussão dos resultados. Em suas falas os alunos relataram a grande
importância do programa para o amadurecimento profissional, pois apenas o estágio
supervisionado não é suficiente para o aluno adquirir experiência em sala de aula, sendo
também um dos melhores aspectos do programa, tendo em vista que o programa atende a seu
principal objetivo que é aproximar a realidade da escola a Instituição de Ensino Superior. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Residência pedagógica: vivências e perspectivas de estudantes de Licenciatura em Química. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-18 |
|
dc.description.abstract |
Initial teacher education has been the agenda in academic debates, with the need for dialogue
focused on teacher education. Thus, in 2018, in the search for the implementation of a
pedagogical praxis to consolidate the teaching training process, the Federal Government
launches the Pedagogical Residency Program, with the objective of improving the initial
training of teachers at public universities in Brazil and strengthening the bond between Higher
Education Institutions and basic education. In this way, the Degree in Chemistry at the
Federal University of Campina Grande Campus Cuité - PB was awarded the public notice.
This study aimed to analyze the perception of students of the Degree in Chemistry at UFCG,
campus Cuité - PB, about the contribution to teacher training of the Pedagogical Residency
Program, through a quantitative-qualitative research evaluating the speech of respondents
about their experiences. Data collection took place through a questionnaire made available
through the online Google Docs form to residents. After screening the residents' statements,
the arguments of the Content Analysis contexts were compared. Then, the contextualization
and discussion step was carried out on the answers present in the questionnaires, using the
relevant literature to support the entire discussion of the results. In their speeches, students
reported the great importance of the program for professional maturation, as only the
supervised internship is not enough for the student to acquire classroom experience, being
also one of the best aspects of the program, given that the program meets to its main
objective, which is to bring the reality of the school closer to the Higher Education Institution. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27530 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-05T17:31:55Z |
|
dc.date.available |
2022-10-05 |
|
dc.date.available |
2022-10-05T17:31:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Programa residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - química |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes - Química - UFCG/CES |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency program |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Students - Chemistry - UFCG/CES |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARDOSO, Mikaella Lohanna de Medeiros Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical residency: experiences and perspectives of students from Chemistry graduation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Mikaella Lohanna de Medeiros. Residência pedagógica: vivências e perpectivas de estudantes de Licenciatura em Química. 2022. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |