dc.creator.ID |
COSTA, M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8960306748729432 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORREIA NETO, Lino Dias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORREIA NETO, L. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0671079079902869 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Carmem Verônica de Almeida Ribeiro. |
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dc.contributor.referee2ID |
NÓBREGA, C. V. A. R. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Além de facilitar o processo de construção de sentidos, as estratégias de leitura (EL) fornecem ao leitor autonomia e criticidade para aprender a partir dos textos que lê, à medida que este passa a supervisionar e avaliar a própria compreensão (SOLÉ, 1998). Assim, tendo em vista o papel central da leitura no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, essas estratégias constituem ferramentas essenciais na aquisição do Francês Língua Estrangeira (FLE). Diante disso, esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como uma coleção de livros didáticos de FLE aborda EL em suas atividades de compreensão escrita (CE). Nossa base teórica ancora-se na concepção que define a leitura enquanto um ato no interior do qual o leitor interage com o texto na medida em que lança mão de diversas estratégias para a construção de sentidos (PIETRARÓIA, 2001). Do mesmo modo, apoiamo-nos nas definições das EL que emergiram dos dados e que são discutidas por diversos autores (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo foco analítico incidiu sobre os enunciados das questões das atividades de leitura propostas pelos livros didáticos da coleção analisada. Os resultados nos permitiram descrever e analisar como a coleção investe em uma abordagem sistemática e progressiva em torno de quatro EL, recorrentemente, mobilizadas nas atividades, a saber: 1- mobilização do conhecimento prévio, 2- levantamento de hipóteses, 3- scanning (balayage) e 4- leitura detalhada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Abordagem das estratégias de leitura nas atividades de compreensão escrita propostas pela coleção de livros didáticos de FLE Défi. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27544 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-06T13:35:53Z |
|
dc.date.available |
2022-10-06 |
|
dc.date.available |
2022-10-06T13:35:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua francesa - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de francês - Défi |
pt_BR |
dc.subject |
Francês como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Défi |
pt_BR |
dc.subject |
Coleção de livros didáticos de francês - Défi |
pt_BR |
dc.subject |
French language - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reading strategies |
pt_BR |
dc.subject |
French textbook - Défi |
pt_BR |
dc.subject |
French as a foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Deficit |
pt_BR |
dc.subject |
French textbook collection - Défi |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Marilene Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Approach to reading strategies in writing comprehension activities proposed by the FLE Défi textbook collection. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Approche des stratégies de lecture dans les activités de compréhension écrite proposées par la collection de manuels FLE Défi. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Marilene Alves da. Abordagem das estratégias de leitura nas atividades de compreensão escrita propostas pela coleção de livros didáticos de FLE Défi. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27544 |
pt_BR |
dc.description.resume |
En plus de faciliter le processus de construction de sens, les stratégies de lecture (SL) apportent au lecteur de l’autonomie et de la criticité pour apprendre à partir des textes qu’il lit, au fur et à mesure que celui-ci contrôle et évalue sa propre compréhension (SOLÉ, 1998). Ainsi, étant donné le rôle central de la lecture dans l’enseignement-apprentissage d’une langue étrangère, ces stratégies constituent des outils essentiels dans l’acquisition du Français Langue Étrangère (FLE). Compte tenu de cela, ce mémoire de recherche présente les résultats d’une étude dont le but principal a été d’analyser comment une collection de manuels de FLE aborde des SL dans ses activités de compréhension écrite (CE). Notre cadre théorique est ancré dans la conception qui définit la lecture comme un acte à l’intérieur duquel le lecteur interagit avec le texte dans la mesure où il met en oeuvre plusieurs stratégies pour la construction des sens (PIETRARÓIA, 2001). De même, nous nous appuyons sur les définitions des SL qui ont émergées des données et qui sont discutées par plusieurs auteurs (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). En ce qui concerne l’approche méthodologique, il s’agit d’une recherche qualitative à caractère exploratoire, dont l’objectif analytique s’est penché sur les consignes des questions des activités de lecture proposées par les manuels de la collection analysée. Les résultats nous ont permis de décrire et d’analyser comme la collection met en place une approche systématique et progressive autour de quatre SL fréquemment mobilisées dans les activités de CE, à savoir : 1- mobilisation des connaissances antérieures, 2- formulation d’hypothèses, 3- scanning (balayage) et 4- lecture détaillée. |
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