DSpace/Manakin Repository

Abordagem das estratégias de leitura nas atividades de compreensão escrita propostas pela coleção de livros didáticos de FLE Défi.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8960306748729432 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA NETO, Lino Dias.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA NETO, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0671079079902869 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Carmem Verônica de Almeida Ribeiro.
dc.contributor.referee2ID NÓBREGA, C. V. A. R. pt_BR
dc.description.resumo Além de facilitar o processo de construção de sentidos, as estratégias de leitura (EL) fornecem ao leitor autonomia e criticidade para aprender a partir dos textos que lê, à medida que este passa a supervisionar e avaliar a própria compreensão (SOLÉ, 1998). Assim, tendo em vista o papel central da leitura no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, essas estratégias constituem ferramentas essenciais na aquisição do Francês Língua Estrangeira (FLE). Diante disso, esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar como uma coleção de livros didáticos de FLE aborda EL em suas atividades de compreensão escrita (CE). Nossa base teórica ancora-se na concepção que define a leitura enquanto um ato no interior do qual o leitor interage com o texto na medida em que lança mão de diversas estratégias para a construção de sentidos (PIETRARÓIA, 2001). Do mesmo modo, apoiamo-nos nas definições das EL que emergiram dos dados e que são discutidas por diversos autores (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo foco analítico incidiu sobre os enunciados das questões das atividades de leitura propostas pelos livros didáticos da coleção analisada. Os resultados nos permitiram descrever e analisar como a coleção investe em uma abordagem sistemática e progressiva em torno de quatro EL, recorrentemente, mobilizadas nas atividades, a saber: 1- mobilização do conhecimento prévio, 2- levantamento de hipóteses, 3- scanning (balayage) e 4- leitura detalhada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Abordagem das estratégias de leitura nas atividades de compreensão escrita propostas pela coleção de livros didáticos de FLE Défi. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27544
dc.date.accessioned 2022-10-06T13:35:53Z
dc.date.available 2022-10-06
dc.date.available 2022-10-06T13:35:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua francesa - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Livro didático de francês - Défi pt_BR
dc.subject Francês como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Défi pt_BR
dc.subject Coleção de livros didáticos de francês - Défi pt_BR
dc.subject French language - study and teaching pt_BR
dc.subject Reading strategies pt_BR
dc.subject French textbook - Défi pt_BR
dc.subject French as a foreign language pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Deficit pt_BR
dc.subject French textbook collection - Défi pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Marilene Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approach to reading strategies in writing comprehension activities proposed by the FLE Défi textbook collection. pt_BR
dc.title.alternative Approche des stratégies de lecture dans les activités de compréhension écrite proposées par la collection de manuels FLE Défi. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Marilene Alves da. Abordagem das estratégias de leitura nas atividades de compreensão escrita propostas pela coleção de livros didáticos de FLE Défi. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27544 pt_BR
dc.description.resume En plus de faciliter le processus de construction de sens, les stratégies de lecture (SL) apportent au lecteur de l’autonomie et de la criticité pour apprendre à partir des textes qu’il lit, au fur et à mesure que celui-ci contrôle et évalue sa propre compréhension (SOLÉ, 1998). Ainsi, étant donné le rôle central de la lecture dans l’enseignement-apprentissage d’une langue étrangère, ces stratégies constituent des outils essentiels dans l’acquisition du Français Langue Étrangère (FLE). Compte tenu de cela, ce mémoire de recherche présente les résultats d’une étude dont le but principal a été d’analyser comment une collection de manuels de FLE aborde des SL dans ses activités de compréhension écrite (CE). Notre cadre théorique est ancré dans la conception qui définit la lecture comme un acte à l’intérieur duquel le lecteur interagit avec le texte dans la mesure où il met en oeuvre plusieurs stratégies pour la construction des sens (PIETRARÓIA, 2001). De même, nous nous appuyons sur les définitions des SL qui ont émergées des données et qui sont discutées par plusieurs auteurs (SOLÉ, 1998; KOCH, 2003; PEREIRA, 2010; LEFFA, 2016). En ce qui concerne l’approche méthodologique, il s’agit d’une recherche qualitative à caractère exploratoire, dont l’objectif analytique s’est penché sur les consignes des questions des activités de lecture proposées par les manuels de la collection analysée. Les résultats nous ont permis de décrire et d’analyser comme la collection met en place une approche systématique et progressive autour de quatre SL fréquemment mobilisées dans les activités de CE, à savoir : 1- mobilisation des connaissances antérieures, 2- formulation d’hypothèses, 3- scanning (balayage) et 4- lecture détaillée. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta