DSpace/Manakin Repository

As práticas pedagógicas em geografia mediadas na cibercultura: uma análise na plataforma digital instagram.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/8854575025128897 pt_BR
dc.creator.Lattes DUARTE, M. R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.description.resumo No decorrer das últimas décadas é notável os avanços significativos no âmbito da tecnologia, da informação e do imediatismo humano por meio de redes de conexão. O ciberespaço tem sido palco de subjetivação humana, o qual corrobora com uma sociedade marcada pela ubiquidade. Trata-se de uma cultura que se adequa a novas temporalidades e espacialidades, denominada de cibercultura. A ciência geográfica e o seu papel crucial na sociedade, tem um potencial para problematizar esses novos espaços que emergem no atual contexto social. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo Analisar os saberes geográficos mediados no Instagram, considerando a dinâmica de interação entre os usuários e perfis temáticos, contextualizando esta plataforma digital como um território do ciberespaço a ser “explorado” pelo professor de geografia. Desse modo, busca-se através desta pesquisa, averiguar os saberes geográficos mediados em perfis temáticos de geografia (como os sujeitos interagem, quais as tipologias linguísticas predominantes, como estão sendo postos os saberes geográficos). Para realizar essa investigação utilizou-se métodos pós críticos em educação como: ferramentas da Netnografia, a qual é pautada na observação participante e interativa de sujeitos no ciberespaço; e a cartografia como método de pesquisa em educação para traçar caminhos até o objeto de estudo. Para efetuar as análises se fez necessário o uso de aparelhos de conexão continua (smartphone e notebook) como instrumentos para criação de um perfil na plataforma digital Instagram, com a finalidade de selecionar e problematizar publicações em perfis que demonstraram um potencial pedagógico para geografia escolar. Será abordado ainda, as principais funções do Instagram e suas possibilidades de utilização metodológica para contribuir com o trabalho docente. Os resultados obtidos demonstram a geografia presente na espacialidade virtual, evidenciando a relevância das plataformas digitais no âmbito da educação, ao mesmo tempo que nos alerta sobre o papel do professor como mediador na construção dos saberes, haja visto a liberdade de expressão e de identidades presentes na cibercultura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title As práticas pedagógicas em geografia mediadas na cibercultura: uma análise na plataforma digital instagram. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-29
dc.description.abstract Over the last few decades, significant advances have been made in terms of technology, information and human immediacy through connection networks. Cyberspace has been the stage of human subjectivation, which corroborates with a society marked by ubiquity. It is a culture that adapts to new temporalities and spatialities, called cyberculture. Geographical science and its crucial role in society has the potential to problematize these new spaces that emerge in the current social context. In this perspective, the present work aims to analyze the geographic knowledge mediated on Instagram, considering the dynamics of interaction between users and thematic profiles, contextualizing this digital platform as a cyberspace territory to be “explored” by the geography teacher. Thus, through this research, it is sought to ascertain the geographic knowledge mediated in thematic profiles of geography (how the subjects interact, what are the predominant linguistic typologies, how the geographic knowledge is being placed). To carry out this investigation, post-critical methods in education were used, such as: Netnography tools, which are based on participant and interactive observation of subjects in cyberspace; and cartography as a research method in education to trace paths to the object of study. To carry out the analysis, it was necessary to use continuous connection devices (smartphone and notebook) as instruments for creating a profile on the digital platform Instagram, in order to select and problematize publications in profiles that demonstrated a pedagogical potential for school geography. It will also be addressed the main functions of Instagram and its possibilities of methodological use to contribute to the teaching work. The results obtained demonstrate the geography present in virtual spatiality, highlighting the relevance of digital platforms in the context of education, while alerting us to the role of the teacher as a mediator in the construction of knowledge, given the freedom of expression and identities present in cyberculture. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27559
dc.date.accessioned 2022-10-07T13:52:52Z
dc.date.available 2022-10-07
dc.date.available 2022-10-07T13:52:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Cibercultura pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Plataformas digitais pt_BR
dc.subject Saberes geográficos no ciberespaço pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Instagram em geografia pt_BR
dc.subject Ciberespaço pt_BR
dc.subject Espacialidade virtual pt_BR
dc.subject Geography - pedagogical practice pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Cyberculture pt_BR
dc.subject Geographic education pt_BR
dc.subject Digital platforms pt_BR
dc.subject Geographic knowledge in cyberspace pt_BR
dc.subject Social networks pt_BR
dc.subject Instagram in geography pt_BR
dc.subject Cyberspace pt_BR
dc.subject Virtual spatiality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Maria Rodrigues Monteiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical practices in geography mediated in cyberculture: an analysis on the instagram digital platform. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Maria Rodrigues Monteiro. As práticas pedagógicas em geografia mediadas na cibercultura: uma análise na plataforma digital instagram. 2022. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta