dc.creator.ID |
BENTO, S. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
MARTINS, V. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6245886824246632 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUIZ NETO, José. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUIZ NETO, J. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Uma função e uma aplicação entre conjuntos. As funções descrevem fenômenos numéricos e podem representar-se através de gráficos sobre eixos cartesianos. O gráfico de uma função permite ver, muito facilmente, toda a sua
evolução. A seguir serão descritas mais detalhadamente as principais características referentes as seguintes funções: função do quarto grau, função cosseno e função arco tangente. No ensino de funções, e comum trabalhar suas construções gráficas de forma puramente mecânica. Constrói-se uma tabela em que são escolhidos valores do domínio e obtêm-se suas respectivas imagens. Uma vez conhecida esta receita, todos os demais gráficos podem ser assim obtidos. 0 que ocorre e que em virtude da quantidade de valores escolhida, pode-se obter um gráfico impreciso e incoerente com o modelo sugerido pela função. Por este motivo, faz-se, a seguir, uso do software Winplot, uma ferramenta computacional capaz de auxiliar nessa análise, já que executa com rapidez e eficiência essas construções gráficas, permitindo verificar imediatamente os efeitos produzidos no gráfico, quando modificações são introduzidas na lei dessa função. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Projeto - 2º Estágio - O computador como instrumento de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-10-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27565 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-07T22:11:06Z |
|
dc.date.available |
2022-10-07 |
|
dc.date.available |
2022-10-07T22:11:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Computador e ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific workplace |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema algébrico de fácio uso |
pt_BR |
dc.subject |
Software Winplot |
pt_BR |
dc.subject |
Função do quarto grau |
pt_BR |
dc.subject |
Função cosseno |
pt_BR |
dc.subject |
Função arcotangente |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia e ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Relatório de estágio - licenciatura em matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de funções - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching math |
pt_BR |
dc.subject |
Computer and math teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific workplace |
pt_BR |
dc.subject |
Useful algebraic system |
pt_BR |
dc.subject |
Winplot software |
pt_BR |
dc.subject |
Fourth degree function |
pt_BR |
dc.subject |
Cosine function |
pt_BR |
dc.subject |
Arctangent function |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics technology and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Internship report - degree in mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Functions - Mathematics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BENTO, Serilany. |
|
dc.creator |
MARTINS, Vilma. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Project - 2nd Stage - The computer as a teaching tool. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BENTO, Serilany; MARTINS, Vilma. Projeto - 2º Estágio - O computador como instrumento de ensino. 2009. 14f. (Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27565 |
pt_BR |