DSpace/Manakin Repository

O uso das novas ferramentas tecnológicas como novo modo de mediação da aprendizagem na pandemia do COVID-19 nas aulas de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE SOBRINHO, W. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7934231368289548 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo O uso das novas ferramentas tecnológicas como novo modo de mediação da aprendizagem na pandemia do COVID-19 nas aulas de Geografia. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma análise reflexiva acerca do uso das novas ferramentas tecnológicas como novo modo de mediação da aprendizagem na pandemia do covid-19 nas aulas de Geografia da E.E.E.F.M.Dom Moisés Coêlho na cidade de Cajazeiras-PB nos anos de 2020 e 2021. Com os objetivos específicos buscamos identificar as concepções do uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem durante a pandemia do covid-19; reconhecer as metodologias de ensino por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação como mediadoras da aprendizagem. A escolha da temática se justifica pelo fato desse ser um assunto atual, interessante para o contexto educacional e que proporciona uma efetiva aprendizagem à formação inicial do futuro professor. O trabalho possui relevância social tendo em vista a sua conotação peculiar de que requer muitos debates sobre o uso de recursos tecnológicos como subsídio que mediou a aprendizagem na pandemia covid-19, trazendo a necessidade de adequação por parte de alunos e professores para sua utilização de forma consciente. A metodologia usada na construção desse estudo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos, livros, teses e dissertações que discutem o tema aqui explorado. Também se fez da utilização da pesquisa de campo, de natureza qualitativa com aplicação de um questionário, contendo 10 (dez) perguntas abertas, direcionadas para compreensão do tema, sendo aplicado com os professores de Geografia da referida instituição de ensino. A pergunta condutora, problemática desse tema é saber como e em que medida ocorreu o uso de novas tecnologias como instrumento de mediação da aprendizagem na pandemia do covid-19? Os resultados apontam que os professores utilizaram da internet, de recursos tecnológicos, aplicativos e telefones celulares para enviar as tarefas e conteúdos aos alunos. A conclusão remete para o uso efetivo das tecnologias na mediação da aprendizagem, sendo que os professores consideram tal recurso de grande importância para interação entre os alunos e revelam que continuarão a usar as tecnologias como meios e alternativas viáveis para dinamizar o ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O uso das novas ferramentas tecnológicas como novo modo de mediação da aprendizagem na pandemia do COVID-19 nas aulas de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-24
dc.description.abstract The use of new technological tools as a new mode of mediation of learning in the COVID-19 pandemic in Geography classes. The present course conclusion work aims to present a reflective analysis about the use of new technological tools as a new mode of mediation of learning in the covid-19 pandemic in Geography classes at E.E.E.F.M.Dom Moisés Coêlho in the city of Cajazeiras-PB in years 2020 and 2021. With the specific objectives, we seek to identify the conceptions of the use of new technologies in teaching and learning during the covid-19 pandemic; recognize teaching methodologies through the use of information and communication technologies as mediators of learning. The choice of thematic is justified by the fact that this is a current subject, interesting for the educational context and that provides an effective learning to the initial formation of the future teacher. The work has social relevance in view of its peculiar connotation that requires many debates on the use of technological resources as a subsidy that mediated learning in the covid-19 pandemic, bringing the need for adaptation by students and teachers to their use of conscious way. The methodology used in the construction of this study was bibliographic research, through articles, books, theses and dissertations that discuss the theme explored here. Field research was also used, of a qualitative nature, with the application of a questionnaire, containing 10 (ten) open questions, aimed at understanding the theme, being applied with the Geography teachers of the aforementioned educational institution. The guiding question, problematic of this theme is to know how and to what extent the use of new technologies as an instrument of mediation of learning occurred in the covid-19 pandemic? The results show that teachers used the internet, technological resources, applications and cell phones to send tasks and content to students. The conclusion refers to the effective use of technologies in the mediation of learning, and teachers consider this resource of great importance for interaction between students and reveal that they will continue to use technologies as means and viable alternatives to boost the teaching of Geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27572
dc.date.accessioned 2022-10-10T12:13:59Z
dc.date.available 2022-10-10
dc.date.available 2022-10-10T12:13:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject TICs pt_BR
dc.subject Ferramentas tecnológicas pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies pt_BR
dc.subject Technological tools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE SOBRINHO, Weslley de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of new technological tools as a new mode of mediation of learning in the COVID-19 pandemic in Geography classes. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE SOBRINHO, Weslley de. O uso das novas ferramentas tecnológicas como novo modo de mediação da aprendizagem na pandemia do COVID-19 nas aulas de Geografia. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta