DSpace/Manakin Repository

Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo Como se sabe as escolas do campo possuem suas especificidades, pois se situam em contextos próprios e com características específicas do espaço rural. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo identificar os desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de covid-19 em uma escola localizada no espaço rural de Cajazeiras – PB. Para alcançar esses objetivos realizou-se uma pesquisa de caracterização de uma escola do espaço rural, situada em uma comunidade rural do município de Cajazeiras-PB, buscando destacar os desafios enfrentados pela professora de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Considera-se que esses são temas relevantes, pois possuem uma conotação social que abrange a discussão acerca da significativa colaboração da escola do campo para formação da cidadania de cada educando, relacionando com as dificuldades que a mesma enfrenta em um momento de restrição social como esse. A escolha do tema se justifica pelo fato de que esse assunto traz consigo a oportunidade de colaborar com a formação inicial dos profissionais da educação que atuará na disciplina de geografia, para reconhecimento das prioridades que corroboram com o ensino e a aprendizagem escolar em contextos diferenciados como é o da escola do campo. Para a construção do texto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, aliada ao estudo de campo, que buscou a aproximação com a escola do rural e seus sujeitos. Deu-se ênfase à concepção dos docentes sobre os principais obstáculos vivenciados durante a pandemia e sobre as ações que os permitiram transpor tais barreiras para efetivação de um ensino de qualidade. Para isso utilizou-se questionários junto à professora de Geografia trazendo à tona com suas próprias palavras os desafios vivenciados durante a pandemia em uma escola localizada no espaço rural. Os resultados apontam para dificuldades com uso e manuseio de novas tecnologias por parte dos profissionais da educação, como também o acesso restrito ou inexistente aos recursos tecnológicos como computadores, celulares e acesso a internet, tanto por parte dos professores como dos alunos, tendo como conseqüência desmotivação pelos estudos, baixa freqüência escolar e atraso no desenvolvimento da aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract As is known, rural schools have their specificities, as they are located in their own contexts and with specific characteristics of the rural space. In this sense, the present course conclusion work aims to identify the challenges of teaching geography in the context of the covid-19 pandemic in a school located in the rural area of ​​Cajazeiras - PB. To achieve these objectives, a characterization research of a rural school was carried out, located in a rural community in the municipality of Cajazeiras-PB, seeking to highlight the challenges faced by the Geography teacher during the Covid-19 pandemic. It is considered that these are relevant themes, as they have a social connotation that covers the discussion about the significant collaboration of the rural school for the formation of citizenship of each student, relating to the difficulties that it faces in a moment of social restriction like this. . The choice of theme is justified by the fact that this subject brings with it the opportunity to collaborate with the initial training of education professionals who will work in the discipline of geography, to recognize the priorities that corroborate with teaching and school learning in different contexts such as It's the country school. For the construction of the text, bibliographic research was used, allied to the field study, which sought to approach the rural school and its subjects. Emphasis was placed on the teachers' conception of the main obstacles experienced during the pandemic and on the actions that allowed them to overcome such barriers for the realization of quality education. For this, questionnaires were used with the Geography teacher, bringing out in her own words the challenges experienced during the pandemic in a school located in rural areas. The results point to difficulties with the use and handling of new technologies by education professionals, as well as restricted or non-existent access to technological resources such as computers, cell phones and internet access, both by teachers and students, resulting in lack of motivation for studies, low school attendance and delay in learning development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27577
dc.date.accessioned 2022-10-10T13:30:15Z
dc.date.available 2022-10-10
dc.date.available 2022-10-10T13:30:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Escola rural – Município - Cajazeiras- Paraíba pt_BR
dc.subject Pandemia COVID-19 pt_BR
dc.subject Professor de Geografia - desafios no ensino pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Rural school – Municipality - Cajazeiras- Paraíba pt_BR
dc.subject COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject Geography teacher - challenges in teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Gessica Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges of teaching geography in the context of the COVID-19 pandemic in a rural school in Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Gessica Ferreira. Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID- 19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta