dc.creator.ID |
SILVA, G. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4256534657375037 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Alexandre. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1230944482954054 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Daisy Martins de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALMEIDA, D. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2566631888627796 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SASSERON, Lucia Helena. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SASSERON, L. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6233372216363346 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação traz, intrínseca a seu papel, a formação de um cidadão crítico e que seja capaz de
compreender aquilo que o rodeia. Desta forma, é necessário que os conteúdos estejam em
consonância com o momento social e histórico no qual estamos inseridos. O docente,
seguindo essa adaptação ao momento e ao público, deve apropriarse
de seus saberes a fim de
contribuir de forma significativa no processo de ensinoaprendizagem
dos alunos. Por isso, o
presente trabalho apresenta os saberes docentes mobilizados por bolsistas do Programa de
Iniciação à DocênciaPIBID
da Física Licenciaturada
Universidade Federal de Campina
Grande, os “pibianos”, matriculados nos primeiros anos da graduação. A investigação teve
como ponto de partida uma oficina com alunas de uma escola da rede pública da cidade de
Campina Grande PB.
O objetivo deste trabalho busca compreender como os “pibidianos”
mobilizaram os saberes docentes durante a aplicação de uma oficina de caráter investigativo
que advém de uma sequência investigativa sobre Física Moderna e Contemporânea elaborada
pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Universidade de São Paulo. A aplicação,
dizia respeito à Natureza da Ciência, através de uma atividade denominada de Caixa Preta,
que busca trabalhar com os alunos sobre a utilização de Modelos na Ciência. O estudo se deu
através da análise de relatos dos próprios escritos pelos “pibidianos”. A pesquisa, de caráter
básico, apresenta um levantamento sobre os saberes mobilizados por professores, como por
exemplo: Saberes Pessoais e Saberes Curriculares. O estudo em tela elenca um conjunto de
saberes mobilizados por futuros professores em suas primeiras inserções ao magistério. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-20 |
|
dc.description.abstract |
The education brings, intrinsic to its role, the formation of a critical citizen who is able to
understand what surrounds him or her. Thus, it is necessary that the contents are in line with
the social and historical moment in which we are inserted. The teacher, following this
adaptation to the moment and to the public, must appropriate their knowledge in order to
significantly contribute to the students' learning process. Therefore, the following work
presents the teaching knowledge mobilized by PIBID scholarship holders, enrolled in the first
years of their undergraduate degree in Physics. The starting point of the investigation was a
workshop with students from a public school in Campina Grande PB.
This work’s objective
is to understand how the PIBID scholarship holders mobilized the teaching knowledge during
the application of an investigative workshop that comes from an investigative sequence on
Modern and Contemporary Physics elaborated by the Physics Research and Teaching
Laboratory of the Universidade de São Paulo (USP). The application was related to the Nature
of Science, through an activity called Black Box, which seeks to work with students on the
use of Models in Science. The analysis of the work took place through the transcription of
recordings made during the application of the workshop and reports written by the PIBID
scholarship holders themselves. The research has a basic nature and it can bring with it a
survey of the knowledge mobilized by two teachers, gathering as examples of the knowledge
found personal knowledge, curricular knowledge, etc. And, despite the difficulties faced, such
as the pandemic moment that devastates us, which led us to use precollected
data, the work
can present and analyze the knowledge mobilized by future teachers in their first insertions
into teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-10T22:34:34Z |
|
dc.date.available |
2022-10-10 |
|
dc.date.available |
2022-10-10T22:34:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - física |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - física |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID – Física - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino por investigação |
pt_BR |
dc.subject |
Física moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Física contemporânea |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina de modelos – Caixa preta - física |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina de espectroscopia – física |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina de propriedades eletromagnéticas |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - physics |
pt_BR |
dc.subject |
Training of teachers - physics |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Physics - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Physics Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching by inquiry |
pt_BR |
dc.subject |
Modern physics |
pt_BR |
dc.subject |
Contemporary physics |
pt_BR |
dc.subject |
Workshop of models – Black box – physical |
pt_BR |
dc.subject |
Workshop spectroscopy - physics |
pt_BR |
dc.subject |
Property Workshop electromagnetic |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Gildevan Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Modern and contemporary physics and the formation teacher: an analysis of the knowledge mobilized by “Pibidians”. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Gildevan Oliveira. A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. 2021. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589 |
pt_BR |