Dépôt DSpace/Manakin

A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, G. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4256534657375037 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Alexandre.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1230944482954054 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Daisy Martins de.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, D. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2566631888627796 pt_BR
dc.contributor.referee2 SASSERON, Lucia Helena.
dc.contributor.referee2ID SASSERON, L. H. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6233372216363346 pt_BR
dc.description.resumo A Educação traz, intrínseca a seu papel, a formação de um cidadão crítico e que seja capaz de compreender aquilo que o rodeia. Desta forma, é necessário que os conteúdos estejam em consonância com o momento social e histórico no qual estamos inseridos. O docente, seguindo essa adaptação ao momento e ao público, deve apropriarse de seus saberes a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Por isso, o presente trabalho apresenta os saberes docentes mobilizados por bolsistas do Programa de Iniciação à DocênciaPIBID da Física Licenciaturada Universidade Federal de Campina Grande, os “pibianos”, matriculados nos primeiros anos da graduação. A investigação teve como ponto de partida uma oficina com alunas de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande PB. O objetivo deste trabalho busca compreender como os “pibidianos” mobilizaram os saberes docentes durante a aplicação de uma oficina de caráter investigativo que advém de uma sequência investigativa sobre Física Moderna e Contemporânea elaborada pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Universidade de São Paulo. A aplicação, dizia respeito à Natureza da Ciência, através de uma atividade denominada de Caixa Preta, que busca trabalhar com os alunos sobre a utilização de Modelos na Ciência. O estudo se deu através da análise de relatos dos próprios escritos pelos “pibidianos”. A pesquisa, de caráter básico, apresenta um levantamento sobre os saberes mobilizados por professores, como por exemplo: Saberes Pessoais e Saberes Curriculares. O estudo em tela elenca um conjunto de saberes mobilizados por futuros professores em suas primeiras inserções ao magistério. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física Educação pt_BR
dc.title A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-20
dc.description.abstract The education brings, intrinsic to its role, the formation of a critical citizen who is able to understand what surrounds him or her. Thus, it is necessary that the contents are in line with the social and historical moment in which we are inserted. The teacher, following this adaptation to the moment and to the public, must appropriate their knowledge in order to significantly contribute to the students' learning process. Therefore, the following work presents the teaching knowledge mobilized by PIBID scholarship holders, enrolled in the first years of their undergraduate degree in Physics. The starting point of the investigation was a workshop with students from a public school in Campina Grande PB. This work’s objective is to understand how the PIBID scholarship holders mobilized the teaching knowledge during the application of an investigative workshop that comes from an investigative sequence on Modern and Contemporary Physics elaborated by the Physics Research and Teaching Laboratory of the Universidade de São Paulo (USP). The application was related to the Nature of Science, through an activity called Black Box, which seeks to work with students on the use of Models in Science. The analysis of the work took place through the transcription of recordings made during the application of the workshop and reports written by the PIBID scholarship holders themselves. The research has a basic nature and it can bring with it a survey of the knowledge mobilized by two teachers, gathering as examples of the knowledge found personal knowledge, curricular knowledge, etc. And, despite the difficulties faced, such as the pandemic moment that devastates us, which led us to use precollected data, the work can present and analyze the knowledge mobilized by future teachers in their first insertions into teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589
dc.date.accessioned 2022-10-10T22:34:34Z
dc.date.available 2022-10-10
dc.date.available 2022-10-10T22:34:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - física pt_BR
dc.subject Formação de professores - física pt_BR
dc.subject PIBID – Física - UFCG pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Ensino por investigação pt_BR
dc.subject Física moderna pt_BR
dc.subject Física contemporânea pt_BR
dc.subject Oficina de modelos – Caixa preta - física pt_BR
dc.subject Oficina de espectroscopia – física pt_BR
dc.subject Oficina de propriedades eletromagnéticas pt_BR
dc.subject Teacher training - physics pt_BR
dc.subject Training of teachers - physics pt_BR
dc.subject PIBID - Physics - UFCG pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Teaching by inquiry pt_BR
dc.subject Modern physics pt_BR
dc.subject Contemporary physics pt_BR
dc.subject Workshop of models – Black box – physical pt_BR
dc.subject Workshop spectroscopy - physics pt_BR
dc.subject Property Workshop electromagnetic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gildevan Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Modern and contemporary physics and the formation teacher: an analysis of the knowledge mobilized by “Pibidians”. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gildevan Oliveira. A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. 2021. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte