DSpace/Manakin Repository

Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, C. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5489395025435240 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 pt_BR
dc.contributor.referee1 BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Daisy Martins de.
dc.description.resumo Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física Educação pt_BR
dc.title Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-18
dc.description.abstract In the last few years, several technologies have been developed based on scientific knowledge and they directly influence our daily lives. Meanwhile, an area of knowledge that is increasingly making part of our experiential world is the Nanoscience and the Nanotechnology (N&N), an essentially interdisciplinary theme, since it involves knowledge from several areas such as: Physics, Chemistry and Biology. It is interesting that current affairs, like the N&N, are approached in an environment in which people have a first contact with the sciences, that is, at school. Addressing contemporary themes in the classroom can make students understand how technologies work, which are often present in their daily lives, contributing to the scientific literacy process of these students. Technological discoveries also end up influencing the development of educational legislation, including the BNCC. In its scope, this document aims to implement contemporary themes in the classroom. Thus, this research aims to analyze how the BNCC support the teaching of Nanoscience and Nanotechnology in the Basic Education. This document is organized around competencies and skills, which are developed through scientific knowledge. Our investigation started from a documental research, in which we tried to understand, initially, how the BNCC deals with interdisciplinarity and scientific literacy. Moreover, we identify which skills are linked to concepts related to N&N. This procedure resulted in an analysis of the document divided into three categories, namely: Interdisciplinarity; scientific literacy and scientific knowledge. We also carried out a bibliographical research, in order to discuss the BNCC from the theoretical references that could support the listed categories. We observed, in our analysis, that the implementation of the BNCC supports the N&N approach in the Basic Education. In the last few years, this approach has already been carried out, even if incipient, for this reason, we hope the results of the research now carried out can guide other researchers who work with this respective theme, as well as teachers who work in Basic Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
dc.date.accessioned 2022-10-10T23:00:47Z
dc.date.available 2022-10-10
dc.date.available 2022-10-10T23:00:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Nanociência pt_BR
dc.subject Nanotecnologia pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Física e educação pt_BR
dc.subject Análise documental pt_BR
dc.subject Nanoscience pt_BR
dc.subject Nanotechnology pt_BR
dc.subject Scientific literacy pt_BR
dc.subject Teaching Physics pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Physics and education pt_BR
dc.subject Document analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, César Teixeira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Nanoscience and Nanotechnology in the light of BNCC: a documental analysis. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta