dc.creator.ID |
RODRIGUES, C. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5489395025435240 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Daisy Martins de. |
|
dc.description.resumo |
Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes
científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área
do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é
a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar,
uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e
a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um
ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja,
na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os
alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão
presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica
destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no
desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas
contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como
objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e
Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de
competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos.
Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos
entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização
Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos
relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento
estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica
e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito
de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as
categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da
BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta
abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão,
almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros
pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que
atuam na educação básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-18 |
|
dc.description.abstract |
In the last few years, several technologies have been developed based on scientific
knowledge and they directly influence our daily lives. Meanwhile, an area of knowledge
that is increasingly making part of our experiential world is the Nanoscience and the
Nanotechnology (N&N), an essentially interdisciplinary theme, since it involves
knowledge from several areas such as: Physics, Chemistry and Biology. It is interesting
that current affairs, like the N&N, are approached in an environment in which people
have a first contact with the sciences, that is, at school. Addressing contemporary
themes in the classroom can make students understand how technologies work, which
are often present in their daily lives, contributing to the scientific literacy process of
these students. Technological discoveries also end up influencing the development of
educational legislation, including the BNCC. In its scope, this document aims to
implement contemporary themes in the classroom. Thus, this research aims to analyze
how the BNCC support the teaching of Nanoscience and Nanotechnology in the Basic
Education. This document is organized around competencies and skills, which are
developed through scientific knowledge. Our investigation started from a documental
research, in which we tried to understand, initially, how the BNCC deals with
interdisciplinarity and scientific literacy. Moreover, we identify which skills are linked to
concepts related to N&N. This procedure resulted in an analysis of the document
divided into three categories, namely: Interdisciplinarity; scientific literacy and scientific
knowledge. We also carried out a bibliographical research, in order to discuss the
BNCC from the theoretical references that could support the listed categories. We
observed, in our analysis, that the implementation of the BNCC supports the N&N
approach in the Basic Education. In the last few years, this approach has already been
carried out, even if incipient, for this reason, we hope the results of the research now
carried out can guide other researchers who work with this respective theme, as well
as teachers who work in Basic Education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-10T23:00:47Z |
|
dc.date.available |
2022-10-10 |
|
dc.date.available |
2022-10-10T23:00:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Nanociência |
pt_BR |
dc.subject |
Nanotecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Curricular Comum |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Física e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Análise documental |
pt_BR |
dc.subject |
Nanoscience |
pt_BR |
dc.subject |
Nanotechnology |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Physics |
pt_BR |
dc.subject |
Common National Curriculum Base |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Physics and education |
pt_BR |
dc.subject |
Document analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, César Teixeira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching Nanoscience and Nanotechnology in the light of BNCC: a documental analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591 |
pt_BR |