DSpace/Manakin Repository

O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, F. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7084781107461949 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
dc.contributor.advisor1ID FRANÇA, D. M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4289111722406162 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
dc.date.accessioned 2022-10-11T12:12:13Z
dc.date.available 2022-10-11
dc.date.available 2022-10-11T12:12:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História - pandemia pt_BR
dc.subject PRÉ-ENEM - UFCG pt_BR
dc.subject Relato de experiência – ensino de História pt_BR
dc.subject Prática docente - História pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject History Teaching - Pandemic pt_BR
dc.subject Experience report - History teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice - History pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Emergency remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Fernanda Borges de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta