Dépôt DSpace/Manakin

Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID GOMES, J. V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Alexandre.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, A. pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Dayse Martins de.
dc.contributor.referee1ID ALMEIRA, D. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 MARINHO, Roziane Ribeiro.
dc.contributor.referee2ID MARINHO, R. R. pt_BR
dc.description.resumo O ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-02
dc.description.abstract The teaching of concepts from the field of natural sciences, as well as the concepts of color and light in the early years of Elementary School is essential for the development of more complex concepts during the basic education of students. The presence of spontaneous conceptions, however, ends up hindering the student's learning and conceptual development. Considering the teacher, a possible propagator of these conceptions, along with the didactic material used, it is important to verify if teachers in Pedagogy training make use of misconceptions to explain situations involving color and light. The objective of this work is to verify if, and how, the misconceptions about the concepts of color and light appear in generalist teachers in training. We carried out two activities with two undergraduate classes in Pedagogy at the Center for Humanities, Campus headquarters of the Federal University of Campina Grande – Paraíba – Brazil – UFCG. Through the answers of these subjects, it was possible to verify some difficulties and the presence of misconceptions already well spread in the literature. Once the presence of misunderstandings has been demonstrated, it is necessary to think of ways to provide the elementary level teacher with a complementation of science teaching so that he is able to teach it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
dc.date.accessioned 2022-10-17T17:34:33Z
dc.date.available 2022-10-17
dc.date.available 2022-10-17T17:34:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Luz e cor - concepção espontânea pt_BR
dc.subject Formação de professores - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ciências - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino de ciências - educação básica pt_BR
dc.subject Concepções epontâneas pt_BR
dc.subject Curso de Pedagogia - UFCG pt_BR
dc.subject Processo de aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Mistura de cor luz pt_BR
dc.subject Light and color - spontaneous conception pt_BR
dc.subject Teacher training - elementary education pt_BR
dc.subject Science - elementary school pt_BR
dc.subject Science teaching - basic education pt_BR
dc.subject Spontaneous conceptions pt_BR
dc.subject Pedagogy Course - UFCG pt_BR
dc.subject Learning process pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Light color mix pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, José Vamberto Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Spontaneous conceptions about light and color of teachers in training in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte