DSpace/Manakin Repository

Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, G. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, G. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1301144396500195 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA, Adriana Moreia de Souza.
dc.contributor.referee1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Germana Silva de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, G. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7518514326875202 pt_BR
dc.description.resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a formação de professores na educação de surdos, mais especificamente, da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de a Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima (ECIAC), onde nos propomos investigar a fluência que esses professores que têm em Língua Brasileira de Sinais. O presente estudo teve como objetivo geral examinar o papel da formação e a atuação de professores ouvintes com relação a qualidade de uso da Libras a partir de suas metodologias de ensino para alunos surdos na Educação Básica. O estudo está referenciado pela legislação da Libras em relação à formação docente ouvinte de proficiência da Libras (BRASIL, 2002; 2005; QUADROS, 2008); pelos saberes sobre o professor ouvinte da Libras como um trabalhador na eduacação bilingue de surdos (FLORES; FINGER, 2014); pelos aspectos culturais e linguísticos necessários na formação específica para surdos (MOURA, 2020). A partir da metodologia de pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e quantitativa (GIL, 2008), escolhemos o questionário como instrumento para coleta dos dados e foram consideradas oito áreas para construção das perguntas que produziriam as informações sobre a aprendizagem, desenvolvimento e proficiência da Libras pelos professores. Os resultados sugerem que os professores ouvintes apesar de estudarem Libras em sua formação na graduação, se sentem inseguros quanto a qualidade de uso da Libras no primeiro momento de chegada na escola, bem como um aumento na proficiência da Libras para comunicação com os docentes e alunos surdos a medida que o tempo passa. Concluimos que a legislação (Lei 10.436/2002 e Decreto 5.626/2005) tem papel fudamental na atuação dos professores ouvintes na educação de surdos, tendo a qualidade de uso da Libras melhorado a depender do respeito e oportunidade de formação destes, conscientizados pelos estudos que a Libras é língua fundamental do processo de aprendizagem de alunos surdos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Libras pt_BR
dc.title Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682
dc.date.accessioned 2022-10-24T22:39:01Z
dc.date.available 2022-10-24
dc.date.available 2022-10-24T22:39:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de surdos pt_BR
dc.subject Professor ouvinte - ensino de surdos pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Proficiência da libras pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Teaching the deaf pt_BR
dc.subject Listening teacher - teaching the deaf pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Pounds proficiency pt_BR
dc.subject Pounds pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Gabriela Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Listening teacher for teaching the deaf in basic education at ECIAC in Campina Grande: a context of training and teaching performance. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Gabriela Silva. Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. 2022. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta