dc.creator.ID |
ARAÚJO, G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, G. F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1301144396500195 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORRÊA, Adriana Moreia de Souza. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CORRÊA, A. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Germana Silva de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7518514326875202 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a formação de professores
na educação de surdos, mais especificamente, da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino
Fundamental e Médio de a Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima
(ECIAC), onde nos propomos investigar a fluência que esses professores que têm em Língua
Brasileira de Sinais. O presente estudo teve como objetivo geral examinar o papel da formação
e a atuação de professores ouvintes com relação a qualidade de uso da Libras a partir de suas
metodologias de ensino para alunos surdos na Educação Básica. O estudo está referenciado pela
legislação da Libras em relação à formação docente ouvinte de proficiência da Libras (BRASIL,
2002; 2005; QUADROS, 2008); pelos saberes sobre o professor ouvinte da Libras como um
trabalhador na eduacação bilingue de surdos (FLORES; FINGER, 2014); pelos aspectos
culturais e linguísticos necessários na formação específica para surdos (MOURA, 2020). A
partir da metodologia de pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e quantitativa (GIL, 2008),
escolhemos o questionário como instrumento para coleta dos dados e foram consideradas oito
áreas para construção das perguntas que produziriam as informações sobre a aprendizagem,
desenvolvimento e proficiência da Libras pelos professores. Os resultados sugerem que os
professores ouvintes apesar de estudarem Libras em sua formação na graduação, se sentem
inseguros quanto a qualidade de uso da Libras no primeiro momento de chegada na escola, bem
como um aumento na proficiência da Libras para comunicação com os docentes e alunos surdos
a medida que o tempo passa. Concluimos que a legislação (Lei 10.436/2002 e Decreto
5.626/2005) tem papel fudamental na atuação dos professores ouvintes na educação de
surdos, tendo a qualidade de uso da Libras melhorado a depender do respeito e
oportunidade de formação destes, conscientizados pelos estudos que a Libras é língua
fundamental do processo de aprendizagem de alunos surdos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Libras |
pt_BR |
dc.title |
Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-31 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-24T22:39:01Z |
|
dc.date.available |
2022-10-24 |
|
dc.date.available |
2022-10-24T22:39:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Professor ouvinte - ensino de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Proficiência da libras |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching the deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Listening teacher - teaching the deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Pounds proficiency |
pt_BR |
dc.subject |
Pounds |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Gabriela Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Listening teacher for teaching the deaf in basic education at ECIAC in Campina Grande: a context of training and teaching performance. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Gabriela Silva. Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. 2022. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682 |
pt_BR |