DSpace/Manakin Repository

Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, Shayane Tayana.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, S. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3625457287627057 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARQUES, Ewerton Carlos Matos.
dc.contributor.referee1ID MARQUES, E. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Germana Silva de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, G. S. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688
dc.date.accessioned 2022-10-24T23:46:46Z
dc.date.available 2022-10-24
dc.date.available 2022-10-24T23:46:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita de sinais pt_BR
dc.subject Curso de Letras Libras - UFCG pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Estudos linguísticos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escrita de sinais pt_BR
dc.subject Signal reading and writing pt_BR
dc.subject Libras Letters Course - UFCG pt_BR
dc.subject Pounds pt_BR
dc.subject Linguistic studies pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Sign writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rodrigo Lima da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Process of reading and writing signs: a case study with students of the course of Letters Libras at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta