dc.creator.ID |
SILVA, R. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, Shayane Tayana. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, S. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3625457287627057 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARQUES, Ewerton Carlos Matos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARQUES, E. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Germana Silva de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, G. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de
Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras-
Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como
objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras
para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos
específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do
ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras
e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de
Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial
da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e
expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I
(OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de
escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de
produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da
pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e
OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze
perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1-
identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de
escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os
dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita
de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita
da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem
é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura
e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que,
formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-31 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-24T23:46:46Z |
|
dc.date.available |
2022-10-24 |
|
dc.date.available |
2022-10-24T23:46:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita de sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Letras Libras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Signal reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Libras Letters Course - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Pounds |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic studies |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Sign writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rodrigo Lima da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Process of reading and writing signs: a case study with students of the course of Letters Libras at UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 |
pt_BR |