Repositorio Dspace/Manakin

A imagem de Cristo e a iconografia cristã: o papel das representações na construção de padrões, mitos e preconceitos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BRITO NETO, J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2516439249306343 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, José Otávio.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, J. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Antônio Carlos Barbosa de;
dc.contributor.referee1ID SOUZA, A. C. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Bruno Pereira.
dc.contributor.referee2ID BARBOSA, B. P. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho busca discorrer acerca da construção das representações iconográficas ao longo da história do cristianismo e a importância dessas representações ao longo da determinação de padrões e verdade. Com esse objetivo, pesquisamos entre os autores da história de Cristo, como Barth. D. Hermann e John Dominic Crossan, com o objetivo de entender a presença de Jesus no recorte pobre da sociedade judaica do século I, tratamos de autores do judaísmo, a exemplo de Simon Schama e Ivan E. Rocha, com ênfase na formação e fechamento desse povo às interferências de outras culturas, e da história das artes como Gombrich para entendermos desde a presença de Jesus na classe pobre de Israel, passando pela construção do povo judeu e seu costume de negar o uso de imagens, até a construção da arte cristã como resultado de misturas e contatos das mais diversas culturas. Por fim, utilizamos do trabalho de autores como Eduardo França Paiva para expor a importância das imagens ao longo da formação humana enquanto dotada de verdades, preconceitos e crenças. Com a intenção de ilustrar o debate apresentamos algumas iconografias que justificam nosso trabalho e concluímos a força destas para a concepção de preconceitos e verdades na contemporaneidade. Considerando a discussão sobre arte, religião e costumes, guiamos o trabalho em uma linha de história cultural e mantemos o debate debruçado nesses estudos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title A imagem de Cristo e a iconografia cristã: o papel das representações na construção de padrões, mitos e preconceitos. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27690
dc.date.accessioned 2022-10-25T17:06:22Z
dc.date.available 2022-10-25
dc.date.available 2022-10-25T17:06:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Imagem de cristo pt_BR
dc.subject Iconografia cristã pt_BR
dc.subject Representações iconográficas - cristianismo pt_BR
dc.subject História do cristianismo - iconografia pt_BR
dc.subject Arte e religião pt_BR
dc.subject Padrões pt_BR
dc.subject Mitos pt_BR
dc.subject Preconceitos pt_BR
dc.subject Cristianismo - iconografia pt_BR
dc.subject Image of christ pt_BR
dc.subject Christian iconography pt_BR
dc.subject Iconographic representations - Christianity pt_BR
dc.subject History of Christianity - iconography pt_BR
dc.subject Art and religion pt_BR
dc.subject Standards pt_BR
dc.subject Myths pt_BR
dc.subject Prejudices pt_BR
dc.subject Christianity - iconography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO NETO, João Balduino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The image of Christ and Christian iconography: the role of representations in the construction of patterns, myths and prejudices. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO NETO, João Balduíno de. A imagem de Cristo e a iconografia cristã: o papel das representações na construção de padrões, mitos e preconceitos. 2022. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27690 pt_BR
dc.description.astratto The work seeks to discuss the construction of iconographic representations throughout the history of Christianity and the importance of these representations throughout the determination of standards and truth. To that end, we searched among the authors of the history of Christ, such as Barth. D. Hermann and John Dominic Crossan, in order to understand the presence of Jesus in the poor cut of Jewish society in the first century, we deal with authors of Judaism, such as Simon Schama and Ivan E. Rocha, with emphasis on formation and closure from this people to the interference of other cultures, and from the history of the arts like Gombrich to understand from the presence of Jesus in the poor class of Israel, through the construction of the Jewish people and their custom of denying the use of images, to the construction of Christian art as a result of mixtures and contacts of the most diverse cultures. Finally, we use the work of authors such as Eduardo França Paiva to expose the importance of images throughout human formation as endowed with truths, prejudices and beliefs. With the intention of illustrating the debate, we present some iconographies that justify our work and conclude their strength for the conception of prejudices and truths in contemporaneity. Considering the discussion about art, religion and customs, we guide the work in a cultural history line and keep the debate focused on these studies. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta