DSpace/Manakin Repository

Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA SEGUNDO, J. B. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1993215003905407 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, M. A. D. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI. S. L. O. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
dc.date.accessioned 2022-10-25T17:56:25Z
dc.date.available 2022-10-25
dc.date.available 2022-10-25T17:56:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Programa de Educação Tutorial - História - UFCG pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola do Grilo - PB pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB pt_BR
dc.subject Educação libertadora pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Tutorial Education Program - History - UFCG pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Grilo - PB pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Liberating education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Report of pedagogical practices during the PET-History/UFCG course in the Quilombola do Grilo Community - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta