DSpace/Manakin Repository

A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MALAQUIAS, R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5970705909136182 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Flávio de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, F. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa aborda a utilização do cinema como forma de se trabalhar as Questões de Gênero no Ensino de Filosofia do Ensino Médio. Nesse sentido, investiga primeiramente a relação entre o Cinema e a Filosofia através da produção de conceitos-imagens e problematiza as questões de Gênero e a Filosofia. Em seguida, apresentamos a relação entre cinema e questões de gênero, onde o cinema colocase como recurso didático importante nas aulas de Filosofia. O objetivo geral foi compreender como, no ensino de filosofia, podemos trabalhar questões de gênero utilizando o cinema como recurso metodológico, trazendo objetivos específicos, tais como, analisar a relação entre o ensino de filosofia e o cinema; compreender como o cinema expressa os aspectos constitutivos das identidades de gênero. A metodologia utilizada é qualitativa de natureza básica, exploratória e bibliográfica. Relata a experiência dos Estágios Supervisionados do curso de Filosofia, modalidade Licenciatura, da UFCG. O referencial teórico resulta de uma articulação entre os conceitos de compreensão do corpo na obra O segundo sexo (2016), de Simone de Beauvoir, e a construção de subjetividade na obra Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade (2018), de Judith Butler; e o de conceito-imagem presente na obra O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes (2006), de Júlio Cabrera. O resultado alcançado mostra que o cinema como ferramenta metodológica em sala de aula tem muito a contribuir para o ensino de Filosofia no Ensino Médio e para o filosofar em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia pt_BR
dc.title A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract This research addresses the use of cinema to work on Gender Issues in Philosophy Teaching in High School. It primarily investigates the relationship between Cinema and Philosophy through the production of concept-images, and it also problematizes Gender Issues and Philosophy. Next, the relationship between cinema and gender issues is presented, in which cinema represents an important didactic resource in Philosophy classes. The main objective was to understand how cinema could be used as a methodological resource to work on gender issues in philosophy teaching, raising specific objectives, such as to analyze the relationship between philosophy teaching and cinema; and to understand how cinema expresses the constitutive aspects of gender identities. The research presents a qualitative methodology with a basic, exploratory and bibliographic nature. It reports the experience of the Supervised Internships of the Philosophy undergraduation, licentiate degree, at UFCG. The theoretical framework is a result of an articulation between the concepts of understanding of the body in The Second Sex (2016), by Simone de Beauvoir, of the construction of subjectivity in Gender trouble: feminism and subversion of identity (2018), by Judith Butler, and of the concept-image in O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes (2006), by Júlio Cabrera. The result demonstrates that cinema, as a methodological tool in the classroom, has much to contribute to Philosophy Teaching in High School and to philosophizing in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696
dc.date.accessioned 2022-10-25T21:33:38Z
dc.date.available 2022-10-25
dc.date.available 2022-10-25T21:33:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Cinema e filosofia pt_BR
dc.subject Questões de gênero pt_BR
dc.subject Cinema e questões de gênero pt_BR
dc.subject Identidades de gênero e cinema pt_BR
dc.subject Cinema - recurso didático pt_BR
dc.subject Filosofia no ensino médio pt_BR
dc.subject Simone de Beauvoir - O segundo sexo pt_BR
dc.subject Judith Butler - problemas de gênero pt_BR
dc.subject Júlio Cabrera - O cinema pensa pt_BR
dc.subject Teaching philosophy pt_BR
dc.subject Cinema and philosophy pt_BR
dc.subject Gender issues pt_BR
dc.subject Film and gender issues pt_BR
dc.subject Gender identities and cinema pt_BR
dc.subject Cinema - didactic resource pt_BR
dc.subject Philosophy in high school pt_BR
dc.subject Simone de Beauvoir - The second sex pt_BR
dc.subject Judith Butler - Gender Issues pt_BR
dc.subject Júlio Cabrera - Cinema thinks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MALAQUIAS, Romualdo Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The relationship between philosophy teaching, cinema and gender issues. pt_BR
dc.identifier.citation MALAQUIAS, Romualdo Batista. A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero. 2022. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta