dc.creator.ID |
MALAQUIAS, R. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5970705909136182 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Flávio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa aborda a utilização do cinema como forma de se trabalhar as Questões
de Gênero no Ensino de Filosofia do Ensino Médio. Nesse sentido, investiga
primeiramente a relação entre o Cinema e a Filosofia através da produção de
conceitos-imagens e problematiza as questões de Gênero e a Filosofia. Em seguida,
apresentamos a relação entre cinema e questões de gênero, onde o cinema colocase
como recurso didático importante nas aulas de Filosofia. O objetivo geral foi
compreender como, no ensino de filosofia, podemos trabalhar questões de gênero
utilizando o cinema como recurso metodológico, trazendo objetivos específicos, tais
como, analisar a relação entre o ensino de filosofia e o cinema; compreender como o
cinema expressa os aspectos constitutivos das identidades de gênero. A metodologia
utilizada é qualitativa de natureza básica, exploratória e bibliográfica. Relata a
experiência dos Estágios Supervisionados do curso de Filosofia, modalidade
Licenciatura, da UFCG. O referencial teórico resulta de uma articulação entre os
conceitos de compreensão do corpo na obra O segundo sexo (2016), de Simone de
Beauvoir, e a construção de subjetividade na obra Problemas de Gênero: feminismo
e subversão da identidade (2018), de Judith Butler; e o de conceito-imagem presente
na obra O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes (2006), de Júlio
Cabrera. O resultado alcançado mostra que o cinema como ferramenta metodológica
em sala de aula tem muito a contribuir para o ensino de Filosofia no Ensino Médio e
para o filosofar em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia |
pt_BR |
dc.title |
A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.description.abstract |
This research addresses the use of cinema to work on Gender Issues in Philosophy
Teaching in High School. It primarily investigates the relationship between Cinema and
Philosophy through the production of concept-images, and it also problematizes
Gender Issues and Philosophy. Next, the relationship between cinema and gender
issues is presented, in which cinema represents an important didactic resource in
Philosophy classes. The main objective was to understand how cinema could be used
as a methodological resource to work on gender issues in philosophy teaching, raising
specific objectives, such as to analyze the relationship between philosophy teaching
and cinema; and to understand how cinema expresses the constitutive aspects of
gender identities. The research presents a qualitative methodology with a basic,
exploratory and bibliographic nature. It reports the experience of the Supervised
Internships of the Philosophy undergraduation, licentiate degree, at UFCG. The
theoretical framework is a result of an articulation between the concepts of
understanding of the body in The Second Sex (2016), by Simone de Beauvoir, of the
construction of subjectivity in Gender trouble: feminism and subversion of identity
(2018), by Judith Butler, and of the concept-image in O cinema pensa: uma introdução
à filosofia através dos filmes (2006), by Júlio Cabrera. The result demonstrates that
cinema, as a methodological tool in the classroom, has much to contribute to
Philosophy Teaching in High School and to philosophizing in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-25T21:33:38Z |
|
dc.date.available |
2022-10-25 |
|
dc.date.available |
2022-10-25T21:33:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Questões de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e questões de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades de gênero e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia no ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Simone de Beauvoir - O segundo sexo |
pt_BR |
dc.subject |
Judith Butler - problemas de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Júlio Cabrera - O cinema pensa |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
Gender issues |
pt_BR |
dc.subject |
Film and gender issues |
pt_BR |
dc.subject |
Gender identities and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema - didactic resource |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy in high school |
pt_BR |
dc.subject |
Simone de Beauvoir - The second sex |
pt_BR |
dc.subject |
Judith Butler - Gender Issues |
pt_BR |
dc.subject |
Júlio Cabrera - Cinema thinks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MALAQUIAS, Romualdo Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The relationship between philosophy teaching, cinema and gender issues. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MALAQUIAS, Romualdo Batista. A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero. 2022. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696 |
pt_BR |