dc.creator.ID |
FERREIRA, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0529840145575113 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANDRADE, Vivian Galdino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ANDRADE, V. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3377153865065674 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RIBEIRO, Luziana Ramalho. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RIBEIRO, L. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5087059472987542 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa, analisamos as memórias de idosos e idosas acerca do envelhecimento, na
UAMA (Universidade Aberta à Maturidade), cidade de Campina Grande, Paraíba, tendo
como recorte temporal o período de 2008, ano de construção do projeto na Universidade
Estadual da Paraíba a 2017, formação da recente turma. Como objetivo geral,
problematizamos as memórias, sensibilidades e subjetividades escritas e narradas
oralmente pelos sujeitos que compõem a UAMA, enquanto espaço. Refletimos acerca da
disciplina e governamentalidade para corpos envelhecidos e a concepção de currículo
adotada na perspectiva de promover velhices “ativas e saudáveis”. Analisamos os
enunciados dos alunos e alunas idosos e idosas e suas experiências de envelhecimento na
UAMA como espaço de sociabilidades e intersubjetividades nas relações geracionais e
intergeracionais construídas com o outro para (res)significação de outras estéticas da
existência. Discuti as diversas narrativas de homens e mulheres que se representam como
alunos(as) idosos(as) na UAMA refletindo sobre seus sentimentos, no que diz respeito às
escritas e narrativas de si, na construção de histórias de vida, usando a memória como
uma maneira de dizer a si, em infâncias, juventudes, na relação entre família, namoros e
trabalho. A documentação utilizada faz parte do acervo material do cotidiano escolar da
instituição, Memoriais de vida e fontes orais a partir de entrevistas realizadas com
coordenadores, professores e idosos e idosas. Dialogamos teoricamente com alguns
autores a exemplo de Michel Foucault (1979), Francisco Ortega (1999), Michel de
Certeau (2010) e Alistair Thompson (1997). Com este trabalho, buscamos contribuir com
a discussão sobre a história da educação e das práticas educativas para pensar as
experiências e subjetividades relacionadas ao envelhecimento.F |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Artes de gestar o envelhecimento: subjetividades, sensibilidades e memórias na Universidade Aberta á Maturidade - UAMA- Campina Grande (2008-2017). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-30 |
|
dc.description.abstract |
In this research we analyze the memory of elderly people about aging in a case study
conducted at UAMA (University Open to Maturity) in Campina Grande, Paraíba. The
time frame for this work encompasses the period of 2008, the year the project was created
at UEPB, until 2017 training of the recent class. With general objective we discuss the
memories, sensibilities and subjectivities written and told by the students at UAMA. We
reflect upon the discipline and governability to aged bodies and the conception of
curriculum adopted in the light of promoting healthy and active aging process. We
analyze the enunciation of students and their aging perspective at UAMA as a space of
sociability and intersubjectivities in the intergenerational and generational relationships
built with others to (re)define esthetic of living. We discuss the diverse narratives of men
and women who represent the students at UAMA reflecting upon feelings concerning the
writing and self-narratives in the construction of their lives using the memory as a way to
tell oneself in childhood, youth, in the family relation, relationship and work. The
documents used as part of the collection of daily school routine in the institution
Memories of life and narratives taken from interviews conducted with coordinators,
professors and the elderly. As theorical framework we have Michel Foucault (1979),
Francisco Ortega (1999), Michel de Certeau (2010) and Alistair Thompson (1997). This
objective of this is to contribute in the discussion on history of education and the teaching
practices to consider the experiences and subjectivities related to aging. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27698 |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-26T14:03:54Z |
|
dc.date.available |
2022-10-26 |
|
dc.date.available |
2022-10-26T14:03:54Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História social |
pt_BR |
dc.subject |
História e memórias |
pt_BR |
dc.subject |
Envelhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Subjetividades e sensibilidades |
pt_BR |
dc.subject |
Social history |
pt_BR |
dc.subject |
Aging |
pt_BR |
dc.subject |
History and memories |
pt_BR |
dc.subject |
Subjectivities and sensitivities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Janaína Leandro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Arts of managing aging: subjectivities, sensibilities and memories at the Universidade Aberta à Maturidade - UAMA- Campina Grande (2008-2017). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Janaina Leandro. Artes de gestar o envelhecimento: subjetividades, sensibilidades e memórias na Universidade Aberta á Maturidade - UAMA - Campina Grande (2008-2017). 2018. 195 fl. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27698 |
pt_BR |