dc.creator.ID |
SILVA, M. D. P. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SILVA, MARIA DNALDA PEREIRA DA. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4491488102086195 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, Manassés Morais. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
Lino de Araújo, Denise. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, DENISE LINO DE |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DE ARAÚJO, DENISE LINO |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Tânia Maria Augusto. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PEREIRA, T. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2208315567533187 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente dissertação põe em relevo a relação entre cultura digital, Língua
Portuguesa e juventudes, a partir do que propõe a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) do Ensino Médio (EM). Consideramos o conceito de cultura digital enquanto
possibilidade de interconexões, compartilhamentos e mecanismos digitais que vêm se
propagando e (re)construindo teias dialógicas e comunicativas na sociedade
contemporânea, que tem, principalmente, os jovens como protagonistas. Ao se
configurar como território móvel, dialógico e recombinante, a cultura digital instaura
novas estruturas e formas de organização social, convocando reflexões sobre o
campo educacional, permitindo-nos investigar como documentos oficiais de ensino
abordam tal temática. Nesse contexto, a presente investigação ergue-se pela
seguinte questão de pesquisa: como a cultura digital se faz presente no discurso da
BNCC do Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias e no componente
curricular de Língua Portuguesa, frente às demandas das juventudes
contemporâneas? Para respondê-la, delineou-se como objetivo geral investigar a
concepção de cultura digital subjacente às orientações da BNCC-EM na área de
Linguagens e suas Tecnologias e para o componente curricular de Língua
Portuguesa. Com a finalidade de atender a esse objetivo geral, estabeleceram-se os
seguintes objetivos específicos: 1) identificar a concepção de cultura digital subjacente
à BNCC-EM; 2) analisar como a BNCC-EM orienta o tratamento da cultura digital no
âmbito do ensino de Língua Portuguesa; e 3) desvelar a quem se destina a proposta
com cultura digital na BNCC-EM, construindo links entre cultura digital e juventudes.
A teoria de linguagem que norteia essa pesquisa é a dos estudos dialógicos, com
pressupostos do Círculo de Bakhtin (2017, 2016, 2003), Volóchinov (2019, 2018) e
divulgadores como Faraco (2009), Santos (2018), Xavier (2020), dentre outros; além
dos estudos de Buzato (2016), Ribeiro (2021), Kenski (2012), Lemos (2009a, 2009b),
sobre cultura digital, e dos estudos sobre a BNCC oriundos de Araújo (2020), Cássio
(2019), Coscarelli e Ribeiro (2021), Nascimento e Araújo (2017), dentre outros. A
metodologia empreendida é caracterizada como documental, de natureza qualitativa
e interpretativista, na qual concebemos a BNCC-EM como documento-monumento e
enunciado concreto. O corpus de análise é constituído por recortes do texto BNCC-
EM, da área de Linguagens e suas Tecnologias e do componente curricular de Língua
Portuguesa. A análise está organizada em três seções destinadas a entender a
concepção de cultura digital subjacente à BNCC-EM, como são orquestradas as
orientações e para quem se destinam. Os dados revelam que há indiciada uma
concepção de cultura digital enquanto linguagem e espaço de construção de
linguagem. O tratamento da cultura digital é ofertado no componente curricular de
Língua Portuguesa, a partir dos campos de atuação social, com maior ênfase no
campo jornalístico-midiático, em detrimento dos campos da vida pessoal e do artístico-
literário. Tal organização é feita pensada nas juventudes contemporâneas enquanto
categorias sociais dinâmicas, plurais e heterogêneas presentes no EM, voltada à
formação para o trabalho e à formação integral dos sujeitos, além de considerar os
docentes, aos quais são deixados grandes desafios que desvelem modos de
concepção e tratamento da cultura digital no âmbito do EM. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.title |
Cultura digital, ensino de língua portuguesa e juventudes: a BNCC do ensino médio em foco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-21 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation highlights the relationship between digital culture, Portuguese
language and youth, based on what the National Common Curricular Base (BNCC) for
High School (MS) proposes. We consider the concept of digital culture as a possibility
of interconnections, sharing, digital mechanisms that have been propagating and
(re)building dialogic and communicative webs in contemporary society, which has
mainly, young people as protagonists. When configuring itself as a mobile, dialogic and
recombinant territory, digital culture establishes new structures and forms of social
organization, summoning reflections on the educational field, allowing us to investigate
how official teaching documents approach this theme. In this context, the present
investigation arises from the following research question: how digital culture is present
in the discourse of the BNCC of High School, in the area of Languages and its
Technologies and in the curricular component of Portuguese Language, facing the
demands of youths contemporary? To answer it, the general objective was to
investigate the concept of digital culture underlying the guidelines of the BNCC-EM in
the area of Languages and its Technologies and for the curricular component of
Portuguese Language. In order to meet this general objective, the following specific
objectives were established: 1) to identify the concept of digital culture underlying the
BNCC-EM; 2) analyze how the BNCC-EM guides the treatment of digital culture in the
context of teaching Portuguese; and 3) reveal who the proposal with digital culture at
BNCC-EM is aimed at, building links between digital culture and youth. The language
theory that guides this research is that of dialogic studies, with assumptions from the
Bakhtin Circle (2017, 2016, 2003), Volóchinov (2019, 2018) and popularizers such as
Faraco (2009), Santos (2018), Xavier (2020), among others; in addition to studies by
Buzato (2016), Ribeiro (2021), Kenski (2012), Lemos (2009a, 2009b), on digital
culture, and studies on BNCC from Araújo (2020), Cássio (2019), Coscarelli and
Ribeiro (2021), Nascimento and Araújo (2017), among others. The methodology
undertaken is characterized as documentary, qualitative and interpretive in nature, in
which we conceive the BNCC-EM as a document-monument and concrete statement.
The corpus of analysis consists of excerpts from the BNCC-EM text, from the area of
Languages and its Technologies and from the curricular component of Portuguese
Language. The analysis is organized into three sections aimed at understanding the
conception of digital culture underlying the BNCC-EM, how the guidelines are
orchestrated and for who they are intended. The data reveal that there is evidence of
a conception of digital culture as a language and space for language construction. The
treatment of digital culture is offered in the curricular component of Portuguese
language, from the fields of social action, with greater emphasis on the journalistic-
media field, to the detriment of the fields of personal life and the artistic-literary. Such
an organization is designed with contemporary youth in mind as dynamic, plural and
heterogeneous social categories present in the EM, aimed at training for work and the
integral training of subjects, in addition to considering the teachers, who are left with
great challenges that reveal modes of conception. and treatment of digital culture
within the scope of the MS. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27729 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-04T18:38:58Z |
|
dc.date.available |
2022-11-04 |
|
dc.date.available |
2022-11-04T18:38:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura digital - juventudes |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Digital culture - youth |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic studies |
pt_BR |
dc.subject |
National Common Curriculum Base for High School (BNCC-EM) |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Dnalda Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital culture, Portuguese language teaching and youth: the BNCC of high school in focus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Dnalda Pereira da. Cultura digital, ensino de língua portuguesa e juventudes: a BNCC do ensino médio em foco. 2022. 162 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27729 |
pt_BR |