DSpace/Manakin Repository

Cultura digital, ensino de língua portuguesa e juventudes: a BNCC do ensino médio em foco.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. D. P. pt_BR
dc.creator.ID SILVA, MARIA DNALDA PEREIRA DA. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4491488102086195 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, Manassés Morais. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee1ID Lino de Araújo, Denise. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, DENISE LINO DE pt_BR
dc.contributor.referee1ID DE ARAÚJO, DENISE LINO pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Tânia Maria Augusto.
dc.contributor.referee2ID PEREIRA, T. M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2208315567533187 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação põe em relevo a relação entre cultura digital, Língua Portuguesa e juventudes, a partir do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (EM). Consideramos o conceito de cultura digital enquanto possibilidade de interconexões, compartilhamentos e mecanismos digitais que vêm se propagando e (re)construindo teias dialógicas e comunicativas na sociedade contemporânea, que tem, principalmente, os jovens como protagonistas. Ao se configurar como território móvel, dialógico e recombinante, a cultura digital instaura novas estruturas e formas de organização social, convocando reflexões sobre o campo educacional, permitindo-nos investigar como documentos oficiais de ensino abordam tal temática. Nesse contexto, a presente investigação ergue-se pela seguinte questão de pesquisa: como a cultura digital se faz presente no discurso da BNCC do Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias e no componente curricular de Língua Portuguesa, frente às demandas das juventudes contemporâneas? Para respondê-la, delineou-se como objetivo geral investigar a concepção de cultura digital subjacente às orientações da BNCC-EM na área de Linguagens e suas Tecnologias e para o componente curricular de Língua Portuguesa. Com a finalidade de atender a esse objetivo geral, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: 1) identificar a concepção de cultura digital subjacente à BNCC-EM; 2) analisar como a BNCC-EM orienta o tratamento da cultura digital no âmbito do ensino de Língua Portuguesa; e 3) desvelar a quem se destina a proposta com cultura digital na BNCC-EM, construindo links entre cultura digital e juventudes. A teoria de linguagem que norteia essa pesquisa é a dos estudos dialógicos, com pressupostos do Círculo de Bakhtin (2017, 2016, 2003), Volóchinov (2019, 2018) e divulgadores como Faraco (2009), Santos (2018), Xavier (2020), dentre outros; além dos estudos de Buzato (2016), Ribeiro (2021), Kenski (2012), Lemos (2009a, 2009b), sobre cultura digital, e dos estudos sobre a BNCC oriundos de Araújo (2020), Cássio (2019), Coscarelli e Ribeiro (2021), Nascimento e Araújo (2017), dentre outros. A metodologia empreendida é caracterizada como documental, de natureza qualitativa e interpretativista, na qual concebemos a BNCC-EM como documento-monumento e enunciado concreto. O corpus de análise é constituído por recortes do texto BNCC- EM, da área de Linguagens e suas Tecnologias e do componente curricular de Língua Portuguesa. A análise está organizada em três seções destinadas a entender a concepção de cultura digital subjacente à BNCC-EM, como são orquestradas as orientações e para quem se destinam. Os dados revelam que há indiciada uma concepção de cultura digital enquanto linguagem e espaço de construção de linguagem. O tratamento da cultura digital é ofertado no componente curricular de Língua Portuguesa, a partir dos campos de atuação social, com maior ênfase no campo jornalístico-midiático, em detrimento dos campos da vida pessoal e do artístico- literário. Tal organização é feita pensada nas juventudes contemporâneas enquanto categorias sociais dinâmicas, plurais e heterogêneas presentes no EM, voltada à formação para o trabalho e à formação integral dos sujeitos, além de considerar os docentes, aos quais são deixados grandes desafios que desvelem modos de concepção e tratamento da cultura digital no âmbito do EM. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística pt_BR
dc.subject.cnpq Língua Portuguesa pt_BR
dc.title Cultura digital, ensino de língua portuguesa e juventudes: a BNCC do ensino médio em foco. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-21
dc.description.abstract This dissertation highlights the relationship between digital culture, Portuguese language and youth, based on what the National Common Curricular Base (BNCC) for High School (MS) proposes. We consider the concept of digital culture as a possibility of interconnections, sharing, digital mechanisms that have been propagating and (re)building dialogic and communicative webs in contemporary society, which has mainly, young people as protagonists. When configuring itself as a mobile, dialogic and recombinant territory, digital culture establishes new structures and forms of social organization, summoning reflections on the educational field, allowing us to investigate how official teaching documents approach this theme. In this context, the present investigation arises from the following research question: how digital culture is present in the discourse of the BNCC of High School, in the area of Languages and its Technologies and in the curricular component of Portuguese Language, facing the demands of youths contemporary? To answer it, the general objective was to investigate the concept of digital culture underlying the guidelines of the BNCC-EM in the area of Languages and its Technologies and for the curricular component of Portuguese Language. In order to meet this general objective, the following specific objectives were established: 1) to identify the concept of digital culture underlying the BNCC-EM; 2) analyze how the BNCC-EM guides the treatment of digital culture in the context of teaching Portuguese; and 3) reveal who the proposal with digital culture at BNCC-EM is aimed at, building links between digital culture and youth. The language theory that guides this research is that of dialogic studies, with assumptions from the Bakhtin Circle (2017, 2016, 2003), Volóchinov (2019, 2018) and popularizers such as Faraco (2009), Santos (2018), Xavier (2020), among others; in addition to studies by Buzato (2016), Ribeiro (2021), Kenski (2012), Lemos (2009a, 2009b), on digital culture, and studies on BNCC from Araújo (2020), Cássio (2019), Coscarelli and Ribeiro (2021), Nascimento and Araújo (2017), among others. The methodology undertaken is characterized as documentary, qualitative and interpretive in nature, in which we conceive the BNCC-EM as a document-monument and concrete statement. The corpus of analysis consists of excerpts from the BNCC-EM text, from the area of Languages and its Technologies and from the curricular component of Portuguese Language. The analysis is organized into three sections aimed at understanding the conception of digital culture underlying the BNCC-EM, how the guidelines are orchestrated and for who they are intended. The data reveal that there is evidence of a conception of digital culture as a language and space for language construction. The treatment of digital culture is offered in the curricular component of Portuguese language, from the fields of social action, with greater emphasis on the journalistic- media field, to the detriment of the fields of personal life and the artistic-literary. Such an organization is designed with contemporary youth in mind as dynamic, plural and heterogeneous social categories present in the EM, aimed at training for work and the integral training of subjects, in addition to considering the teachers, who are left with great challenges that reveal modes of conception. and treatment of digital culture within the scope of the MS. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27729
dc.date.accessioned 2022-11-04T18:38:58Z
dc.date.available 2022-11-04
dc.date.available 2022-11-04T18:38:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Cultura digital - juventudes pt_BR
dc.subject Estudos linguísticos pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) pt_BR
dc.subject Portuguese language - study and teaching pt_BR
dc.subject Digital culture - youth pt_BR
dc.subject Linguistic studies pt_BR
dc.subject National Common Curriculum Base for High School (BNCC-EM) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Dnalda Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital culture, Portuguese language teaching and youth: the BNCC of high school in focus. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Dnalda Pereira da. Cultura digital, ensino de língua portuguesa e juventudes: a BNCC do ensino médio em foco. 2022. 162 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27729 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta