DSpace/Manakin Repository

A contribuição da educação dos assentados(as) da reforma agrária do Território do Litoral Sul da Bahia: a experiência do Assentamento Dom Hélder.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 MENEZES, Marilda Aparecida de.
dc.contributor.referee1ID MENEZES, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 REIS, Edmerson dos Santos.
dc.contributor.referee2ID REIS, E. S. pt_BR
dc.description.resumo No intuito de entender as dinâmicas relativas aos processos de desenvolvimento sustentável do Território litoral sul da Bahia, este estudo amplia o foco de análise sobre a educação nos assentamentos de reforma agrária desse território, especialmente no assentamento D. Hélder. Desse modo, os processos educativos em pauta nos assentamentos do território, apresentam-se como um importante viés da sustentabilidade, podendo ser compreendido como uma forte estratégia para o desenvolvimento rural sustentável já que a maioria das pesquisas existentes sobre a sustentabilidade rural nesse território, tem foco no econômico, sendo costumeiramente, a educação excluída das amostras tradicionalmente estudadas nessa perspectiva. Os resultados obtidos até o presente momento da pesquisa, apontam para a importância de olhar o território, como um “todo” , ou seja, como um tecido social, com relações de bases históricas, política, educacional, cultural que vão além da análise econômica Através da pesquisa participante com os atores e atrizes do assentamento D. Hélder do Território Litoral Sul, foi possível identificar as diferentes contribuições que a Educação traz para a organização dos assentados na perspectiva do Desenvolvimento Rural Sustentável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia rural pt_BR
dc.title A contribuição da educação dos assentados(as) da reforma agrária do Território do Litoral Sul da Bahia: a experiência do Assentamento Dom Hélder. pt_BR
dc.date.issued 2007-11
dc.description.abstract In order to understand the dynamics on procedures for the sustainable development of the Territory coast south of Bahia, this study broadens the focus of analysis on education in agrarian reform settlements of this area, especially in the settlement D. Hélder. Thus, the educational processes in Tariff settlements in the territory, presenting itself as a major bias of sustainability and can be understood as a strong strategy for sustainable rural development since most of the existing research on rural sustainability in the territory, has focus on economic, and normally, education traditionally excluded from the samples studied in this perspective. The results so far of the search, point to the importance of looking at the area as a "whole", or as a social fabric, with relations of bases historical, political, educational, cultural beyond economic analysis . Through research participant with the actors and actresses of the settlement D. Hélder the Territory South Coast, it was possible to identify the different contributions that the Education brings to the organization of settlers from the perspective of the Sustainable Rural Development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27740
dc.date.accessioned 2022-11-07T15:27:22Z
dc.date.available 2022-11-07
dc.date.available 2022-11-07T15:27:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Assentamentos da reforma agrária - educação pt_BR
dc.subject Assentados da reforma agrária pt_BR
dc.subject Litoral Sul da Bahia - território da reforma agrária pt_BR
dc.subject Educação em assentamentos rurais pt_BR
dc.subject Assentamento Dom Hélder pt_BR
dc.subject Território Litoral Sul da Bahia pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Land reform settlements - education pt_BR
dc.subject Agrarian reform settlers pt_BR
dc.subject South Coast of Bahia - territory of agrarian reform pt_BR
dc.subject Dom Hélder settlement pt_BR
dc.subject Education in rural settlements pt_BR
dc.subject South Coast Territory of Bahia pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Rita Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of the education of the settlers of the agrarian reform of the Territory of the South Coast of Bahia: the experience of the Dom Hélder Settlement. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Rita Maria de. A contribuição da educação dos assentados(as) da reforma agrária do Território do Litoral Sul da Bahia: a experiência do Assentamento Dom Hélder. 2007. 95f. (Monografia), Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27740 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta