dc.creator.ID |
SOUZA, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENEZES, Marilda Aparecida de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MENEZES, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
REIS, Edmerson dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
REIS, E. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No intuito de entender as dinâmicas relativas aos processos de
desenvolvimento sustentável do Território litoral sul da Bahia, este estudo amplia o
foco de análise sobre a educação nos assentamentos de reforma agrária desse
território, especialmente no assentamento D. Hélder. Desse modo, os processos
educativos em pauta nos assentamentos do território, apresentam-se como um
importante viés da sustentabilidade, podendo ser compreendido como uma forte
estratégia para o desenvolvimento rural sustentável já que a maioria das pesquisas
existentes sobre a sustentabilidade rural nesse território, tem foco no econômico,
sendo costumeiramente, a educação excluída das amostras tradicionalmente
estudadas nessa perspectiva. Os resultados obtidos até o presente momento da
pesquisa, apontam para a importância de olhar o território, como um “todo” , ou seja,
como um tecido social, com relações de bases históricas, política, educacional,
cultural que vão além da análise econômica Através da pesquisa participante com
os atores e atrizes do assentamento D. Hélder do Território Litoral Sul, foi possível
identificar as diferentes contribuições que a Educação traz para a organização dos
assentados na perspectiva do Desenvolvimento Rural Sustentável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia rural |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição da educação dos assentados(as) da reforma agrária do Território do Litoral Sul da Bahia: a experiência do Assentamento Dom Hélder. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-11 |
|
dc.description.abstract |
In order to understand the dynamics on procedures for the sustainable development
of the Territory coast south of Bahia, this study broadens the focus of analysis on
education in agrarian reform settlements of this area, especially in the settlement D.
Hélder. Thus, the educational processes in Tariff settlements in the territory,
presenting itself as a major bias of sustainability and can be understood as a strong
strategy for sustainable rural development since most of the existing research on
rural sustainability in the territory, has focus on economic, and normally, education
traditionally excluded from the samples studied in this perspective. The results so far
of the search, point to the importance of looking at the area as a "whole", or as a
social fabric, with relations of bases historical, political, educational, cultural beyond
economic analysis . Through research participant with the actors and actresses of
the settlement D. Hélder the Territory South Coast, it was possible to identify the
different contributions that the Education brings to the organization of settlers from
the perspective of the Sustainable Rural Development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27740 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-07T15:27:22Z |
|
dc.date.available |
2022-11-07 |
|
dc.date.available |
2022-11-07T15:27:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamentos da reforma agrária - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Assentados da reforma agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Litoral Sul da Bahia - território da reforma agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em assentamentos rurais |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamento Dom Hélder |
pt_BR |
dc.subject |
Território Litoral Sul da Bahia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Land reform settlements - education |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian reform settlers |
pt_BR |
dc.subject |
South Coast of Bahia - territory of agrarian reform |
pt_BR |
dc.subject |
Dom Hélder settlement |
pt_BR |
dc.subject |
Education in rural settlements |
pt_BR |
dc.subject |
South Coast Territory of Bahia |
pt_BR |
dc.subject |
Field Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Rita Maria de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contribution of the education of the settlers of the agrarian reform of the Territory of the South Coast of Bahia: the experience of the Dom Hélder Settlement. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Rita Maria de. A contribuição da educação dos assentados(as) da reforma agrária do Território do Litoral Sul da Bahia: a experiência do Assentamento Dom Hélder. 2007. 95f. (Monografia), Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27740 |
pt_BR |