DSpace/Manakin Repository

O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, N. M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5226699324436483 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9955034470296186 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA FILHO, João Valter.
dc.contributor.referee1ID FERREIRA FILHO, J. V. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7468979539899487 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, R. R. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1461825045855989 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Música pt_BR
dc.title O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-01
dc.description.abstract This work aims to understand the methodologies used to teach the recorder at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas-PB. This research, with a qualitative approach, characterized by the case study, had as a first step the literature review, seeking to dialogue with authors who research about the teaching of music in non-formal spaces and in religious institutions, such as Lima (2017), Amaro (2016) and Novo (2015). The second step consisted of analyzing the methods used by the institution. Then, the collection of empirical data was carried out in three stages: the application of a semi-structured questionnaire, through Google Forms, aimed at recorder students; interview with two recorder teachers, working in that school and participant observation, performed by the researcher during the classroom and remote classes. In view of the collected data, we sought to reflect and analyze them in the light of the music educators who anchor this work. As a result, the relevance of the Escola de Música Renascer em Cultura for the city of Queimadas is observed, since, in addition to the classes promoted by the institution, free events are held in order to share and socialize the activities developed. Furthermore, it was possible to notice the students' engagement in the activities promoted in person and also remotely, which took place in the online environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
dc.date.accessioned 2022-11-07T18:23:59Z
dc.date.available 2022-11-07
dc.date.available 2022-11-07T18:23:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Flauta doce - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de flauta doce - crianças pt_BR
dc.subject Educação musical - espaços não-formais pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB pt_BR
dc.subject Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura pt_BR
dc.subject Ensino-não formal de música pt_BR
dc.subject Aulas remotas - flauta doce pt_BR
dc.subject Ensino remoto de música pt_BR
dc.subject Fotos - aulas de flauta doce pt_BR
dc.subject Sweet flute - teaching pt_BR
dc.subject Recorder teaching - children pt_BR
dc.subject Music education - non-formal spaces pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB pt_BR
dc.subject Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture pt_BR
dc.subject Non-formal music teaching pt_BR
dc.subject Remote lessons - recorder pt_BR
dc.subject Remote music teaching pt_BR
dc.subject Photos - Recorder lessons pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Nayla Maria Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta