dc.creator.ID |
SILVA, N. M. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5226699324436483 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Marisa Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9955034470296186 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA FILHO, João Valter. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FERREIRA FILHO, J. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7468979539899487 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAÚJO, R. R. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1461825045855989 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta
doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa,
de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão
da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em
espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo
(2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição.
Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um
questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce;
entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação
participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente
aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram
este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em
Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição,
são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades
desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas
de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Música |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-04-01 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to understand the methodologies used to teach the recorder at the Escola de
Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas-PB. This research, with a qualitative
approach, characterized by the case study, had as a first step the literature review, seeking to
dialogue with authors who research about the teaching of music in non-formal spaces and in
religious institutions, such as Lima (2017), Amaro (2016) and Novo (2015). The second step
consisted of analyzing the methods used by the institution. Then, the collection of empirical
data was carried out in three stages: the application of a semi-structured questionnaire, through
Google Forms, aimed at recorder students; interview with two recorder teachers, working in
that school and participant observation, performed by the researcher during the classroom and
remote classes. In view of the collected data, we sought to reflect and analyze them in the light
of the music educators who anchor this work. As a result, the relevance of the Escola de Música
Renascer em Cultura for the city of Queimadas is observed, since, in addition to the classes
promoted by the institution, free events are held in order to share and socialize the activities
developed. Furthermore, it was possible to notice the students' engagement in the activities
promoted in person and also remotely, which took place in the online environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-07T18:23:59Z |
|
dc.date.available |
2022-11-07 |
|
dc.date.available |
2022-11-07T18:23:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Flauta doce - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de flauta doce - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Educação musical - espaços não-formais |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-não formal de música |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas remotas - flauta doce |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto de música |
pt_BR |
dc.subject |
Fotos - aulas de flauta doce |
pt_BR |
dc.subject |
Sweet flute - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Recorder teaching - children |
pt_BR |
dc.subject |
Music education - non-formal spaces |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Non-formal music teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Remote lessons - recorder |
pt_BR |
dc.subject |
Remote music teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Photos - Recorder lessons |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Nayla Maria Gomes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741 |
pt_BR |