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A inclusão de educandos(as) com necessidades educativas especiais no Território do Sertão do Canindé: desafios das políticas educacionais do campo.

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dc.creator.ID FERNANDES, G. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Rosalva Dias da.
dc.contributor.referee2 LEAL, Fernanda de lourdes.
dc.description.resumo Este trabalho teve como finalidade compreender a situação da Educação Especial nos Assentamentos do Município de Caridade, no território do Sertão do Canindé. As dificuldades para a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais nas Escolas do Campo do Município foram evidenciadas durante a pesquisa. Nosso trabalho sinaliza a carência de pesquisa no campo da Educação Inclusiva, e a sugestão de mudanças na prática social e educacional em relação à pessoa com deficiência. A educação inclusiva requer investimentos, políticas sociais e educacionais permanentes que não se restrinjam a uma conjuntura apenas administrativa de um governo, mas que seja incorporada como política pública, o que vem sendo reivindicado pelas organizações da sociedade civil do Município e do Território, inclusive na inclusão deste debate nos colegiados territoriais e no Plano Territorial de Desenvolvimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A inclusão de educandos(as) com necessidades educativas especiais no Território do Sertão do Canindé: desafios das políticas educacionais do campo. pt_BR
dc.date.issued 2007-11-21
dc.description.abstract This work was aimed at understanding the situation of the Special Education Settlements in the municipality of Charity, in the territory of the Sertão Canindé. The difficulties for the inclusion of people with special educational needs in the Schools Field of the Borough, were highlighted during the search. Our work signals to the lack of research in the field of Inclusive Education, and with the change in social practice and education in relation to the person with a disability. Inclusive education requires investment, social and educational standing policies that do not restrict the administrative just an environment of a govemment, the more that is incorporated as public policy, which is being reinvidicado by civil society organizations of the Municipality and the Territory, including in inclusion of this debate in colegiados territorial and Territorial Development Plan. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27749
dc.date.accessioned 2022-11-07T22:19:50Z
dc.date.available 2022-11-07
dc.date.available 2022-11-07T22:19:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desenvolvimento rural sustentável pt_BR
dc.subject Sociologia rural pt_BR
dc.subject Desenvolvimento territorial pt_BR
dc.subject Território do Sertão do Canindé pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Necessidades educativas especiais pt_BR
dc.subject Políticas educacionais do campo pt_BR
dc.subject Assentamentos da reforma agrária pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Plano territorial de desenvolvimento pt_BR
dc.subject Caridade – CE – Educação do Campo pt_BR
dc.subject Sustainable rural development pt_BR
dc.subject Sociology rural pt_BR
dc.subject Territorial development pt_BR
dc.subject Territory of the Sertão do Canindé pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Education Special pt_BR
dc.subject Special educational needs pt_BR
dc.subject Rural educational policies pt_BR
dc.subject Settlements of land reform pt_BR
dc.subject Educational Inclusion pt_BR
dc.subject Plan territorial development pt_BR
dc.subject Charity - EC - Field Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Gerusa Maria de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The inclusion of students with special educational needs in the Sertão do Canindé Territory: challenges for rural educational policies. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Gerusa Maria de Souza. A inclusão de educandos(as) com necessidades educativas especiais no Território do Sertão do Canindé: desafios das políticas educacionais do campo. 2007. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS). Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27749 pt_BR


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