dc.creator.ID |
FERNANDES, G. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Rosalva Dias da. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEAL, Fernanda de lourdes. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como finalidade compreender a situação da Educação Especial nos
Assentamentos do Município de Caridade, no território do Sertão do Canindé. As
dificuldades para a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais nas
Escolas do Campo do Município foram evidenciadas durante a pesquisa. Nosso trabalho
sinaliza a carência de pesquisa no campo da Educação Inclusiva, e a sugestão de
mudanças na prática social e educacional em relação à pessoa com deficiência. A
educação inclusiva requer investimentos, políticas sociais e educacionais permanentes
que não se restrinjam a uma conjuntura apenas administrativa de um governo, mas que
seja incorporada como política pública, o que vem sendo reivindicado pelas
organizações da sociedade civil do Município e do Território, inclusive na inclusão
deste debate nos colegiados territoriais e no Plano Territorial de Desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão de educandos(as) com necessidades educativas especiais no Território do Sertão do Canindé: desafios das políticas educacionais do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-11-21 |
|
dc.description.abstract |
This work was aimed at understanding the situation of the Special Education
Settlements in the municipality of Charity, in the territory of the Sertão Canindé. The
difficulties for the inclusion of people with special educational needs in the Schools
Field of the Borough, were highlighted during the search. Our work signals to the lack
of research in the field of Inclusive Education, and with the change in social practice
and education in relation to the person with a disability. Inclusive education requires
investment, social and educational standing policies that do not restrict the
administrative just an environment of a govemment, the more that is incorporated as
public policy, which is being reinvidicado by civil society organizations of the
Municipality and the Territory, including in inclusion of this debate in colegiados
territorial and Territorial Development Plan. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27749 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-07T22:19:50Z |
|
dc.date.available |
2022-11-07 |
|
dc.date.available |
2022-11-07T22:19:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento rural sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia rural |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento territorial |
pt_BR |
dc.subject |
Território do Sertão do Canindé |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Necessidades educativas especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas educacionais do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamentos da reforma agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Plano territorial de desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Caridade – CE – Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable rural development |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology rural |
pt_BR |
dc.subject |
Territorial development |
pt_BR |
dc.subject |
Territory of the Sertão do Canindé |
pt_BR |
dc.subject |
Field Education |
pt_BR |
dc.subject |
Education Special |
pt_BR |
dc.subject |
Special educational needs |
pt_BR |
dc.subject |
Rural educational policies |
pt_BR |
dc.subject |
Settlements of land reform |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Plan territorial development |
pt_BR |
dc.subject |
Charity - EC - Field Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Gerusa Maria de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The inclusion of students with special educational needs in the Sertão do Canindé Territory: challenges for rural educational policies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Gerusa Maria de Souza. A inclusão de educandos(as) com necessidades educativas especiais no Território do Sertão do Canindé: desafios das políticas educacionais do campo. 2007. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS). Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27749 |
pt_BR |