dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como tema: Autoestima e Relação Professor-alunos: Influências para Aprendizagem Escolar. Tendo como objetivo geral: Analisar situações causadoras de bem- estar, vivenciadas em sala de aula, que originam a autoestima do/a aluno/a e a contribuição para a aprendizagem escolar, segundo professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos objetivos específicos: Compreender como as relações entre professores/as e alunos/as acontecem no âmbito escolar e as contribuições para a construção da autoestima na criança; descrever como essas contribuições são consideradas relevantes para o processo ensino e aprendizagem e discutir a relevância da autoestima da criança, a partir da perspectiva de professores/as. O trabalho foi produzido mediante as ideias dos seguintes autores: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), dentre outros. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual utilizamos a técnica de entrevistas não estruturada com professoras do 1º, 2º e 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Na análise de dados, compreendemos a relevância das relações entre professor-alunos no desenvolvimento da criança em sala de aula, proporcionando fatores causadores de bem-estar que beneficiam de forma significativa a construção da autoestima do aluno, consequentemente a sua aprendizagem escolar. Por fim, observamos que o âmbito escolar se torna um espaço de interações entre professores e alunos, gerando inúmeros fatores influenciadores para a construção da autoestima dos alunos, a partir da motivação e melhorias em seus desempenhos escolares durante o processo de ensino- aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-25 |
|
dc.description.abstract |
This present work has as theme: Self-esteem and Teacher-students Relation: Influences to the School Learning. Has as general objective: Analyze causing situations of well-being, experienced in classroom, who origins the self-esteem of the student and the contribution to the school learning, according to Early Years’ Elementary School teachers. In the specific objectives: Understand how the relations between teachers and students happen in the school’s environment and the contributions to the self-esteem’s construction in the child; describe how these contributions are considered relevant to the teaching and learning process and discuss child’s self-esteem relevance, from the perspective of the teachers. This work was produced through the ideas of the following authors: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), and many others. This research has a qualitative approach, which we used the unstructured interviews technique with 1st, 2nd and 3rd grade Early Years’ Elementary School teachers. In data analysis, we understand the relevance between teacher-students’ relations in the develop of the child in classroom, providing well-being causing factors that benefits in a significant way the construction of student’s self-esteem, consequently his school learning. Finally, we observe that the school environment become a space of interactions between teachers and students, generating numerous influencing factors to the students’ self-esteem construction, through motivation and improvements in their school performances during the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27755 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-08T11:49:18Z |
|
dc.date.available |
2022-11-08 |
|
dc.date.available |
2022-11-08T11:49:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relações escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Relações interpessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Autoestima |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
School relations |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Student |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Interpersonal relationships |
pt_BR |
dc.subject |
Self esteem |
pt_BR |
dc.subject |
Classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIANA, Cícera Amanda Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Self-esteem and teacher-student relationship: influences for school learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIANA, Cicera Amanda Pereira. Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar. 2022. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |