DSpace/Manakin Repository

Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/0279061675176429 pt_BR
dc.creator.Lattes BELO, S. P. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo O trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-28
dc.description.abstract The work highlights the importance of democratic-participatory management for quality teaching and learning in public schools. Interest in the subject arose with the following question: what can school management do to improve teaching and learning in public schools? Is there a type of management that would support the practice of management with better quality? The general objective is: To analyze the ways in which democratic-participatory management in public schools can contribute to the quality of student learning. And the specific objectives: To elaborate a literature review about democratic-participatory management and its imbrications in the quality of student learning; conceptually circumscribe the learning quality category; Identify by which factors teaching and learning take place and their challenges in relation to quality student learning; Reflect on the social function of public schools and how democratic-participatory management can contribute to the achievement of such a function. In the theoretical framework, books that talk about school management, public school, participation, democratic school management and the social function of the school were analyzed, with authors such as Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) and Freire (2021). Bibliographic research was used, of a basic nature and with a qualitative approach. In view of all the analysis of the works, it was concluded that democratic-Participative management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768
dc.date.accessioned 2022-11-08T19:54:46Z
dc.date.available 2022-11-08
dc.date.available 2022-11-08T19:54:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Gestão democrático-participativa pt_BR
dc.subject Qualidade na aprendizagem pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Democratic-participatory management in a public school and its implications for the quality of student learning. pt_BR
dc.identifier.citation BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta