dc.creator.ID |
LEANDRO, A. L. A. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CANIELLO, Marcio de Matos. |
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dc.contributor.advisor1ID |
CANIELLO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5638765647804887 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JUNQUEIRA, Lilia Maria. |
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dc.contributor.referee1ID |
JUNQUEIRA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
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dc.contributor.referee2ID |
MONTENEGRO, R. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8133743224166765 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
DUQUÉ, Ghislaine. |
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dc.contributor.referee3ID |
DUQUÉ, G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7521461209347681 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
GUERRA, Lemuel Dourado. |
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dc.contributor.referee4ID |
GUERRA, L. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente tese procura refletir sobre a trajetória de um grupo de meninos órfãos do
movimento denominado Pau de Colher ocorrido em 1938, no Norte da Bahia. A
referenda empírica e o grupo de trinta e duas crianças retiradas de sua região de origem
e colocadas, pelo Estado, por um longo tempo, na liminaridade. A compreensão dessa
trajetória e. nesta, a organização, pelos órfãos de sua communitas, não pretende
restringir-se a uma trajetória desprovida de sentido e nem a um período de suspensão de
papeis cujo cotidiano tenha sido superficial, banal ou um refugio para o desencanto.
Assim, o cotidiano da liminaridade, a qual foram colocados, indica uma produção social
na qual a memoria, com aparato do ethos, foi estrategia dos órfãos para manutenção da
pertença. O entendimento da memoria, como questão sociológica, nesta tese, pretende
apontar sua função não só social, mas interventora no processo de constituição de um
caminho de volta para órfãos que, no isolamento, se agarraram a ela para se manterem
indivíduos. Esse aspecto e o eixo norteador da analise que farei a seguir, do rito de
passagem dos órfãos de Pau de Colher e, para tanto, trato memoria, para alem de seus
adjetivos, não importa, foi capaz de ser evocada e desenhar um cotidiano liminar
efervescente. Apontou, assim, a possibilidade, através da memoria, conhecimento do
detalhe, da singularidade em lugares pouco prováveis como sentimento, amor, orgulho,
honra étnica e o papel da memoria nas praticas e instituições da sociedade. O cotidiano
vivido pelos trinta e dois órfãos de Pau de Colher na Escola de Menores, Instituto de
Preservação e Reforma, em Salvador, e defendido, neste trabalho, como o lugar de
formação da communitas do grupo, lugar-depositário do ethos, apos a repressão sofrida
pelos pais e consequente intervenção do Estado na acao de deslocamento das crianças
para aquele instituto. As narrativas, referenciadas pela memoria do grupo, discorrem
sobre a terra, seus ancestrais, a honra, a luta pela recuperação da dignidade, respeito e
retorno a terra de origem. O dia a dia vivenciado pelos órfãos, na Escola de Menores,
tecido de varias maneiras, constituiu-se como desafio e luta permanente objetivando
fazer a "viagem de volta" a sua terra, na qual, triunfantes, se conciliaram com sua gente,
com sua própria historia. O estudo aqui proposto e parte do mote - "Drama, morte e
vida dos órfãos de Pau de Colher: rito, memoria e identidade e pleiteia a ideia que
segue. Os órfãos foram subtraídos do convívio social e cultural do qual faziam parte.
Permaneceram por um longo tempo na liminaridade. Por outro lado se inseriram numa
communitas, que asseveramos concebida no Instituto de Preservação e Reforma, lugar
que se consistiu no depositário do seu ethos. Entretanto, mas do que um rito de
passagem, o que a historia dos órfãos mostra, e um resgate da dignidade perdida, posto
que subtraída pela repressão, vai sendo consolidada no desejo de retornar, pelo amor a
terra e aos ancestrais. Percorremos o deslocamento, a agregação e o regresso que as
crianças traçaram tornou possível, a este trabalho, sair da letra fria, desapaixonada e
dogmática do documento oficial. Por aqui, foi possível trilhar um dos significados
principais da experiencia que os órfãos vivenciaram, nessa trajetória, especificamente na
escola, fortalecida pela vontade de fazer a viagem de volta a terra que acreditavam
terem enterrado sua alma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Drama, morte e vida dos órfãos de Pau de Colher: rito, memória e identidade - uma história do percurso de voltar à terra. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-12-12 |
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dc.description.abstract |
This thesis pursues to reflect about the trajectory of a group of orphan boys of a
movement denominated Pau Colher occurred in 1938, in the northern of Bahia. The
empirical reference is the group of thirty-two children taken from their region of origin
and placed, by the Government, for a long time, in the liminaridade. The understanding
of such a trajectory and, in it, the organization, by the orphans of its communitas,
doesn't intend to be limited to a trajectory unprovided of meaning and doesn't even
intend at a period of suspension of roles whose everyday has been superficial, banal or
an escape to a disillusion. Thus, the nowadays of the liminaridade, in this study, shows
a social production in which the memory with the apparatus of the ethos was the
orphans' strategy for the maintanance of their origin. The understanding of the memory
as a socio-anthropological matter, in this thesis, intends to point out its function not only
as social, but also of intervention in the constitution process of a way back for the
orphans that, in the isolation, get hold of the memory in order to keep being individuals.
That aspect is the orientation axle of the analysis, and of the passage rite of the orphans
of Pau de Colher to which I am directing as follows and, for so much, the collective
memory was able to be evocated and draw a strong preliminary quotidian life in the
orphans trajectory. Thus, a possibility was showed, through the memory, detail
awareness, uniqueness in little probable places such as love, pride, ethical, and honor,
the memory role in the practices and institutions of society and its social role. The
quotidian life of the thirty-two orphans of Pau de Colher, at the Escola de Menores,
denominated afterwards, Institute of Preservation and Reform, in Salvador is defined, in
this work, as a place of formation of the communitas of the group, depository place of
the ethos, after the repression undergone by their parents and consequently by the
Government in the action of the children's dislodgement for that institute. The
narratives, as references of the group's memory, discourse about the land, their
tradition, honor, and fight for recovering their dignity, respect and return to their land of
origin. The day by day lived by the orphans, at the Escola de Menores, composed of
thousand ways, was constituted of a challenge and permanent fight viewing to take the
"trip back" to their homeland, in which, triumphant, they would make up with their
people, with their own history. The study hereby suggested is part of the mote -
"Drama, death and life of the orphans of Pau de Colher: rite, memory, and identity in
the history of the course of getting back to the homeland and plead the following idea.
The orphans were subtracted from the cultural and social acquaintance they took part.
They remained for a long time in the liminaridade. On the other hand, got inserted in a
communitas, which we assure was conceived in the Institute of Preservation and
Reform, place where got constituted in the depository of their ethos. Therefore, more
than a passage rite, what the history of the orphans shows is a rescue of the lost dignity,
as long as subtracted from the repression, goes being consolidated in the desire of
returning, for the love for the homeland and for their ancestors. I have gone through the
dislodgement way, the aggregation and the return the children traced, what made it
possible get out of the insignificance, with no affection and dogmatic of the official
document. Here, it has been possible plan one of the main meanings of the experience
that the orphans had through that trajectory, specifically at school, strengthened by the
will of taking the trip back to the land where they believed they had buried their souls. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27769 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-08T21:36:11Z |
|
dc.date.available |
2022-11-08 |
|
dc.date.available |
2022-11-08T21:36:11Z |
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dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Órfãos |
pt_BR |
dc.subject |
Pau de Colher - movimento messiânico - BA |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Liminaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Rito |
pt_BR |
dc.subject |
Comunistas |
pt_BR |
dc.subject |
Ethos |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento Pau de Colher - BA |
pt_BR |
dc.subject |
Orphans |
pt_BR |
dc.subject |
Spoon stick - messianic movement - BA |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Liminality |
pt_BR |
dc.subject |
Identity |
pt_BR |
dc.subject |
Rite |
pt_BR |
dc.subject |
Communists |
pt_BR |
dc.subject |
Pau de Colher Movement - BA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEANDRO, Ana Lucia Aguiar Lopes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Drama, death and life of the orphans of Pau de Colher: rite, memory and identity - a story of the journey back to earth. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEANDRO, Ana Lúcia Aguiar Lopes. Drama, morte e vida dos órfãos de Pau de Colher: rito, memória e identidade - uma história do percurso de voltar à terra. 2008. 374f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27769 |
pt_BR |
dc.description.resume |
La presente these propose une reflexion sur la trajeetoire d'un groupe d'orphelins du
mouvement denomme Pau de Colher en 1938, dans le Nord de PEtat de Bahia au
Bresil.La reference empirique est un groupe de trente-deux enfants retires de leur region
d'origine et places par l'Etat pour une longue periode de temps, dans la liminaridade.
La comprehension de cette trajeetoire et, en son sein, de l'organisation par les orphelins
d'une communitas, ne pretend ni se restreindre a une trajeetoire depourvue de sens, ni a
une periode de suspension de roles dont le quotidien eut ete superficiel, banal ou un
refuge pour le desenchantement. Ainsi, le quotidien de la liminaridade indique dans
cette etude une production sociale dans laquelle la memoire comme appareil de Vethos
fut une strategie des orphelins pour le maintien d'une appartenance. La comprehension
de la memoire comme question socio-anthropologique pretend dans cette these se
realiser non seulement par l'etude de sa fonction sociale mais aussi par celle du
processus de constitution d'un chemin de retour pour les orphelins qui, dans leur
isolement, se raccrochent a celle-ci pour rester des individus. Cet aspect est Paxe central
de P analyse realisee. Une attention particuliere est accordee au rite de passage des
orphelins du Pau de Colher : la memoire collective a en effet ete capable d'etre evoquee
et de dessiner un quotidien liminaire effervescent dans la trajeetoire des orphelins.
Nous soulignons ainsi la possibilite, a travers la memoire, connaissance du detail, de la
singularite des lieux peu probables comme le sentiment, P amour, la fierte, 1'honneur
ethnique, le role de la memoire dans les pratiques et les institutions de la societe et leur
fonction sociale. Le quotidien vecu par les trente-deux orphelins du Pau de Colher, dans
FEcole pour Mineurs a Salvador, plus tard rebaptisee Institut de Preservation et de
Reforme, est defendu dans ce travail comme lieu de formation de la communitas du
groupe, lieu depositaire de Vethos, apres la repression dont ont souffert les parents et
l'intervention consecutive de l'Etat de placement des enfants dans cet institut.
Les narrations, referencees par la memoire du groupe, discourent sur la terre, la
tradition, Phormeur, la lutte pour la recuperation de la dignite, le respect de la terre
d'origine. Le jour-le-jour vecu par les orphelins dans FEcole pour Mineurs, tisse de
diverses manieres, s'est constitue comme un defi et une lutte permanente ayant pour
objectif de faire le «voyage de retour» a leur terre, ou, triomphants, ils se
reconcilieraient avec leurs proches, avec leur propre histoire. L'etude proposee ici est
partie prenante du slogan - « drame, mort et vie des orphelins du Pau de Colher : rite,
memoire et identite dans l'histoire du parcours de retour a la terre » et soutient Pidee
qui suit. Les orphelins ont ete soustraits du milieu social et culturel duquel ils faisaient
partie. Ils sont restes pendant longtemps dans la liminaridade. D'autre part, ils se sont
inseres dans une communitas, que nous affirmons concue dans F Institut de Preservation
et de Reforme, lieu qui se constitue comme depositaire de V ethos. Entretemps, plus
qu'un rite de passage, ce que l'histoire des orphelins montre, e'est que le sauvetage de
la dignite perdue, soustraite par la repression, va se consolider dans le desir de retour,
dans Famour de la terre et des ancetres. Nous parcourons le deplacement, Pagregation
et la regression que les enfants ont traces, ce qui a leurs a permis de fuir de la lettre
froide, depassionnee et dogmatique du document officiel. Par ce biais, i l a ete possible
de creer un des signifiants principaux de Fexperience que les orphelins ont vecu dans
cette trajeetoire, speeialement a FEcole, fortifiee par la volonte de faire un voyage de
retour a une terre dont ils croyaient qu'elle abritait leur ame. |
pt_BR |