dc.creator.ID |
LINHARES, F. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3506949602892739 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Wellington Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, W. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6396433371553145 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Natã Morais de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, N. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FRANÇA, Marconi Luiz. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FRANÇA, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1958756276820839 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este projeto propõe o desenvolvimento de um brinquedo que possibilita
a inclusão de crianças com deficiência visual na brincadeira através
da exploração do design multissensorial, abordando os princípios
do design universal. Trata-se de um brinquedo para playground que
permite a interação dessas crianças juntamente com outras que não
possuem deficiência. Sendo assim, o projeto não se limita ao uso exclusivo
dessas, mas permite que as mesmas interajam e desenvolvam
suas relações pessoais com as demais, que também farão uso do brinquedo
de forma igualitária.
São muitos os problemas enfrentados pela criança que não pode ver.
Fazer parte de atividades como brincadeiras é mais uma delas. Isso
pode resultar em baixa autoestima e reclusão desses indivíduos da
sociedade, e a ausência de brinquedos ou equipamentos que estimulem
essas crianças a interagirem com as demais tendem a retraí-las a
um grupo restrito.
As limitação da deficiência não podem ser negadas, mas podem ser
amenizadas com equipamentos, serviços, produtos e/ou atitudes que
incluam essas pessoas aos demais grupos da sociedade. Assim,
neste trabalho de conclusão de curso, apresenta-se uma proposta de
projeto de um brinquedo para playground que explora aspetos multissensoriais
que permitem brincadeiras além daquelas percebidas primordialmente
pela visão.
O intuito do brinquedo é possibilitar que crianças com deficiência visual
brinquem em conjunto com aquelas que não possuem tal deficiência.
Para isso, a proposta respeita normas técnicas de segurança
aliadas aos aspectos do design universal e elementos estéticos de
modo que o brinquedo seja interessante e convidativo para qualquer
criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Brinquedo multissensorial de uso coletivo para playground. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27796 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-09T22:10:29Z |
|
dc.date.available |
2022-11-09 |
|
dc.date.available |
2022-11-09T22:10:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Brinquedo multissensorial para playground |
pt_BR |
dc.subject |
Playground - brinquedo multissensorial |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência visual - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Brinquedo inclusivo |
pt_BR |
dc.subject |
Design emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Análise ergonômica |
pt_BR |
dc.subject |
Multisensory playground toy |
pt_BR |
dc.subject |
Playground - multisensory toy |
pt_BR |
dc.subject |
Visual impairment - children |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired children |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive toy |
pt_BR |
dc.subject |
Emotional design |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomic analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LINHARES, Fernando de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multisensory toy for collective use for playground. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LINHARES, Fernando de Oliveira. Brinquedo multissensorial de uso coletivo para playground. 2015. 122f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27796 |
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