DSpace/Manakin Repository

Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0713419575434306 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOTTA, Rodrigo Leoncio.
dc.contributor.advisor1ID MOTTA, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1870196824858151 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Glielson Nepomuceno.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, G. N. pt_BR
dc.contributor.referee2 GUEDES, João Batista.
dc.contributor.referee2ID GUEDES, J. B. pt_BR
dc.description.resumo O mobiliário escolar é uma estrutura que acompanha os indivíduos durante um extenso período de suas vidas. Exerce grande influência sobre aspectos da aprendizagem e sobre o desenvolvimento orgânico do ser humano. Com um expediente de no mínimo 20 horas por semana a partir do ensino fun- damental, os usuários destes produtos estão sujeitos a problemas decor- rentes de posturas erradas adotadas, intrinsecamente relacionadas ao mo- biliário utilizado, e por passarem quase a totalidade deste período de 4h por dia sentados. Os problemas mais recorrentes incluem complicações posturais, desatenção e excesso de peso. Este projeto propõe a criação de um mobiliário que permita às crianças de idades entre 7 e 12 anos (faixa etária predominante no ensino fundamental) possam adotar posturas em pé em algumas aulas durante o expediente le- tivo. Carteiras verticais vêm se popularizando em ambientes como escritó- rios e fábricas, mas ainda há um número ínfimo de estudos acerca de pro- dutos desta categoria voltados especificamente ao público infantil. O trabalho apresenta pesquisas iniciais para embasamento teórico, levan- tamento de dados acerca do tema, dos potenciais usuários, dos produtos existentes no mercado que pertencem a esta categoria, metodologia apli- cada na de geração de ideias, estudos sobre os elementos sensíveis no pro- duto e detalhamento técnico. Como resultado, um móvel lúdico, de expressiva facilidade de uso e manu- seio, com sistemas de ajustes para se adequar às estaturas dos usuários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798
dc.date.accessioned 2022-11-09T22:38:07Z
dc.date.available 2022-11-09
dc.date.available 2022-11-09T22:38:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mobiliário infantil pt_BR
dc.subject Mobiliário escolar pt_BR
dc.subject Cadeira vertical pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - mobiliário pt_BR
dc.subject Projeto de produto pt_BR
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Children's furniture pt_BR
dc.subject Upright chair pt_BR
dc.subject Elementary school - furniture pt_BR
dc.subject Product design pt_BR
dc.subject Ergonomics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Janne Aline Marcelino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's furniture for standing postures during elementary school class hours. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Janne Aline Marcelino. Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental. 2015. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta