dc.creator.ID |
SILVA, J. A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0713419575434306 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOTTA, Rodrigo Leoncio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOTTA, R. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1870196824858151 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTENEGRO, Glielson Nepomuceno. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MONTENEGRO, G. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GUEDES, João Batista. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GUEDES, J. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O mobiliário escolar é uma estrutura que acompanha os indivíduos durante
um extenso período de suas vidas. Exerce grande influência sobre aspectos
da aprendizagem e sobre o desenvolvimento orgânico do ser humano. Com
um expediente de no mínimo 20 horas por semana a partir do ensino fun-
damental, os usuários destes produtos estão sujeitos a problemas decor-
rentes de posturas erradas adotadas, intrinsecamente relacionadas ao mo-
biliário utilizado, e por passarem quase a totalidade deste período de 4h
por dia sentados. Os problemas mais recorrentes incluem complicações
posturais, desatenção e excesso de peso.
Este projeto propõe a criação de um mobiliário que permita às crianças de
idades entre 7 e 12 anos (faixa etária predominante no ensino fundamental)
possam adotar posturas em pé em algumas aulas durante o expediente le-
tivo. Carteiras verticais vêm se popularizando em ambientes como escritó-
rios e fábricas, mas ainda há um número ínfimo de estudos acerca de pro-
dutos desta categoria voltados especificamente ao público infantil.
O trabalho apresenta pesquisas iniciais para embasamento teórico, levan-
tamento de dados acerca do tema, dos potenciais usuários, dos produtos
existentes no mercado que pertencem a esta categoria, metodologia apli-
cada na de geração de ideias, estudos sobre os elementos sensíveis no pro-
duto e detalhamento técnico.
Como resultado, um móvel lúdico, de expressiva facilidade de uso e manu-
seio, com sistemas de ajustes para se adequar às estaturas dos usuários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-09T22:38:07Z |
|
dc.date.available |
2022-11-09 |
|
dc.date.available |
2022-11-09T22:38:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mobiliário infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Mobiliário escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Cadeira vertical |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - mobiliário |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de produto |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Children's furniture |
pt_BR |
dc.subject |
Upright chair |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - furniture |
pt_BR |
dc.subject |
Product design |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Janne Aline Marcelino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's furniture for standing postures during elementary school class hours. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Janne Aline Marcelino. Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental. 2015. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798 |
pt_BR |