DSpace/Manakin Repository

Processo de ensino e aprendizagem na educação infantil no contexto da pandemia da COVID-19.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, D. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9413081165251813 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Dorgival Goncalves.
dc.description.resumo Neste estudo monográfico temos como ponto de partida o seguinte questionamento: Como famílias e docentes têm lidado com o fenômeno da pandemia da Covid-19 nas aulas remotas, considerando o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil? Para o objetivo geral temos: analisar a organização das famílias e docentes com relação ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, no período do ensino remoto na pandemia da Covid-19 e nos objetivos específicos: refletir como estão sendo preparadas e ministradas as aulas remotas na Educação Infantil; discutir se o ensino remoto tem favorecido a aprendizagem, a partir da perspectiva de famílias e docentes que acompanham crianças na Educação Infantil e compreender os principais problemas das famílias e docentes, causadores e causados, a partir das aulas remotas. Na elaboração do referencial teórico nos baseamos em estudos dos autores: Araújo, Moreira e Soares (2021); Badin, Pedersetti e Silva (2020); Barbosa (2006); Hackenhaar e Grandi (2020); Kirchner (2020); Leal (2021); Moreira, Paim e Barreto (2021); Rinaldi (2012); Santos e Varandas (2021); Valle (2020); Zabalza (1998), entre outros, também foram consultados documentos oficiais de ensino, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Base Nacional Comum Curricular (2018), Referencial curricular nacional para a Educação Infantil (1998), Parecer CNE/CP Pnº 05/2020 (2020), e outros. Para tanto, utilizamos uma pesquisa semiestruturada, com seis questões, que foram direcionadas a seis docentes da Educação Infantil. A partir das análises e reflexões efetuadas vimos que a Educação Infantil foi o seguimento educacional mais prejudicado pelo ensino remoto, mesmo diante dos muitos esforços feitos pelos docentes, no entanto, percebemos, ainda, que as principais lacunas causadas pelo ensino remoto foram ocasionadas pela falta de políticas públicas que visasse melhorias no ensino remoto e condições de conectividade para todos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Processo de ensino e aprendizagem na educação infantil no contexto da pandemia da COVID-19. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract In this monographic study we have as the starting point the following question: How families and teachers have dealt with the Covid-19 pandemic phenomenon in the remote classes, considering the teaching and learning process in the Early Childhood Education? For the general objective we have: analyze the organization of the families and teachers in relation to the teaching and learning process in the Early Childhood Education, in the remote teaching period at Covid-19 pandemic and the specific objectives: reflect how remote classes are being prepared and taught in the Early Childhood Education; discuss whether the remote teaching has favored the learning, from the families and teachers’ perspective who assist the kids in the Early Childhood Education and understand the main problems of the families and teachers, causing and caused, from the remote classes. In the theoretical framework elaboration, we based in the studies of the authors: Araújo, Moreira and Soares (2021); Badin, Pedersetti and Silva (2020); Barbosa (2006); Hackenhaar and Grandi (2020); Kirchner (2020); Leal (2021); Moreira, Paim and Barreto (2021); Rinaldi (2012); Santos and Varandas (2021); Valle (2020); Zabalza (1998), and many others, teaching official documents were consulted too, like: Law of the National Education Directives and Bases (1996) (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Common National Curriculum Base (2018) (Base Nacional Comum Curricular), National Curriculum Reference for the Early Childhood Education (1998) (Referencial curricular nacional para a Educação Infantil), Opinion NCE/FC nº 05/2020 (2020) (Parecer CNE/CP nº 05/2020), and others. For that, we utilized semi-structured research, with six questions, which were directed to six teachers in the Early Childhood Education. From the reflections and analyses realized we saw that the Early Childhood Education was the educational segment mostly impaired with the remote teaching, even though the many efforts done by the teachers, however, we still realized that the main gaps caused by the remote teaching was occurred by the absence of public policies who search remote teaching improvements and connectivity conditions for all. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27811
dc.date.accessioned 2022-11-10T12:22:45Z
dc.date.available 2022-11-10
dc.date.available 2022-11-10T12:22:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Damião Cardoso.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching and learning process in early childhood education in the context of the COVID-19 pandemic. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Damião Cardoso. Processo de ensino e aprendizagem na educação infantil no contexto da pandemia da COVID-19. 2022. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta