DSpace/Manakin Repository

Superfície de trabalho e assento regulável para crianças da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. M. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4716745483198319 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Natã Morais de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, N. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6347765214855401 pt_BR
dc.contributor.referee1 SAMPAIO, Grace Maria Cavalcanti.
dc.contributor.referee1ID SAMPAIO, G. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5784621008004137 pt_BR
dc.contributor.referee2 VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macêdo.
dc.contributor.referee2ID VELOSO, I. T. B. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho refere-se ao projeto de uma mesa e cadeira regulável para crianças da educação infantil da Unidade Acadêmica Escolar de Educação Infantil (UEI), localizado, no (campus I da Universidade Federal de Campina Grande, cidade de Campina Grande-Pb). O mobiliário escolar é indispensável durante a aprendizagem do ser humano e esta relação entre o homem e produto está presente em uma grande parte de sua vida, sendo importante no aprendizado do aluno, em sala de aula, e no desenvolvimento orgânico. O desconforto causado pela má postura assumida em mesas e cadeiras, pode impossibilitar a concentração, além de poder causar danos à saúde. A instituição escolhida como referência para as análises abrange a faixa etária no qual o projeto é destinado. O método utilizado projetual, foi estabelecida pelo orientador Natã Morais, que consistiu em, definir funções do produto a partir dos objetivos do projeto, levantamento de dados e contextualização do problema, extração de formas de painel semântico para auxiliar na geração de ideias, refinamento e geometrização dos conceitos, definir os elementos estruturais, material e processo de fabricação (requisitos e parâmetros), escolha da melhor conceito que atendesse aos objetivos com o auxílios dos educadores da UEI. Deste modo, o mobiliário (superfície de trabalho e assento) desenvolvido neste projeto, propõe fazer uma relação com o ambiente no qual será inserido (creches e pré - escolas/educação infantil), na interação dos usuários primários (alunos) e secundários (educadores), estabelecendo uma característica ergonômica em relação ao uso e na sua configuração, permitindo que o usuário possa ajustar o produto a sua altura, contribuindo com o desenvolvimento intelectual e físico da criança, para que seja de forma saudável e produtiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Superfície de trabalho e assento regulável para crianças da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-30
dc.description.abstract The present work refers to the design of a table and adjustable chair for children of the Academic Unit of Early Childhood Education (UEI), located in Campina I, Federal University of Campina Grande, Campina Grande- Pb School furniture is indispensable during human learning and this relationship between man and product is present in a large part of his life, being important in student learning, classroom and o rganic development. The discomfort caused by poor posture on tables and chairs can make it impossible to concentrate, as well as causing health damage. The institution chosen as the reference for the analyzes covers the age group in which the project is destined. The projective method was established by the advisor Natã Morais, which consisted in defining product functions from the project objectives, data collection and contextualization of the problem,, extraction of semantic panel forms to help in Generation of ideas, refinement and geometrization of concepts, defining the structural elements, material and manufacturing process (requirements and parameters), choosing the best concept that would meet the objectives with the help of the UEI educators. In this way, the furniture (work surface and seat) developed in this project proposes to relate to the environment in which it will be inserted (kindergartens and preschool / kindergarten), in the interaction of primary users (students) and secondary users (Educators), establishing an ergonomic characteristic in relation to the use and its configuration, allowing the user to adjust the product to its height, contributing to the intellectual and physical development of the child, so that it is healthy and productive. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27818
dc.date.accessioned 2022-11-10T16:50:22Z
dc.date.available 2022-11-10
dc.date.available 2022-11-10T16:50:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Móvel escolar pt_BR
dc.subject Superfície de trabalho - educação infantil pt_BR
dc.subject Assento regulável - educação infantil pt_BR
dc.subject Crianças - mobiliário escolar pt_BR
dc.subject Ergonomia pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject School furniture pt_BR
dc.subject Work surface - early childhood education pt_BR
dc.subject Adjustable seat - early childhood education pt_BR
dc.subject Children - school furniture pt_BR
dc.subject Ergonomics pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Raíssa Maiara Bezerra da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Work surface and adjustable seat for preschool children. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Raíssa Maiara Bezerra da. Superfície de trabalho e assento regulável para crianças da educação infantil. 2017. 85f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27818 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta