dc.creator.ID |
SILVA, R. M. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4716745483198319 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Natã Morais de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, N. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6347765214855401 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SAMPAIO, Grace Maria Cavalcanti. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SAMPAIO, G. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5784621008004137 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macêdo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VELOSO, I. T. B. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho refere-se ao projeto de uma mesa e cadeira regulável para crianças da educação infantil da Unidade Acadêmica Escolar de Educação Infantil (UEI), localizado, no (campus I da Universidade Federal de Campina Grande, cidade de Campina Grande-Pb). O mobiliário escolar é indispensável durante a aprendizagem
do ser humano e esta relação entre o homem e produto está presente em uma grande parte de sua vida, sendo importante no aprendizado do aluno, em sala de aula, e no desenvolvimento orgânico. O desconforto causado pela má postura assumida em mesas e cadeiras, pode impossibilitar a concentração, além de poder causar danos à saúde. A instituição escolhida como referência para as análises abrange a faixa etária no qual o projeto é destinado. O método utilizado projetual, foi estabelecida pelo orientador Natã Morais, que consistiu em, definir funções do produto a partir dos objetivos do projeto, levantamento de dados e contextualização do problema, extração de formas de painel semântico para auxiliar na geração de ideias, refinamento e geometrização dos conceitos, definir os elementos estruturais, material e processo de fabricação (requisitos e parâmetros), escolha da melhor conceito que atendesse aos objetivos com o auxílios dos educadores da UEI. Deste modo, o mobiliário (superfície de trabalho e assento) desenvolvido neste projeto, propõe fazer uma relação com o ambiente no qual será inserido (creches e pré - escolas/educação infantil), na interação dos usuários primários (alunos) e secundários (educadores), estabelecendo uma característica ergonômica em relação ao uso e na sua configuração, permitindo que o usuário possa ajustar o produto a sua altura, contribuindo com o desenvolvimento intelectual e físico da criança, para que seja de forma saudável e produtiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Superfície de trabalho e assento regulável para crianças da educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-03-30 |
|
dc.description.abstract |
The present work refers to the design of a table and adjustable chair for children of the Academic Unit of Early Childhood Education (UEI), located in Campina I, Federal University of Campina Grande, Campina Grande- Pb School furniture is indispensable during human learning and this relationship between man and product is present
in a large part of his life, being important in student learning, classroom and o rganic development. The discomfort caused by poor posture on tables and chairs can make it impossible to concentrate, as well as causing health damage. The institution chosen as the reference for the analyzes covers the age group in which the project is
destined. The projective method was established by the advisor Natã Morais, which consisted in defining product functions from the project objectives, data collection and contextualization of the problem,, extraction of semantic panel forms to help in Generation of ideas, refinement and geometrization of concepts, defining the structural
elements, material and manufacturing process (requirements and parameters), choosing the best concept that would meet the objectives with the help of the UEI educators. In this way, the furniture (work surface and seat) developed in this project proposes to relate to the environment in which it will be inserted (kindergartens and preschool / kindergarten), in the interaction of primary users (students) and secondary users (Educators), establishing an ergonomic characteristic in relation to the use and its configuration, allowing the user to adjust the product to its height, contributing to the intellectual and physical development of the child, so that it is healthy and productive. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27818 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-10T16:50:22Z |
|
dc.date.available |
2022-11-10 |
|
dc.date.available |
2022-11-10T16:50:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Móvel escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Superfície de trabalho - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Assento regulável - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - mobiliário escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
School furniture |
pt_BR |
dc.subject |
Work surface - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Adjustable seat - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Children - school furniture |
pt_BR |
dc.subject |
Ergonomics |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Raíssa Maiara Bezerra da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Work surface and adjustable seat for preschool children. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Raíssa Maiara Bezerra da. Superfície de trabalho e assento regulável para crianças da educação infantil. 2017. 85f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27818 |
pt_BR |