DSpace/Manakin Repository

Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Edileuza Custódio.
dc.contributor.advisor1 ABREU, Ireneide Gomes de.
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Maria Betânia Sabino.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ABREU, I. G.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, M. B. S.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2062847108369493 pt_BR
dc.description.resumo O processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Pedagogia Educação pt_BR
dc.title Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. pt_BR
dc.date.issued 2022-08
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
dc.date.accessioned 2022-11-11T22:22:44Z
dc.date.available 2022-11-11
dc.date.available 2022-11-11T22:22:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Educação infantil - estágio curricular pt_BR
dc.subject Estágio curricular e pandemia pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Ensino de geografia - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Early childhood education - curricular internship pt_BR
dc.subject Curricular internship and pandemic pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Teaching Geography - Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Aleksandro dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervised curricular internship: experiences of a training path. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta