dc.creator.ID |
SANTOS, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Edileuza Custódio. |
|
dc.contributor.advisor1 |
ABREU, Ireneide Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Maria Betânia Sabino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ABREU, I. G. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, M. B. S. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2062847108369493 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de
conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades
presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de
curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os
três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo
em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a
dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na
educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um
alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante
gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para
atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar
às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia
infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente
permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As
discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente
em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho
(1982), entre outros autores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Pedagogia
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-11T22:22:44Z |
|
dc.date.available |
2022-11-11 |
|
dc.date.available |
2022-11-11T22:22:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - estágio curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular e pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education - curricular internship |
pt_BR |
dc.subject |
Curricular internship and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography - Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Aleksandro dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Supervised curricular internship: experiences of a training path. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868 |
pt_BR |