DSpace/Manakin Repository

Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, W. P. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1633774632990716 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOTTA, Rodrigo Leôncio.
dc.contributor.advisor1ID MOTTA, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1870196824858151 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho em questão consiste em um jogo de tabuleiro para alunos do Ensino Fundamental II que tem como objetivo principal a valorização da cultura afro-brasileira por meio da manifestação cultural denominada ―Capoeira‖. Aproveitando a alta no mercado de jogos de tabuleiro no Brasil e o caráter de jogo popular presente no produto, o jogo também foi projetado para estar presente no mercado para a compra sem fins pedagógicos. Uma justificativa importante para o projeto está presente em duas leis do Brasil que obrigam as escolas a trabalharem com questões referentes à cultura afro-brasileira (leis 10.639 e 11.645), mas isso não acontece da devida forma, o que é muito acarretado pela falta de materiais lúdicos que abordem temas como esse. A metodologia utilizada no projeto é formada por cinco etapas, onde a primeira diz respeito à configuração inicial do projeto; a segunda aborda a revisão bibliográfica, onde foram utilizados meios online e off-line para a coleta de dados sobre a educação infantil, a Capoeira e os jogos; a terceira etapa foi constituída por várias análises, como a análise de mercado, análise de similares, análise midiática da Capoeira, análise estrutural e formal, retirando destas as diretrizes do projeto; a quarta etapa deu lugar a criação dos conceitos para cumprir com o objetivo e na quinta etapa foi realizado o detalhamento técnico do conceito final. Conclui-se que o produto projetado proporciona a abordagem adequada da Capoeira, resultando assim na valorização da cultura afro-brasileira, promovendo o empoderamento em crianças, jovens e adultos negros e evitando pensamentos preconceituosos e racistas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911
dc.date.accessioned 2022-11-16T18:42:12Z
dc.date.available 2022-11-16
dc.date.available 2022-11-16T18:42:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Projeto de produto pt_BR
dc.subject Jogo de tabuleiro pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Escolas públicas pt_BR
dc.subject Capoeira pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental II pt_BR
dc.subject Product design pt_BR
dc.subject Board game pt_BR
dc.subject Afro-brazilian culture pt_BR
dc.subject Public schools pt_BR
dc.subject Elementary School II pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Wagner Porto Alexandrino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Board game for Elementary School II in public schools that approach capoeira as an appreciation of Afro-Brazilian culture. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Wagner Porto Alexandrino da. Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira. 2018. 234f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta