dc.creator.ID |
SILVA, W. P. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1633774632990716 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOTTA, Rodrigo Leôncio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOTTA, R. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1870196824858151 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho em questão consiste em um jogo de tabuleiro para alunos do Ensino Fundamental II que tem como objetivo principal a valorização da cultura afro-brasileira por meio da manifestação cultural denominada ―Capoeira‖. Aproveitando a alta no mercado de jogos de tabuleiro no Brasil e o caráter de jogo popular presente no produto, o jogo também foi projetado para estar presente no mercado para a compra sem fins pedagógicos. Uma justificativa importante para o projeto está presente em duas leis do Brasil que obrigam as escolas a trabalharem com questões referentes à cultura afro-brasileira (leis 10.639 e 11.645), mas isso não acontece da devida forma, o que é muito acarretado pela falta de materiais lúdicos que abordem temas como esse. A metodologia utilizada no projeto é formada por cinco etapas, onde a primeira diz respeito à configuração inicial do projeto; a segunda aborda a revisão bibliográfica, onde foram utilizados meios online e off-line para a coleta de dados sobre a educação infantil, a Capoeira e os jogos; a terceira etapa foi constituída por várias análises, como a análise de mercado, análise de similares, análise midiática da Capoeira, análise estrutural e formal, retirando destas as diretrizes do projeto; a quarta etapa deu lugar a criação dos conceitos para cumprir com o objetivo e na quinta etapa foi realizado o detalhamento técnico do conceito final. Conclui-se que o produto projetado proporciona a abordagem adequada da Capoeira, resultando assim na valorização da cultura afro-brasileira, promovendo o empoderamento em crianças, jovens e adultos negros e evitando pensamentos preconceituosos e racistas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-16T18:42:12Z |
|
dc.date.available |
2022-11-16 |
|
dc.date.available |
2022-11-16T18:42:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de produto |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo de tabuleiro |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental II |
pt_BR |
dc.subject |
Product design |
pt_BR |
dc.subject |
Board game |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Public schools |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School II |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Wagner Porto Alexandrino da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Board game for Elementary School II in public schools that approach capoeira as an appreciation of Afro-Brazilian culture. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Wagner Porto Alexandrino da. Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira. 2018. 234f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911 |
pt_BR |