dc.creator.ID |
MORAES, L. G. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Rafaela Duarte Almeida. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, R. D. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0549028778510051 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GUEDES, João Batista. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GUEDES, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Levi Galdino de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, L. G. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A leitura está sendo inserida, progressivamente, no dia-a-dia dos brasileiros, seja através
de livros digitais ou físicos, o que contribui para estimular mentalmente a população, principalmente
os idosos que sofrem com a queda de sua cognição. Atrelando isso à oportunidade
de tornar esse momento mais agradável e confortável para a terceira idade (população crescente
no país), foi iniciado o desenvolvimento de um suporte para auxiliar e para promover a memória
afetiva. Para isso, utilizou-se o método projetual de Horst Rittel (adaptado), que envolve
a definição da problemática, a coleta e análise de informações, seguido do desenvolvimento e avaliação
de soluções, e finalizando com testes e implementos da alternativa escolhida. O resultado
foi a criação de um suporte leve, compacto, que pode ser facilmente transportado/armazenado
e que otimiza o momento da leitura através de prendedores de páginas funcionais, compartimentos
para armazenagem de acessórios extras, dos pés com dispositivo de nivelamento
(para superfícies irregulares) e dos níveis de inclinação do suporte que foram definidos pensando
no conforto postural do público. Concluindo, o projeto mostrou o quanto a memória afetiva
influencia na escolha de um artefato e em como ela é capaz de gerar no indivíduo um envolvimento/
apego ao objeto, tornando mais singular a relação usuário-produto e a ampliando a
intenção de compra do consumidor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design |
pt_BR |
dc.title |
Suporte para auxílio da leitura por idosos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03 |
|
dc.description.abstract |
Reading is being progressively inserted in the daily life of Brazilians, whether through
digital or physical books, which contributes to mentally stimulate the population, especially the
elderly, who suffer from the loss of their cognition. Linking it to the opportunity to make this
moment more pleasant and comfortable for the elderly (growing population in the country),
the development of a support to help and to promote affective memory was started. For this,
the design method of Horst Rittel (adapted) was used, which involves the definition of the
problem, the collection and analysis of information, followed by the development and evaluation
of solutions, ending with tests and implementations of the chosen alternative. The result
was the creation of a compact and lightweight standing support that can be easily transported/
stored, and that optimizes reading time through functional page fasteners, storage compartments
for extra accessories, a leveling device (for uneven surfaces) and the support inclination
levels that were defined considering the postural comfort of the audience. In conclusion, the
project showed how affective memory influences the choice of an artifact, and how it is capable
of generating an involvement/attachment to the object in the individual, making the user-product
relationship more unique, and expanding the consumer’s purchase intention. |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-17T18:13:58Z |
|
dc.date.available |
2022-11-17 |
|
dc.date.available |
2022-11-17T18:13:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de produto |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Suporte de leitura - idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Design inclusivo |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura na terceira idade |
pt_BR |
dc.subject |
Melhor idade - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Memória afetiva |
pt_BR |
dc.subject |
Semântica - design |
pt_BR |
dc.subject |
Método Projetual de Horst Rittel |
pt_BR |
dc.subject |
Product design |
pt_BR |
dc.subject |
Seniors - reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading support - seniors |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive design |
pt_BR |
dc.subject |
Reading in old age |
pt_BR |
dc.subject |
Best age - reading |
pt_BR |
dc.subject |
Affective memory |
pt_BR |
dc.subject |
Semantics - design |
pt_BR |
dc.subject |
Horst Rittel's Design Method |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAES, Luana Gabriela Luna de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Support for reading assistance for the elderly. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAES, Luana Gabriela Luna de. Suporte para auxílio da leitura por idosos. 2022. 123f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953 |
pt_BR |