DSpace/Manakin Repository

Escolarização e habitus de classe: um estudo de caso do abandono escolar no período de ensino remoto (Paraíba 2020-2021).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, D. C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1384043593508139 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Helena de Costa Carvalho Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.referee1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee2 GUEDES, Waschington Alves.
dc.contributor.referee2ID GUEDES, W. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0544600336866494 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2022.tccmon.araujo
dc.description.resumo O abandono escolar no período em que se instauraram as aulas remotas por conta da COVID-19 no Brasil teve um aumento de 3% entre jovens de 6 a 18 anos, quando comparado o primeiro trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2021 (ALVES, 2022). Esse é o contexto desta pesquisa, que se volta para a compreensão do abandono em uma escola de ensino fundamental localizada em um município de pequeno porte do Cariri Ocidental paraibano. Usamos como aporte teórico o pensamento de Pierre Bourdieu (2007) sobre o rendimento escolar diferencial, que enfatiza elementos importantes do habitus de classe como determinante social no rendimento escolar: a origem social e o capital cultural transmitido pela família. A nossa pesquisa é de cunho qualitativo e tem como objetivo geral interpretar o contexto das famílias cujos filhos não participaram nem das aulas nem das atividades do sistema de ensino remoto, sendo esse estudo uma análise do abandono escolar. Estudamos os casos de quatro famílias, realizando oito entrevistas semiestruturadas: uma com o estudante e uma com um de seus responsáveis, ouvidos separadamente. Constatamos que os habitus dos sujeitos dessa pesquisa são semelhantes, tendo em vista a posição na estrutura social, o histórico similar de baixa escolarização e inserção precoce no mercado de trabalho e a aproximação quanto a costumes e gostos. Sendo assim, os entrevistados compartilham uma estrutura de relação comum, uma representação similar sobre escolarização, aspirações sociais e dificuldades semelhantes, ou seja, o destino semelhante. Compreendemos que a origem social (o habitus), a falta de capital cultural para auxiliar os filhos na empreitada que foram as aulas remotas, a maior valorização do trabalho em detrimento dos estudos, a culpabilização individual pelo destino dos filhos, junto com a falta de políticas públicas que busquem extinguir as disparidades decorrentes da origem social, foram os determinantes do abandono escolar que identificamos através das entrevistas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Escolarização e habitus de classe: um estudo de caso do abandono escolar no período de ensino remoto (Paraíba 2020-2021). pt_BR
dc.date.issued 2022-09-01
dc.description.abstract School dropout in the period in which remote classes were established due to Coronavirus 2019 (COVID-19) pandemic in Brazil had a 3% increase among young people aged 6 to 18 years when comparing the first quarter of 2020 with the first quarter of 2021 (ALVES, 2021). Those aspects were considered as the context of this research, which focuses on the understanding of school dropouts in an Elementary School located in a small town in Cariri Ocidental Paraiba. We used as a theoretical contribution Pierre Bourdieu’s (2007) concepts on differential school performance, which emphasizes important elements of class habitus as a social determinant of school performance: social origin and cultural capital conveyed by the family. Our research is of a qualitative nature and its general objective is to interpret the context of families whose children did not participate either in classes or in the activities of the remote teaching system, therefore, this study is an analysis of school dropout. We studied the cases of four families, carrying out eight semi-structured interviews: one with the student and one with one of their legal guardians, who were heard separately. We observed that the habitus of the individuals of this research are similar, considering their social standing, low performance in school and the early insertion in the job market, as well as the approximation in terms of morals and preferences. Thus, the interviewees share a common relationship structure, a similar representation of schooling, social aspirations and also, difficulties, that is, a comparable future. We concluded that the social origin (the habitus), the lack of cultural capital in order to help the children in the endeavor of the remote classes, the greater appreciation of work to the detriment of studies, the individual accountability for the children's future, along with the lack of public policies that seek to extinguish disparities resulting from social origin were the determinants of school dropout that were identified through the interviews. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27955
dc.date.accessioned 2022-11-17T18:20:42Z
dc.date.available 2022-11-17
dc.date.available 2022-11-17T18:20:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Abandono escolar pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject Aulas remotas pt_BR
dc.subject Remote classes pt_BR
dc.subject Pandemia e evasão escolar pt_BR
dc.subject Pandemic and truancy. pt_BR
dc.subject Bourdieu e abandono escolar pt_BR
dc.subject Bourdieu and school dropout pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Origem social pt_BR
dc.subject Social origin pt_BR
dc.subject Capital cultural pt_BR
dc.subject Cultural capital pt_BR
dc.subject Habitus de classe pt_BR
dc.subject Class habitus pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Daniel das Chagas Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School and class habitus: a study of school dropout cases during the remote teaching period of remote teaching (Paraíba 2020-2021). pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Daniel das Chagas Martins de. Escolarização e habitus de classe: um estudo de caso do abandono escolar no período de ensino remoto (Paraíba 2020-2021). 2022. 89f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27955 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta