dc.creator.ID |
COUTINHO, J.C.S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2653822181967565 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Wilkerson de Lucena. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, W. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Andrade, Wilkerson L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3697205933296303 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
MACHADO, Patricia Duarte de Lima. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
MACHADO, P. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2ID |
Machado, Patrícia D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2ID |
MACHADO, PATRICIA D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2495918356675019 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Everton Leandro Galdino. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, E. L. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, EVERTON L. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
L.G. ALVES, EVERTON. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2793969744497453 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Eliane Cristina de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAUJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
ARAUJO, ELIANE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SCHUENEMANN, Carla Taciana Lima Lourenco Silva. |
|
dc.contributor.referee3ID |
SILVA, C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
SILVA, CARLA T.L.L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0581226769296441 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
SANTIAGO JÚNIOR, Valdivino Alexandre de. |
|
dc.contributor.referee4ID |
SANTIAGO JÚNIOR, V. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5039690360728170 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A inserção de práticas ágeis no desenvolvimento de software aumentou exponencial-
mente, frente as demandas do mercado quanto à agilidade e alta qualidade dos produtos de
software desenvolvidos. Assim, os métodos ágeis têm estimulado, nas equipes, práticas mais
simples, dinâmicas e iterativas que consideram a redução de artefatos, a comunicação fre-
quente entre os stakeholders, a flexibilidade para mudanças, dentre outros aspectos. Um es-
tilo de teste que tem se difundido no ambiente ágil é o Teste Exploratório (ET), pois permite
que os profissionais aprendam rapidamente, ajustem seus testes e, nesse processo, encontrem
problemas de software que muitas vezes não são previstos em planos de testes. Entretanto,
as abordagens de ET evidenciadas pela literatura não são aplicáveis no contexto prático de
equipes ágeis. Outros motivos se dão pela ausência de um apoio mais específico para o
planejamento e execução do ET, considerando o perfil multifuncional da equipe; os artefatos
de ET estão obsoletos para o contexto atual das equipes; a abordagem Session-Based Test
Management (SBTM), por exemplo, não se aplica ao contexto prático; dificuldade em repro-
duzir os ET, devido à ausência de artefatos robustos; dentre outros. Neste sentido, o objetivo
desta pesquisa é apoiar a implementação de Testes Exploratórios em ambientes de desen-
volvimento de software que adotam práticas de métodos ágeis. Para isso, utilizamos um
método de pesquisa orientado à resolução de problemas, conhecido como Design Science
Research (DSR). Com base em um rigor metodológico, foram aplicados dois ciclos da DSR.
Os resultados gerados nesta pesquisa indicam que o método Agile ETeasy é de fácil entendi-
mento e de fácil uso por equipes ágeis que atuam em um contexto de documentação informal
e mudanças frequentes nos requisitos. Diante do que foi investigado, podemos concluir que
o artefato proposto com a DSR é viável de ser utilizado na prática por equipes ágeis, pois
possibilita a mitigação das principais limitações da aplicação de ET em projetos que adotam
métodos ágeis; e, a formalização prática de ET, que consideram o contexto multifuncional
das equipes ágeis, e que fornece resultados rápidos, com pouca quantidade de recursos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Agile Eteasy: um método para aplicação de testes exploratórios em contextos ágeis. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-08 |
|
dc.description.abstract |
The insertion of agile practices in the development of software has increased exponentially,
in the face of market demands regarding the agility and high quality of the software products
developed. Thus, agile methods have stimulated, in teams, simpler, dynamic, and iterative
practices that consider the reduction of artifacts, frequent communication between stake-
holders, and flexibility for changes, among other aspects. A style of testing that has become
widespread in the agile environment is Exploratory Testing (ET), as it allows professionals
to learn quickly, adjust their tests and, in the process, find software problems that are often
not foreseen in test plans. However, the ET approaches evidenced by the literature are not
applicable in the practical context of agile teams. Other reasons are given by the absence
of more specific support for the planning and execution of the ET, considering the multi-
functional profile of the team; ET artifacts are obsolete for the current context of teams;
the Session-Based Test Management (SBTM), for example, does not apply to the practical
context; difficulty in reproducing the ET, due to the absence of powerful artifacts; among
others. In this sense, the objective of this research is to support the implementation of ET
in software development environments that adopt agile methods practices.For this, we use
a problem-oriented research method, known as Design Science Research (DSR). Based on
methodological rigor, two DSR cycles were applied. The results generated in this research
indicate that the Agile ETeasy method is easy to understand and use by agile teams that work
in the context of informal documentation and frequent changes in requirements. In view of
what was investigated, we can conclude that the proposed artifact with the DSR is viable
to be used in practice by agile teams, as it enables the mitigation of the main limitations of
the application of ET in projects that adopt agile methods; and, the practical formalization
of ET, which consider the cross-functional context of agile teams, and which provides quick
results, with a little number of resources. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27964 |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-17T19:35:24Z |
|
dc.date.available |
2022-11-17 |
|
dc.date.available |
2022-11-17T19:35:24Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Teste de Software |
pt_BR |
dc.subject |
Teste exploratório |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento ágil |
pt_BR |
dc.subject |
Design science research |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de software |
pt_BR |
dc.subject |
Agile eteasy |
pt_BR |
dc.subject |
Software - desenvolvimento - agile eteasy |
pt_BR |
dc.subject |
Software Testing |
pt_BR |
dc.subject |
Agile development |
pt_BR |
dc.subject |
Software engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Software - development - agile eteasy |
pt_BR |
dc.subject |
Exploratory test |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COUTINHO, Jarbele Cássia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Agile Eteasy: a method for applying exploratory tests in agile contexts. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COUTINHO, Jarbele Cássia da Silva. Agile Eteasy: um método para aplicação de testes exploratórios em
contextos ágeis. 2022. 177 fl. Tese (Doutorado em Ciência da Computação), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27964 |
pt_BR |