DSpace/Manakin Repository

Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, J. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0836123613020276 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA FILHO, João Valter.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA FILHO, J. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7468979539899487 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Leonardo Bernandes Margutti.
dc.contributor.referee1ID PINTO, L. B. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 PASSOS, Luis Otávio Teixeira.
dc.contributor.referee2ID PASSOS, L. O. T. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Música pt_BR
dc.title Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-06
dc.description.abstract This work presents the results of a qualitative research in which are associated (1) studies about the Child Development's theory possibilities of application in the scope of Basic Musicalization, and (2) author's experiences reports in contexts of children's musicalization in curricular classes in Basic Education.The main theoretical bases that support this work are based in the perspectives pointed out by the authors Rousseau (1762), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 and 1949), France (2002, 2003, 2008,2016), Swanwick (2003). The reported experiences took place in the context of a private school, located in the city of Campina Grande in the state of Paraíba, and reached children aged between (1) one and (6) six years old, in the grades of Kindergarten to first year of elementary school. The articulation between the studies developed and the experiences reported allow us to perceive ways to promote the process of children's development based on solid foundations. In this aspect, in our view, the present TCC constitutes a relevant contribution for the area of Music Education, since it is a reflection of the practice and of the teaching models proposed in the context of music education for early childhood. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
dc.date.accessioned 2022-11-21T10:33:19Z
dc.date.available 2022-11-21
dc.date.available 2022-11-21T10:33:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de música para crianças pt_BR
dc.subject Música na primeira infância - ensino pt_BR
dc.subject Educação musical - crianças pt_BR
dc.subject Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música pt_BR
dc.subject Musicalização infantil pt_BR
dc.subject Relato de experiência - ensino de música para crianças pt_BR
dc.subject Musicalização básica pt_BR
dc.subject Rousseau - educação musical - crianças pt_BR
dc.subject Pestalozzi - educação musical - crianças pt_BR
dc.subject Piaget - educação musical - crianças pt_BR
dc.subject Vygotsky - educação musical - crianças pt_BR
dc.subject Froebel - educação musical - crianças pt_BR
dc.subject Primeira infância - ensino de música pt_BR
dc.subject Iniciação musical de crianças pt_BR
dc.subject Music teaching for children pt_BR
dc.subject Music in early childhood - teaching pt_BR
dc.subject Music education - children pt_BR
dc.subject Child development theories - music teaching pt_BR
dc.subject Children's musicalization pt_BR
dc.subject Experience report - teaching music to children pt_BR
dc.subject Basic musicalization pt_BR
dc.subject Rousseau - music education - children pt_BR
dc.subject Pestalozzi - music education - children pt_BR
dc.subject Piaget - music education - children pt_BR
dc.subject Vygotsky - music education - children pt_BR
dc.subject Froebel - music education - children pt_BR
dc.subject Early childhood - music teaching pt_BR
dc.subject Children's musical initiation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Jaqueline Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music teaching in early childhood: reflections and actions based on child development theories. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta