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Desenvolvimento de argamassas para revestimento de alvenaria com adição de borracha reciclada de pneu.

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dc.creator.ID ROCHA, V. P. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2218294084835196 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, J. W. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9274991135144621 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES NETO, José Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID LOPES NETO, J. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Wilton Pereira da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, W. P. pt_BR
dc.contributor.referee3 GRILO, Marcelo Bezerra.
dc.contributor.referee3ID GRILO, M. B. pt_BR
dc.contributor.referee4 RAPOSO, Claudia Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee4ID RAPOSO, C. M. O. pt_BR
dc.contributor.referee5 REZENDE, Maria Luiza de Souza.
dc.contributor.referee5ID REZENDE, M. L. S. pt_BR
dc.description.resumo O revestimento externo da alvenaria é um elemento de importância elevada para edificações, exercendo função relativa à estanqueidade, ao acabamento, ao isolamento térmico e acústico e a resistência mecânica, dentre outros. No entanto, é necessário um olhar mais atento em relação à função de isolamento térmico que o revestimento de alvenaria pode exercer. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do revestimento de argamassas alternativas, contendo borracha reciclada de pneu, no desempenho térmico de alvenaria, procedendo, também, estudos relativos à caracterização físico-mecânica destes compósitos alternativos. Inicialmente, foi confeccionada a argamassa de referência no traço 1:5 (cimento: areia), e posteriormente, o agregado natural foi, parcialmente, substituído por borracha reciclada de pneu nos percentuais de 5, 10, 15, 20, 25%. Foram realizados os ensaios para caracterização física no estado fresco e endurecido (índice de consistência, densidade de massa e absorção de água por capilaridade) e caracterização mecânica (resistência à compressão axial, à tração por compressão diametral e à tração por flexão). Em ato contínuo, foram feitos experimentos para caracterização térmica da argamassa (inércia e condutividade térmica). Os resultados evidenciaram que a inclusão de borracha reciclada de pneu provoca redução da densidade de massa, no estado fresco e endurecido, bem como da absorção de água por capilaridade. Foi verificado também, redução das resistências mecânicas das argamassas alternativas contendo borracha de pneu. Quanto à análise de caraterização térmica, foi observado que os valores de coeficiente de condutividade térmica foram de 1,67; 1,47; 1,41; 1,35; 1,21; 1,12 W.m-1.K-1 para as argamassas contendo 0, 5, 10, 15, 20, 25%, respectivamente. Nesse sentido, pode-se observar que a condutividade térmica reduziu à proporção que ocorreu a inserção de borracha de pneu na argamassa, sendo que esta redução ficou na faixa entre 11,97 a 32,87%. Foi possível concluir que a borracha de pneu colabora para que as argamassas funcionem como bom isolante térmico, o que contribui para um aumento do conforto térmico dos ocupantes das edificações. Além disso, foi percebido que quanto maior a quantidade de borracha de pneu, melhor foi o desempenho térmico dos compósitos. Os resultados possibilitaram concluir que, argamassas contendo borracha de pneus inserem contribuição no revestimento de alvenaria, viabilizando seu uso na construção rural. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Agrícola pt_BR
dc.title Desenvolvimento de argamassas para revestimento de alvenaria com adição de borracha reciclada de pneu. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-27
dc.description.abstract The external coating of the masonry is an element of high importance for buildings, exerting outstanding function related to sealing, finishing, thermal and acoustic insulation and mechanical resistance, among others. However, a closer look is required regarding the thermal insulation role that the wall covering can exert. The objective of this research was to evaluate the influence of the coating of alternative mortars containing recycled rubber tires on the thermal performance of masonry, and also carried out studies on the physical-mechanical characterization of these alternative composites. Initially, the reference mortar was made in the 1:5 trace (cement: sand), and later the natural aggregate was partially replaced by recycled rubber in the percentages of 5, 10, 15, 20, 25%, making possible the study of six traces of mortars. The tests were carried out for physical characterization in the fresh and hardened state (consistency index, mass density and water absorption by capillarity) and for mechanical characterization (resistance to axial compression, diametral compression traction and flexural tensile strength). Experiments were carried out for thermal characterization of the mortar (inertia and thermal conductivity). The results showed that the inclusion of recycled tire rubber causes a reduction in mass density in the fresh and hardened state, as well as the absorption of water by capillarity. It was also observed a strong reduction of the mechanical strength of the alternative mortars containing tire rubber. As for the thermal characterization analysis, it was found an inversely proportional relation between the coefficient of thermal conductivity and the amount of tire rubber in the mortar. Through this research, it was possible to conclude that the tire rubber helps the mortars to function as a good thermal insulation, which contributes to an increase in the thermal comfort of the occupants of the buildings. Observed that the greater the amount of tire rubber, the better the thermal performance of the composites. The results make it possible to conclude that mortars, containing tire rubber, make a valuable contribution to the masonry coating, making it possible to use it in rural construction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28083
dc.date.accessioned 2022-11-29T16:59:55Z
dc.date.available 2022-11-29
dc.date.available 2022-11-29T16:59:55Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Construções rurais e ambiência pt_BR
dc.subject Argamassa alternativa pt_BR
dc.subject Conforto térmico pt_BR
dc.subject Condutividade térmica pt_BR
dc.subject Revestimento externo da alvenaria pt_BR
dc.subject Revestimento de argamassas alternativas pt_BR
dc.subject Borracha de pneu - reciclagem pt_BR
dc.subject Construção com material reciclado pt_BR
dc.subject Reciclagem de borracha de pneu pt_BR
dc.subject Borracha reciclada - pneu pt_BR
dc.subject Rural buildings and ambience pt_BR
dc.subject Alternative mortar pt_BR
dc.subject Thermal comfort pt_BR
dc.subject Thermal conductivity pt_BR
dc.subject External cladding of masonry pt_BR
dc.subject Alternative mortar coating pt_BR
dc.subject Tire rubber - recycling pt_BR
dc.subject Construction with recycled material pt_BR
dc.subject Tire rubber recycling pt_BR
dc.subject Recycled rubber - tire pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Vicente de Paula Teixeira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of mortars for coating masonry with the addition of recycled tire rubber. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Vicente de Paula Teixeira. Desenvolvimento de argamassas para revestimento de alvenaria com adição de borracha reciclada de pneu. 2019. 136f. (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28083 pt_BR


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