dc.creator.ID |
BARBOSA, J. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2368150617722699 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Luís Henrique Hermínio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, L. H. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6991283096951332 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CITTADINO, Monique Guimarães. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CITTADINO, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA JUNIOR, Luiz de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA JUNIOR, L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel. |
|
dc.contributor.referee3ID |
BATISTA, M. R. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
CANIELLO, Márcio de Matos. |
|
dc.contributor.referee4ID |
CANIELLO, M. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente tese – “A integração dos ‘Brasis’: José Américo de Almeida e o Ministério da
Viação e Obras Públicas durante o Governo Provisório (1930-1934)” – teve como objetivo
investigar como José Américo refletiu sobre a sua atuação durante o período em que esteve à
frente do Ministério da Viação e Obras Públicas (1930-1934) e, ao mesmo tempo, perceber, a
partir desta reflexão, a relação do seu desempenho como ministro e o projeto nacionaldesenvolvimentista
proposto por Getúlio Vargas e seus ministros, após a Revolução de 1930,
com a instauração do Governo Provisório. As informações sobre este tema são relativamente
escassas e este trabalho se insere na perspectiva de contribuir para que o tema seja revisitado.
A construção de um grande projeto de desenvolvimento nacional-autônomo precisava ser
consolidada e caberia à figura de José Américo de Almeida a condução de boa parte das obras
de infraestrutura ao assumir a referida pasta durante este recorte temporal. Para a obtenção de
informações mais concisas sobre o assunto, realizamos a leitura e o fichamento dos dois
relatórios que o próprio José Américo escreveu sobre o seu período de atuação, fonte de
grande relevância para a compreensão daquele momento histórico: “O Ministério da Viação
no Governo Provisório” (1933) e “O Ciclo Revolucionário do Ministério da Viação” (1934).
Com base nestas leituras, evidenciou-se uma narrativa que busca demonstrar que o referido
ministério possuía uma importância efetiva para a consolidação das políticas de
desenvolvimento econômico e social, com a expansão do mercado interno brasileiro e a
integração das diversas regiões do país, numa busca pela superação dos efeitos decorrentes da
crise de 1929. Dessa forma, demonstra-se que o raio de atuação do Ministério da Viação e
Obras Públicas foi bem mais abrangente e não se restringiu, apenas, ao combate à seca, pois
as obras de infraestrutura realizadas pelo referido ministério abrangeram vários estados do
país. Entretanto, toda a lógica do nacional-desenvolvimentismo acaba por preservar a
estrutura agrária no Nordeste e, em contrapartida, desenvolve a indústria na região Centro-Sul
do país, por isso o capitalismo brasileiro acaba se estruturando e se articulando a partir de um
desenvolvimento regional desigual. A narrativa, presente nos relatórios, também demonstram
que José Américo possuía uma preocupação efetiva com a sua imagem enquanto gestor, ou
seja, um ministro que estava muito cioso sobre como a sua gestão seria percebida e avaliada
em um futuro não muito distante e que sentia a necessidade de deixar um legado por escrito.
Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi utilizado o método quanti-qualitativo e como
procedimento metodológico, delimitou-se a coleta de dados a começar pela pesquisa
bibliográfica (fontes secundárias) e documental (fontes primárias), analisando e fichando
algumas das principais notícias referentes a atuação de José Américo e ao Governo
Provisório, encontradas no jornal A União, além de outros jornais de circulação nacional, a
exemplo do Correio da Manhã. Também pesquisamos o arquivo Público do Estado que se
encontra no Espaço Cultural, a Fundação Casa José Américo de Almeida e a biblioteca
particular do senhor Maurílio de Almeida. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
A integração dos “Brasis”: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o governo provisório (1930-1934). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-08-09 |
|
dc.description.abstract |
The present thesis – “The integration of 'Brazils': José Américo de Almeida and the Ministry
of Traffic and Public Works during the Provisional Government (1930-1934)” – aimed to
investigate how José Américo reflected on his performance during the period where he was
in charge of the Ministry of Traffic and Public Works (1930-1934) and, at the same time,
understand, from this reflection, the relation of his performance as minister and the nationaldevelopment
project proposed by Getúlio Vargas and his ministers, after the 1930 Revolution,
with the establishment of the Provisional Government. Information about this topic is
relatively scarce and this work is part of the perspective of contributing to revisit the theme.
The construction of a large national-autonomous development project needed to be
consolidated and it would be up to José Américo de Almeida to conduct most of the
infrastructure works by taking over this portfolio during this time frame. In order to obtain
more concise information on the subject, we read and record the two reports that José
Américo himself wrote about his period of performance, a source of great relevance for the
comprehension of that historical moment: “Provisional Government”(1933) and“ The
Revolutionary Cycle of the Ministry of Traffic”(1934). Based on these readings, it was
evidenced a narrative that seeks to demonstrate that the referred ministry had an effective
importance for the consolidation of economic and social development policies, with the
expansion of *the* Brazilian domestic market and the integration of the various regions of the
country, in a search overcoming the effects of the 1929 crisis. Thus, it is shown that the
Ministry of Traffic and Public Works had a much broader scope and was not restricted to
drought control only, as infrastructure works said ministry covered several states of the
country. However, all the logic of national developmentalism ends up preserving the agrarian
structure in the Northeast and, on the other hand, develops industry in the Center-South region
of the country, so Brazilian capitalism ends up structuring and articulating itself from regional
development uneven. The narrative, present in the reports, also shows that José Américo had
an effective concern with his image as a manager, that is, a minister who was very jealous
about how his management would be perceived and evaluated in the not too distant future and
that he felt the need to leave a legacy for writing. For the development of this research, the
quantitative and qualitative method was used and as a methodological procedure, the data
collection was delimited starting with the bibliographic (secondary sources) and documentary
(primary sources) research, analyzing and recording some of the main news concerning
the José Américo and the Provisional Government, found in the A União newspaper, as well
as other national newspapers, such as Correio da Manhã. We also searched the State Public
archive in the Cultural Space, the Casa José Américo de Almeida Foundation and the private
library of Mr. Maurílio de Almeida. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28183 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-05T15:33:14Z |
|
dc.date.available |
2022-12-05 |
|
dc.date.available |
2022-12-05T15:33:14Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
José Américo de Almeida |
pt_BR |
dc.subject |
Ministério da Viação e Obras Públicas - BRasil |
pt_BR |
dc.subject |
Governo provisório - 1930-1934 |
pt_BR |
dc.subject |
Getúlio Vargas - governo provisório |
pt_BR |
dc.subject |
Presidente Getúlio Vargas |
pt_BR |
dc.subject |
Obras de infraestrutura - Brasil - governo provisório |
pt_BR |
dc.subject |
Relatório Ministerial - O ciclo revolucionário do Ministério da Viação 1934 |
pt_BR |
dc.subject |
Relatório Ministerial - O Ministério da Viação no Governo Provisório 1933 |
pt_BR |
dc.subject |
Integração Nacional - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Nacional Desenvolvimentista - Getúlio Vargas |
pt_BR |
dc.subject |
História do Brasil contemporâneo - governo provisório |
pt_BR |
dc.subject |
Ministro José Américo de Almeida |
pt_BR |
dc.subject |
Política e governo - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Ministry of Transport and Public Works - BRasil |
pt_BR |
dc.subject |
Provisional government - 1930-1934 |
pt_BR |
dc.subject |
Getúlio Vargas - provisional government |
pt_BR |
dc.subject |
Infrastructure works - Brazil - provisional government |
pt_BR |
dc.subject |
President Getulio Vargas |
pt_BR |
dc.subject |
Ministerial Report - The revolutionary cycle of the Ministry of Transport 1934 |
pt_BR |
dc.subject |
Ministerial Report - The Ministry of Transport in the Provisional Government 1933 |
pt_BR |
dc.subject |
National Integration - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
National Developmental Project - Getúlio Vargas |
pt_BR |
dc.subject |
History of contemporary Brazil - provisional government |
pt_BR |
dc.subject |
Minister José Américo de Almeida |
pt_BR |
dc.subject |
Politics and government - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Jivago Correia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The integration of the “Brazils”: José Américo de Almeida and the Ministry of Transport and Public Works during the provisional government (1930-1934). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Jivago Correia. A integração dos “Brasis”: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o governo provisório (1930-1934). 2019. 172f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28183 |
pt_BR |