dc.creator.ID |
CÂNDIDO, M. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4548991324359468 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, M. R. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade e. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CORREA, José Gabriel Silveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CORREA, J. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
CHIANCA, Luciana de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee3ID |
CHIANCA, L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
GUERRA, Lemuel Dourado. |
|
dc.contributor.referee4ID |
GUERRA, L. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A tese “Os Makonde e a Construção do Território e da Identidade em Moçambique”
discute a construção social do território, das identidades do grupo denominado Makonde
de Moçambique, habitantes do Planalto de Mueda, na Província do Cabo Delgado, a partir
da análise dos produtos esculpidos em madeira e denominados por seus criadores de ‘Arte
Makonde” (esculturas, xilogravuras e máscaras da dança Mapiko), em suas interfaces
com a história da Colonização Portuguesa e a Independência de Moçambique. Para tal,
recortamos os elementos no período de 1960 até o momento contemporâneo. Objetivouse
compreender as dinâmicas mediadoras articuladas para a construção da identidade do
grupo Makonde, tendo este uma base territorial articulada à produção dos objetos que
foram tomados enquanto arte, de tal forma que esta identidade é interpretada a partir dos
contextos das lutas coloniais pela independência, e foi encarregada de expressar uma arte
e uma identidade nacional. A pesquisa constituiu-se a partir da fundamentação sócioantropológica
e centrou-se na observação e entrevista com 15 (quinze) artistas
participantes de associações de produção de artesanato local, enquanto sujeitos sociais
com identidade de criadores de produtos culturais e artísticos. Partiu-se do debate teórico
sobre construção social de territórios e identidades culturais, procedeu-se ao trabalho
empírico em Mueda e contou-se com observação participante, preparo e análise de diários
de campo, realização de entrevistas semi-estruturadas, a partir de uma amostra nãoaleatória.
Consideramos que a localização geográfica, os elementos históricos ao longo
do processo colonial e as características sociais, tornaram os Makonde um exemplo que
foi projetado enquanto ideário da construção de uma jovem nação independente na África. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Os Makonde e a construção do território e da identidade em Moçambique. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The thesis "The Makonde and the Construction of Territory and Identity in Mozambique"
discusses the social construction of the territory, the identities of the group called
Makonde de Moçambique, inhabitants of the Mueda Plateau in the Province of Cabo
Delgado, from the analysis of the products (sculptures, woodcuts and Mapiko dance
masks), in their interfaces with the history of Portuguese Colonization and the
Independence of Mozambique. To do so, we cut the elements from the 1960s to the
contemporary moment. The objective was to understand the mediating dynamics
articulated for the construction of the Makonde group identity, having a territorial base
articulated to the production of the objects that were taken as art, in such a way that this
identity is interpreted from the contexts of the colonial struggles for independence , and
was charged with expressing an art and national identity. The research was based on the
socio-anthropological foundations and focused on the observation and interview with
fifteen (15) artists participating in associations of local handicraft production, as social
subjects with the identity of creators of cultural and artistic products. From the theoretical
debate on the social construction of territories and cultural identities, we proceeded to the
empirical work in Mueda and participated in participant observation, preparation and
analysis of field diaries, semi-structured interviews, from a non-random sample. We
consider that the geographic location, the historical elements throughout the colonial
process and the social characteristics, made the Makonde an example that was projected
as an idea of the construction of a young independent nation in Africa. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28184 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-05T16:13:07Z |
|
dc.date.available |
2022-12-05 |
|
dc.date.available |
2022-12-05T16:13:07Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Makonde - Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo Makonde - identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Arte Makonde - Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
Arte em madeira - Makonde - Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura Moçambicana |
pt_BR |
dc.subject |
África - arte, cultura e identidade - Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade do grupo Makonde - Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
República de Moçambique - cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Artesanato Moçambicano |
pt_BR |
dc.subject |
Observação participante |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia |
pt_BR |
dc.subject |
Território Moçambicano - construção |
pt_BR |
dc.subject |
História de Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
Esculturas Makonde |
pt_BR |
dc.subject |
Máscara para Dança Mapiko de Muela - Makonde |
pt_BR |
dc.subject |
Dança Makipo - Moçambique |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural identity |
pt_BR |
dc.subject |
Makonde Group - identity |
pt_BR |
dc.subject |
Makonde Art - Mozambique |
pt_BR |
dc.subject |
Wood art - Makonde - Mozambique |
pt_BR |
dc.subject |
Mozambican culture |
pt_BR |
dc.subject |
Africa - art, culture and identity - Mozambique |
pt_BR |
dc.subject |
Makonde Group Identity - Mozambique |
pt_BR |
dc.subject |
Republic of Mozambique - culture |
pt_BR |
dc.subject |
Mozambican handicrafts |
pt_BR |
dc.subject |
Participant observation |
pt_BR |
dc.subject |
Anthropology |
pt_BR |
dc.subject |
Mozambican Territory - construction |
pt_BR |
dc.subject |
History of Mozambique |
pt_BR |
dc.subject |
Makonde Sculptures |
pt_BR |
dc.subject |
Mask for Dance Mapiko de Muela - Makonde |
pt_BR |
dc.subject |
Makipo Dance - Mozambique |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CÂNDIDO, Maria Henrique. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Makonde and the construction of territory and identity in Mozambique |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La Makonde et la construction du territoire et de l'identité au Mozambique |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CÂNDIDO, Maria Henrique. Os Makonde e a construção do território e da identidade em Moçambique. 2018. 230f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28184 |
pt_BR |
dc.description.resume |
La thèse "Le Makonde et la construction du territoire et de l'identité au Mozambique"
aborde la construction sociale du territoire, les identités du groupe appelé Makonde de
Moçambique, habitants du plateau de Mueda dans la province de Cabo Delgado, à partir
de l'analyse des produits (sculptures, gravures sur bois et masques de danse Mapiko), dans
leurs interfaces avec l’histoire de la colonisation portugaise et de l’indépendance du
Mozambique. Pour ce faire, nous avons coupé les éléments des années 1960 au présent.
L’objectif était de comprendre la dynamique médiatrice articulée pour la construction de
l’identité du groupe Makonde, ayant une base territoriale articulée à la production des
objets pris comme art, de telle sorte que cette identité soit interprétée à partir des contextes
des luttes coloniales pour l’indépendance et a été accusé d’exprimer un art et une identité
nationale. La recherche était basée sur les fondements socio-anthropologiques et portait
sur l'observation et l'interview de quinze artistes participant à des associations de
production artisanale locale, en tant que sujets sociaux avec l'identité des créateurs de
produits culturels et artistiques. Du débat théorique sur la construction sociale des
territoires et des identités culturelles, nous avons procédé aux travaux empiriques de
Mueda et participé à l'observation participante, à la préparation et à l'analyse de journaux
de terrain, d'entretiens semi-structurés, échantillon non aléatoire. Nous considérons que
la situation géographique, les éléments historiques tout au long du processus colonial et
les caractéristiques sociales ont fait du Makonde un exemple projeté comme une idée de
la construction d’une jeune nation indépendante en Afrique. |
pt_BR |