DSpace/Manakin Repository

Os Makonde e a construção do território e da identidade em Moçambique.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CÂNDIDO, M. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4548991324359468 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, M. R. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade e.
dc.contributor.referee1ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 CORREA, José Gabriel Silveira.
dc.contributor.referee2ID CORREA, J. G. S. pt_BR
dc.contributor.referee3 CHIANCA, Luciana de Oliveira.
dc.contributor.referee3ID CHIANCA, L. O. pt_BR
dc.contributor.referee4 GUERRA, Lemuel Dourado.
dc.contributor.referee4ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.description.resumo A tese “Os Makonde e a Construção do Território e da Identidade em Moçambique” discute a construção social do território, das identidades do grupo denominado Makonde de Moçambique, habitantes do Planalto de Mueda, na Província do Cabo Delgado, a partir da análise dos produtos esculpidos em madeira e denominados por seus criadores de ‘Arte Makonde” (esculturas, xilogravuras e máscaras da dança Mapiko), em suas interfaces com a história da Colonização Portuguesa e a Independência de Moçambique. Para tal, recortamos os elementos no período de 1960 até o momento contemporâneo. Objetivouse compreender as dinâmicas mediadoras articuladas para a construção da identidade do grupo Makonde, tendo este uma base territorial articulada à produção dos objetos que foram tomados enquanto arte, de tal forma que esta identidade é interpretada a partir dos contextos das lutas coloniais pela independência, e foi encarregada de expressar uma arte e uma identidade nacional. A pesquisa constituiu-se a partir da fundamentação sócioantropológica e centrou-se na observação e entrevista com 15 (quinze) artistas participantes de associações de produção de artesanato local, enquanto sujeitos sociais com identidade de criadores de produtos culturais e artísticos. Partiu-se do debate teórico sobre construção social de territórios e identidades culturais, procedeu-se ao trabalho empírico em Mueda e contou-se com observação participante, preparo e análise de diários de campo, realização de entrevistas semi-estruturadas, a partir de uma amostra nãoaleatória. Consideramos que a localização geográfica, os elementos históricos ao longo do processo colonial e as características sociais, tornaram os Makonde um exemplo que foi projetado enquanto ideário da construção de uma jovem nação independente na África. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Os Makonde e a construção do território e da identidade em Moçambique. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The thesis "The Makonde and the Construction of Territory and Identity in Mozambique" discusses the social construction of the territory, the identities of the group called Makonde de Moçambique, inhabitants of the Mueda Plateau in the Province of Cabo Delgado, from the analysis of the products (sculptures, woodcuts and Mapiko dance masks), in their interfaces with the history of Portuguese Colonization and the Independence of Mozambique. To do so, we cut the elements from the 1960s to the contemporary moment. The objective was to understand the mediating dynamics articulated for the construction of the Makonde group identity, having a territorial base articulated to the production of the objects that were taken as art, in such a way that this identity is interpreted from the contexts of the colonial struggles for independence , and was charged with expressing an art and national identity. The research was based on the socio-anthropological foundations and focused on the observation and interview with fifteen (15) artists participating in associations of local handicraft production, as social subjects with the identity of creators of cultural and artistic products. From the theoretical debate on the social construction of territories and cultural identities, we proceeded to the empirical work in Mueda and participated in participant observation, preparation and analysis of field diaries, semi-structured interviews, from a non-random sample. We consider that the geographic location, the historical elements throughout the colonial process and the social characteristics, made the Makonde an example that was projected as an idea of the construction of a young independent nation in Africa. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28184
dc.date.accessioned 2022-12-05T16:13:07Z
dc.date.available 2022-12-05
dc.date.available 2022-12-05T16:13:07Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Makonde - Moçambique pt_BR
dc.subject Moçambique pt_BR
dc.subject Identidade cultural pt_BR
dc.subject Grupo Makonde - identidade pt_BR
dc.subject Arte Makonde - Moçambique pt_BR
dc.subject Arte em madeira - Makonde - Moçambique pt_BR
dc.subject Cultura Moçambicana pt_BR
dc.subject África - arte, cultura e identidade - Moçambique pt_BR
dc.subject Identidade do grupo Makonde - Moçambique pt_BR
dc.subject República de Moçambique - cultura pt_BR
dc.subject Artesanato Moçambicano pt_BR
dc.subject Observação participante pt_BR
dc.subject Antropologia pt_BR
dc.subject Território Moçambicano - construção pt_BR
dc.subject História de Moçambique pt_BR
dc.subject Esculturas Makonde pt_BR
dc.subject Máscara para Dança Mapiko de Muela - Makonde pt_BR
dc.subject Dança Makipo - Moçambique pt_BR
dc.subject Cultural identity pt_BR
dc.subject Makonde Group - identity pt_BR
dc.subject Makonde Art - Mozambique pt_BR
dc.subject Wood art - Makonde - Mozambique pt_BR
dc.subject Mozambican culture pt_BR
dc.subject Africa - art, culture and identity - Mozambique pt_BR
dc.subject Makonde Group Identity - Mozambique pt_BR
dc.subject Republic of Mozambique - culture pt_BR
dc.subject Mozambican handicrafts pt_BR
dc.subject Participant observation pt_BR
dc.subject Anthropology pt_BR
dc.subject Mozambican Territory - construction pt_BR
dc.subject History of Mozambique pt_BR
dc.subject Makonde Sculptures pt_BR
dc.subject Mask for Dance Mapiko de Muela - Makonde pt_BR
dc.subject Makipo Dance - Mozambique pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CÂNDIDO, Maria Henrique.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Makonde and the construction of territory and identity in Mozambique pt_BR
dc.title.alternative La Makonde et la construction du territoire et de l'identité au Mozambique pt_BR
dc.identifier.citation CÂNDIDO, Maria Henrique. Os Makonde e a construção do território e da identidade em Moçambique. 2018. 230f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28184 pt_BR
dc.description.resume La thèse "Le Makonde et la construction du territoire et de l'identité au Mozambique" aborde la construction sociale du territoire, les identités du groupe appelé Makonde de Moçambique, habitants du plateau de Mueda dans la province de Cabo Delgado, à partir de l'analyse des produits (sculptures, gravures sur bois et masques de danse Mapiko), dans leurs interfaces avec l’histoire de la colonisation portugaise et de l’indépendance du Mozambique. Pour ce faire, nous avons coupé les éléments des années 1960 au présent. L’objectif était de comprendre la dynamique médiatrice articulée pour la construction de l’identité du groupe Makonde, ayant une base territoriale articulée à la production des objets pris comme art, de telle sorte que cette identité soit interprétée à partir des contextes des luttes coloniales pour l’indépendance et a été accusé d’exprimer un art et une identité nationale. La recherche était basée sur les fondements socio-anthropologiques et portait sur l'observation et l'interview de quinze artistes participant à des associations de production artisanale locale, en tant que sujets sociaux avec l'identité des créateurs de produits culturels et artistiques. Du débat théorique sur la construction sociale des territoires et des identités culturelles, nous avons procédé aux travaux empiriques de Mueda et participé à l'observation participante, à la préparation et à l'analyse de journaux de terrain, d'entretiens semi-structurés, échantillon non aléatoire. Nous considérons que la situation géographique, les éléments historiques tout au long du processus colonial et les caractéristiques sociales ont fait du Makonde un exemple projeté comme une idée de la construction d’une jeune nation indépendante en Afrique. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta