dc.creator.ID |
CABRAL, E. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1097271723526464 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Antonio Gilson Barbosa de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, A. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4527387699298544 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
SOUZA, Josedite Saraiva de. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
SOUZA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5994036081476644 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS NETO, Severino Rodrigues de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Rodrigo Moura da. |
|
dc.description.resumo |
Hidrociclones são equipamentos usados em processos de separação. São
considerados eficientes, compactos, seguros, de simples construção e
manutenção, e baixo custo, quando comparados a outros equipamentos de
semelhante aplicação. Tais características os torna viável para ser aplicado na
indústria de petróleo, em especial na separação óleo-água. Diante disso, este
trabalho tem como objetivo analisar numericamente o processo de separação da
mistura óleo-água em um hidrociclone, quanto ao seu aspecto fluidodinâmico.
Adotou-se escoamento em regime permanente, bifásico, isotérmico e
incompressível, em uma abordagem Euleriana utilizando as equações de
conservação de massa e quantidade de movimento linear, e o modelo de
turbulência RNG k-�. Para a solução numérica das equações governantes
utilizou-se o software Ansys CFX. Foram avaliados os efeitos da velocidade de
entrada da mistura, fração volumétrica de óleo na corrente de alimentação e
diâmetro de gota de óleo, na performance do equipamento. Dos resultados
obtidos verificou-se que, fixada a configuração geométrica do equipamento, um
aumento na velocidade de entrada da mistura fluida, fração volumétrica de óleo
e o diâmetro da gota de óleo aumentam a eficiência de separação do
equipamento, atingindo valores maiores que 98%. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.title |
Separação óleo-água em hidrociclones: avaliação hidrodinâmica via CFD. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-21 |
|
dc.description.abstract |
Hydrocyclones are equipment used in separation processes. They are
considered to be efficient, compact, safe, of simple construction and
maintenance, and low cost, when compared to other equipment used in similar
application. Such characteristics make them feasible to be applied in the oil
industry, especially in oil-water separation. Therefore, this work aims to
numerically analyze the separation process of the oil-water mixture in a
hydrocyclone, regarding its fluid dynamic aspect. Flow in steady-state regime,
two-phase, isothermal and incompressible was adopted. In the study, the
Eulerian approach using the mass and momentum conservation equations, and
the RNG k-ε turbulence model were used. For the numerical solution of the
governing equations, the Ansys CFX software was used. The effects of the inlet
velocity of the fluid mixture, volumetric fraction of oil in the feed stream and
diameter of oil drop, on the performance of the equipment were evaluated. From
the results obtained, it was found that, once the geometric configuration of the
equipment was fixed, an increase in the inlet velocity of the fluid mixture,
volumetric fraction of oil and the diameter of the oil drop increase the separation
efficiency of the equipment, reaching values greater than 98%. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28262 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-09T22:41:36Z |
|
dc.date.available |
2022-12-09 |
|
dc.date.available |
2022-12-09T22:41:36Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Separação óleo-água |
pt_BR |
dc.subject |
Hidrociclones |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação hidrodinâmica via CFD |
pt_BR |
dc.subject |
Fenômenos de transporte e energia |
pt_BR |
dc.subject |
CFD - computational fluid dynamics |
pt_BR |
dc.subject |
Computational fluid dynamics - CFD |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação numérica |
pt_BR |
dc.subject |
Oil-water separation |
pt_BR |
dc.subject |
Hydrocyclones |
pt_BR |
dc.subject |
Hydrodynamic evaluation via CFD |
pt_BR |
dc.subject |
Transport and energy phenomena |
pt_BR |
dc.subject |
Numerical simulation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CABRAL, Endyara de Morais. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Oil-water separation in hydrocyclones: hydrodynamic evaluation via CFD. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CABRAL, Endyara de Morais. Separação óleo-água em hidrociclones: avaliação hidrodinâmica via CFD. 2019. 114f. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: |
pt_BR |