dc.creator.ID |
CÂNDIDO, J. M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7638319228510854 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, Manassés Morais. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Eliete Correia dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, Eliete Correia dos. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3267723385743006 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SALES, Laurenia Souto. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SALES, LAURÊNIA S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7144884304424302 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Cercada pela cultura digital, a sociedade já não encontra espaço para ignorá-la, tampouco a
escola que se configura como laboratório para as implicações sociais resolvidas em
situações via material digital. Embebidos desse fato, esta pesquisa se volta para o ensino e
traz em seu escopo a seguinte questão de pesquisa: Como a cultura digital é abordada em
livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional
do Livro e do Material Didático – 2021? Do prisma dos objetivos assumidos, destaca-se
como objetivo geral: analisar o modo didático-discursivo empreendido pelos Livros Didáticos
de Português ao elegerem a cultura digital enquanto interface pedagógica; e específicos: 1)
identificar os gêneros discursivo digitais presentes nos Livros Didáticos de Português; 2)
investigar a presença da cultura digital como possibilidade pedagógica e enquanto vetor de
interação na abordagem dos Livros Didáticos de Português sobre o ensino de Língua
Portuguesa; e 3) verificar como as atividades com redes sociais digitais nos Livros Didáticos
de Português estimulam posicionamentos críticos nos alunos do Ensino Médio. Para atender
a esses objetivos, recorremos as contribuições da Teoria Dia lógica da Linguagem, do
Círculo de Bakhtin, que lida nitidamente com a linguagem sempre na perspectiva do mundo
em transformação, impulsionado pelas práticas sociais, como é possível destacar em
Bakhtin (2011 [1979], 2015 [1930], 2016 [1952/1953], 2017 [1970], 2020 [1985]), em
Volóchinov (2018, 2019 [1944/1945]) e em Mediéved (2019 [1928]); e de estudos sobre a
interação na cultura digital como o de Coscarelli e Ribeiro (2021), dentre outros. Tratando-se
da metodologia, tem-se como corpus três livros didáticos de Português de Ensino Médio
aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático – 2021, objetos que a
caracterizam como documental, de base qualitativa e interpretativa dos dados. A geração
de dados parte da prerrogativa de que somente depois do edital do Programa Nacional do
Livro e do Material Didático – 2021 surge o critério de aprovação pautado na cultura digital.
Nesse sentido, realizamos a catalogação do material digital encontrado nas obras para que,
além de atender ao primeiro objetivo, tivéssemos material suficiente para relacionar cultura
digital e o ensino de Língua Portuguesa para, enfim, analisar os dados em conformidade
com os demais objetivos que almejamos perseguir. Quanto aos resultados atingidos,
afirmamos que, em todas as obras analisadas, os dados nos permitiram interpretar que
houve um maior investimento na cultura digital, não só por obediência à prerrogativa do
edital de seleção, pois se assim fosse, a metade das propostas, em alguns casos mais, não
seria atingida. No entanto, nem todas elas ofereceram uma abordagem didático - discursiva
que explorasse o extra posto, a criticidade necessária para o exercício da cidadania a partir
das interações via tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa contribuiu para fomentar um
direcionamento mais competente, à luz da Teoria Dia lógica da Linguagem, no que se refere
à produção de abordagens metodológicas nas atividades que contemplam a cultura digital,
promovendo a discussão acerca da necessidade de trazer para o currículo da universidade
a temática com vistas ao aperfeiçoamento da formação docente inerentes ao profissional do
século XXI. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.title |
A cultura digital em livros didáticos de português do ensino médio aprovados pelo PNLD - 2021. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-20 |
|
dc.description.abstract |
Surrounded by digital culture, society no longer finds space to ignore it, neither the school
that is configured as a laboratory for social implications solved via digital material. Based on
this fact, this research turns to the teaching process and has in its scope the following
research question: How is digital culture approached in Portuguese High School Textbooks
(PHST) approved by the National Textbook and Didactic Material Program (NTDMP) –
2021? From the point of view of the assumed objectives, we highlight as the general
objective: to analyze the didactic-discursive mode undertaken by the PHST when choosing
digital culture as a pedagogical interface. Regarding the specific objectives, the following
were stablished: 1) to identify the digital discursive genres present in the PHST; 2) to
investigate the presence of digital culture as a pedagogical possibility and as a vector of
interaction in the PHST’s approach about Portuguese teaching; and 3) to verify how the
activities with digital social networks in the PHST stimulate critical positions in high school
students. In order to achieve these objectives, we decided to use contributions from the
Dialogical Theory of Language, from the Bakhtin Circle, which clearly deals with language
always in the perspective of changing world, driven by social practices, as it is possible to
highlight in Bakhtin (2011 [1979], 2015 [1930], 2016 [1952/1953], 2017 [1970], 2020 [1985]),
in Volóchinov (2018, 2019 [1944/1945]) and in Mediéved (2019 [1928]) and studies on
interaction in digital culture such as that by Coscarelli and Ribeiro (2005), among others.
When it comes to the methodology, three High School PHST approved by the NTDMP -
2021 as the corpus, objects that characterize the research as documentary, qualitative and
of interpretive perspective of the data. The data generation starts from the prerogative that,
only after the NTDMP - 2021 public notice, the approval criterion based on digital culture
appears. In this sense, we performed the cataloging process of the digital material found in
the works so that, in addition to achieving the first objective, it was possible to have material
enough to relate digital culture and PL teaching to, finally, analyze the data in accordance
with the other objectives that we aim to achieve. As for the results achieved, we affirm that, in
all works analyzed, the data allowed us to interpret that there was too much investment in
digital culture, not only due to the obedience to the prerogative of the selection notice,
because if that were the case, half of the proposals, in some cases more, would not be
reached. However, not all of them offered a didactic-discursive approach that could explore
the extrapolated, the necessary criticality for the exercise of citizenship from interactions via
digital technologies. In this line of thoughts, this research contributed to fostering a more
competent direction, in the light of DTL, with regarding the production of methodological
approaches in activities that contemplate digital culture, promoting the discussion about the
need of bringing to the university curriculum the theme with a view to improving teacher
training to the professional context of the 21st century. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28267 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-12T12:26:46Z |
|
dc.date.available |
2022-12-12 |
|
dc.date.available |
2022-12-12T12:26:46Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Programa nacional do livro e do material didático (PNLD) |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura digital |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
National Book and Teaching Material Program (PNLD) |
pt_BR |
dc.subject |
Digital culture |
pt_BR |
dc.subject |
Digital social networks |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic studies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CÂNDIDO, Jucileide Maria Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital culture in high school Portuguese textbooks approved by PNLD - 2021. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cultura digital en los libros de texto portugueses de secundaria aprobados por el PNLD - 2021. |
|
dc.identifier.citation |
CÂNDIDO, Jucileide Maria Oliveira. A cultura digital em livros didáticos de português do ensino médio aprovados pelo PNLD - 2021. 2022. 155 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28267 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Rodeada de cultura digital, la sociedad ya no encuentra espacio para ignorarla, ni el
escuela que se configura como laboratorio de las implicaciones sociales resueltas en
situaciones a través de material digital. Inmerso en este hecho, esta investigación se dirige a la enseñanza y
trae en su alcance la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo se aborda la cultura digital en
Libros de texto de lengua portuguesa de secundaria aprobados por el Programa Nacional
del Libro y Material Didáctico – 2021? Desde la perspectiva de los objetivos asumidos, se destaca
como objetivo general: analizar la modalidad didáctico-discursiva emprendida por los Libros de Texto
del portugués eligiendo la cultura digital como interfaz pedagógica; y detalles: 1)
identificar los géneros discursivos digitales presentes en los libros de texto portugueses; dos)
investigar la presencia de la cultura digital como posibilidad pedagógica y como vector de
interacción en el enfoque de los Libros Didácticos portugueses sobre la enseñanza de lenguas
Portugués; y 3) verificar cómo las actividades con redes sociales digitales en los libros de texto
del portugués estimulan posiciones críticas en estudiantes de secundaria. Para atender
Para estos objetivos recurrimos a las aportaciones de la Teoría Dialógica del Lenguaje, la
Círculo de Bajtín, que claramente trata el lenguaje siempre en la perspectiva del mundo.
en transformación, impulsada por las prácticas sociales, como es posible resaltar en
Bajtín (2011 [1979], 2015 [1930], 2016 [1952/1953], 2017 [1970], 2020 [1985]), en
Voloshinov (2018, 2019 [1944/1945]) y en Mediéved (2019 [1928]); y estudios sobre
interacción en la cultura digital como Coscarelli y Ribeiro (2021), entre otros. Tratando con
de la metodología, tenemos como corpus tres libros de texto de Portugués de Enseñanza Media
aprobado por el Programa Nacional del Libro y Material Didáctico - 2021, objeta que el
caracterizado como documental, basado en datos cualitativos e interpretativos. La generación
de datos parte de la prerrogativa de que sólo después del anuncio del Programa Nacional de
Libro y Material Didáctico - 2021 Aparecen criterios de aprobación basados en la cultura digital.
En este sentido, realizamos la catalogación del material digital encontrado en las obras para que,
además de cumplir con el primer objetivo, teníamos suficiente material para relacionar la cultura
digital y la enseñanza de la lengua portuguesa para, finalmente, analizar los datos en consecuencia
con el resto de objetivos que pretendemos perseguir. En cuanto a los resultados obtenidos,
afirmamos que, en todos los trabajos analizados, los datos permitieron interpretar que
hubo una mayor inversión en cultura digital, no sólo por obediencia a la prerrogativa de la
aviso de selección, porque si ese fuera el caso, la mitad de las propuestas, en algunos casos más, no
sería golpeado. Sin embargo, no todos ofrecieron un enfoque didáctico-discursivo.
que exploró lo extrapolado, la criticidad necesaria para el ejercicio de la ciudadanía desde
interacciones a través de tecnologías digitales. Así, esta investigación contribuyó a fomentar una
dirección más competente, a la luz de la Teoría Dialógica del Lenguaje, con respecto a
a la producción de enfoques metodológicos en actividades que contemplan la cultura digital,
promoviendo la discusión sobre la necesidad de llevar al currículo universitario
el tema con vistas. |
|