DSpace/Manakin Repository

Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, L. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0167017709971306 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Elizabeth Maria da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, Elizabeth M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5875403152136084 pt_BR
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.contributor.referee2ID RODRIGUES, Linduarte Pereira. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4347612151916121 pt_BR
dc.description.resumo A linguagem está presente nas mais diversas situações sociais. Seja no contexto familiar, religioso ou profissional, os indivíduos são conectados pelos elementos comuns do grupo e interligados através da linguagem. A língua, enquanto um fenômeno de linguagem, proporciona a interação entre os humanos nos mais variados campos da comunicação discursiva. Nessa pesquisa, delimitou-se o estudo sobre a modalidade escrita da língua, em virtude do contexto escolhido: ambiente institucionalizado de comunicação escrita para fins de atividades profissionais de trabalhadores do serviço público lotados na Universidade Federal de Campina Grande. A partir desse entendimento, com amparo nas contribuições teóricas do Círculo de Bakhtin a respeito da linguagem e nas considerações de Garcez (2004), Koch e Elias (2011), dentre outros, a respeito da escrita, elegeu-se como questão de pesquisa: o que afirmam servidores técnico - administrativos lotados em uma universidade pública federal sobre suas experiências com a escrita em ambiente institucional? No intuito de responder ao questionamento levantado, o objetivo geral consistiu em investigar as experiências de servidores técnico - administrativos com a escrita no ambiente institucional. De modo específico, a pesquisa objetivou: 1) analisar as concepções de escrita dos servidores implicados na pesquisa; 2) descrever as experiências com a escrita de gêneros profissionais reportadas pelos servidores colaboradores; e 3) identificar as atividades de escrita em ambiente institucionalizado atravessadas pelo uso de plataformas digitais. A realização desta pesquisa justifica-se pela pertinência em pensar as práticas de escrita que circulam dentro da Universidade, mas que são - ainda - pouco observadas, uma vez que não se refere à perspectiva do professor ou do aluno. Em relação à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo, com objetivos exploratórios e, em virtude do objeto, assumiu natureza qualitativa. Para a geração dos dados, foi elaborado um questionário on-line como instrumento (Google Forms), enviado no período de 28 de agosto de 2021 a 13 de setembro do mesmo ano a 56 (cinquenta e seis) servidores técnicos lotados no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Dentre estes, 30 (trinta) encaminharam respostas. Os resultados indicaram uma prevalência, por parte dos colaboradores da pesquisa, da concepção que tem a escrita enquanto instrumento de comunicação e que a noção internacional ainda é tímida. Percebeu-se, no que toca à produção escrita, experiências cotidianas realizadas através dos gêneros profissionais. Todavia, mesmo rotineiras, algumas dificuldades envolveram essas experiências de modo que os colaboradores afirmaram desenvolver estratégias individuais e coletivas para auxiliar no aprendizado e apropriação desses gêneros, os quais, na contemporaneidade, têm utilizado suportes digitais. A esse respeito, os servidores assinalaram que as plataformas digitais não alteraram a essência da escrita, mas que esses recursos proporcionaram inovação nas práticas administrativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-22
dc.description.abstract Language is present in various social situations. Be it in the family context, religious or professional, individuals are connected by common elements of the group linked through the language. Language, as a phenomenon, provides the interaction between human beings in the most diverse fields of discursive communication. In this research, the study of the writing modality of the language was demarcated, due to the chosen context: written communication institutionalized environment for professional activities purposes of employees of the civil service in the Federal University of Campina Grande. From this comprehension, with the support of the theoretical contributions of Bakhtin Circle on language and the considerations of Garcez (2004), Koch and Elias (2011), among others, about writing, there elected as a research question: What do administrative civil servants of a federal public university state about their writing experiences in an institutional environment? Aiming to answer the questions that arose, the main goal consisted of investigating the administrative civil servants’ experiences with writing in the institutional environment. More specifically, the research aimed to 1) analyze the conceptions of the writing of the civil servants involved in the research; 2) describe the experiences with writing of professional genres reported by the collaborating servants, and 3) identify writing activities in an institutionalized environment crossed by the use of digital platforms. The realization of this research is justified by the relevance of thinking about the writing practices that circulate within the University, but that are - still - little observed, since it does not refer to the perspective of the teacher or the student. Concerning the methodology, there was accomplished field research, with exploratory objectives and due to the object, it took on a qualitative nature. To generate the data, an online questionnaire was prepared as an instrument (Google Forms), sent from August 28, 2021 to September 13, 2021 to 56 (fifty-six) technical servants working at the Humanities Center (HC) of the Federal University of Campina Grande (UFCG). Among these, 30 (thirty) sent answers. The results showed the prevalence, on the part of the research collaborators, of the conception that writing has as a communicative instrument and that the interactional notion is still shy. It was noticed, regarding the written production, everyday experiences carried out through professional genres. However, even in daily routine, some difficulties involved these experiences in a way that the collaborators claimed to develop individual and collective strategies to give support to the learning and appropriation of these genres, which in contemporary times have used digital media. In this regard, the civil servants pointed out that the digital platforms did not change the essence of writing, but that these resources provide innovation in administrative practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28269
dc.date.accessioned 2022-12-12T14:38:01Z
dc.date.available 2022-12-12
dc.date.available 2022-12-12T14:38:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Estudos linguísticos pt_BR
dc.subject Teoria dialógica da linguagem pt_BR
dc.subject Concepções de escrita pt_BR
dc.subject Gêneros profissionais pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Linguistic studies pt_BR
dc.subject Writing conceptions pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Dialogic theory of language pt_BR
dc.subject Professional genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Lyra Maria Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experiences with writing by federal public servants in an institutional environment. pt_BR
dc.title.alternative Experiencias con la escritura de servidores públicos federales en un ambiente institucional.
dc.identifier.citation ARAÚJO, Lyra Maria Leite. Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional. 2022. 110 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28269 pt_BR
dc.description.resumen El lenguaje está presente en las más diversas situaciones sociales. estar en contexto familiares, religiosos o profesionales, los individuos están conectados por los elementos del grupo e interconectados a través del lenguaje. El lenguaje, como fenómeno del lenguaje, proporciona la interacción entre los seres humanos de la manera más diferentes campos de la comunicación discursiva. En esta investigación, el estudio se delimitó en la modalidad escrita de la lengua, debido al contexto elegido: entorno forma institucionalizada de comunicación escrita con el propósito de actividades profesionales de trabajadores del servicio público adscritos a la Universidad Federal de Campina Grande. A partir de esta comprensión, sustentada en los aportes teóricos de círculo de Bajtín respecto al lenguaje y en las consideraciones de Garcez (2004), Koch y Elias (2011), entre otros, respecto a la escritura, se eligió como cuestión de investigación: ¿qué hacen los servidores técnico-administrativos abarrotados en un universidad pública federal sobre sus experiencias con la escritura en un ambiente ¿institucional? Para dar respuesta a la pregunta planteada, el objetivo general consistió en investigar las experiencias de los servidores técnico-administrativos con la escrita en el ambiente institucional. Específicamente, la investigación tuvo como objetivo: 1) analizar las concepciones de escritura de los servidores involucrados en la investigación; dos) describir experiencias con la escritura de géneros profesionales reportadas por servidores colaboradores; y 3) identificar actividades de escritura en un entorno institucionalizados atravesados ​​por el uso de plataformas digitales. La realización de este investigación se justifica por la pertinencia de pensar las prácticas de escritura que circulan dentro de la Universidad, pero que son -todavía- poco observados, ya que no se refiere a la perspectiva del maestro o del estudiante. En cuanto a la metodología, fue Se realizó una investigación de campo, con objetivos exploratorios y, debido a la objeto, asumió una naturaleza cualitativa. Para la generación de datos, un cuestionario online como instrumento (Google Forms), enviado en el periodo de Agosto 2021 al 13 de septiembre del mismo año a 56 (cincuenta y seis) servidores técnicos adscritos al Centro de Humanidades (CH) de la Universidad Federal de Campiña Grande (UFCG). Entre estos, 30 (treinta) enviaron respuestas. Tú Los resultados indicaron una prevalencia, por parte de los colaboradores de la investigación, de concepción que tiene la escritura como herramienta de comunicación y que la noción interaccional sigue siendo tímido. Se notó, en lo que respecta a la producción escrita, experiencias cotidianas realizadas a través de géneros profesionales. Sin embargo, incluso la rutina, algunas dificultades involucraron estas experiencias de una manera que los colaboradores afirmaron desarrollar estrategias individuales y colectivas para coadyuvar en el aprendizaje y apropiación de estos géneros, que en la contemporaneidad, han utilizado soportes digitales. En este sentido, los servidores señaló que las plataformas digitales no han cambiado la esencia de la escritura, pero que estos recursos proporcionaron innovación en las prácticas administrativas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta