dc.creator.ID |
LEITE, L. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0167017709971306 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Elizabeth Maria da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, Elizabeth M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5875403152136084 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Linduarte Pereira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RODRIGUES, Linduarte Pereira. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4347612151916121 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A linguagem está presente nas mais diversas situações sociais. Seja no contexto
familiar, religioso ou profissional, os indivíduos são conectados pelos elementos
comuns do grupo e interligados através da linguagem. A língua, enquanto um
fenômeno de linguagem, proporciona a interação entre os humanos nos mais
variados campos da comunicação discursiva. Nessa pesquisa, delimitou-se o estudo
sobre a modalidade escrita da língua, em virtude do contexto escolhido: ambiente
institucionalizado de comunicação escrita para fins de atividades profissionais de
trabalhadores do serviço público lotados na Universidade Federal de Campina
Grande. A partir desse entendimento, com amparo nas contribuições teóricas do
Círculo de Bakhtin a respeito da linguagem e nas considerações de Garcez (2004),
Koch e Elias (2011), dentre outros, a respeito da escrita, elegeu-se como questão de
pesquisa: o que afirmam servidores técnico - administrativos lotados em uma
universidade pública federal sobre suas experiências com a escrita em ambiente
institucional? No intuito de responder ao questionamento levantado, o objetivo geral
consistiu em investigar as experiências de servidores técnico - administrativos com a
escrita no ambiente institucional. De modo específico, a pesquisa objetivou: 1)
analisar as concepções de escrita dos servidores implicados na pesquisa; 2)
descrever as experiências com a escrita de gêneros profissionais reportadas pelos
servidores colaboradores; e 3) identificar as atividades de escrita em ambiente
institucionalizado atravessadas pelo uso de plataformas digitais. A realização desta
pesquisa justifica-se pela pertinência em pensar as práticas de escrita que circulam
dentro da Universidade, mas que são - ainda - pouco observadas, uma vez que não
se refere à perspectiva do professor ou do aluno. Em relação à metodologia, foi
realizada uma pesquisa de campo, com objetivos exploratórios e, em virtude do
objeto, assumiu natureza qualitativa. Para a geração dos dados, foi elaborado um
questionário on-line como instrumento (Google Forms), enviado no período de 28 de
agosto de 2021 a 13 de setembro do mesmo ano a 56 (cinquenta e seis) servidores
técnicos lotados no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG). Dentre estes, 30 (trinta) encaminharam respostas. Os
resultados indicaram uma prevalência, por parte dos colaboradores da pesquisa, da
concepção que tem a escrita enquanto instrumento de comunicação e que a noção
internacional ainda é tímida. Percebeu-se, no que toca à produção escrita,
experiências cotidianas realizadas através dos gêneros profissionais. Todavia,
mesmo rotineiras, algumas dificuldades envolveram essas experiências de modo
que os colaboradores afirmaram desenvolver estratégias individuais e coletivas para
auxiliar no aprendizado e apropriação desses gêneros, os quais, na
contemporaneidade, têm utilizado suportes digitais. A esse respeito, os servidores
assinalaram que as plataformas digitais não alteraram a essência da escrita, mas
que esses recursos proporcionaram inovação nas práticas administrativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-22 |
|
dc.description.abstract |
Language is present in various social situations. Be it in the family context, religious
or professional, individuals are connected by common elements of the group linked
through the language. Language, as a phenomenon, provides the interaction
between human beings in the most diverse fields of discursive communication. In this
research, the study of the writing modality of the language was demarcated, due to
the chosen context: written communication institutionalized environment for
professional activities purposes of employees of the civil service in the Federal
University of Campina Grande. From this comprehension, with the support of the
theoretical contributions of Bakhtin Circle on language and the considerations of
Garcez (2004), Koch and Elias (2011), among others, about writing, there elected as
a research question: What do administrative civil servants of a federal public
university state about their writing experiences in an institutional environment?
Aiming to answer the questions that arose, the main goal consisted of investigating
the administrative civil servants’ experiences with writing in the institutional
environment. More specifically, the research aimed to 1) analyze the conceptions of
the writing of the civil servants involved in the research; 2) describe the experiences
with writing of professional genres reported by the collaborating servants, and 3)
identify writing activities in an institutionalized environment crossed by the use of
digital platforms. The realization of this research is justified by the relevance of
thinking about the writing practices that circulate within the University, but that are -
still - little observed, since it does not refer to the perspective of the teacher or the
student. Concerning the methodology, there was accomplished field research, with
exploratory objectives and due to the object, it took on a qualitative nature. To
generate the data, an online questionnaire was prepared as an instrument (Google
Forms), sent from August 28, 2021 to September 13, 2021 to 56 (fifty-six) technical
servants working at the Humanities Center (HC) of the Federal University of Campina
Grande (UFCG). Among these, 30 (thirty) sent answers. The results showed the
prevalence, on the part of the research collaborators, of the conception that writing
has as a communicative instrument and that the interactional notion is still shy. It was
noticed, regarding the written production, everyday experiences carried out through
professional genres. However, even in daily routine, some difficulties involved these
experiences in a way that the collaborators claimed to develop individual and
collective strategies to give support to the learning and appropriation of these genres,
which in contemporary times have used digital media. In this regard, the civil servants
pointed out that the digital platforms did not change the essence of writing, but that
these resources provide innovation in administrative practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28269 |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-12T14:38:01Z |
|
dc.date.available |
2022-12-12 |
|
dc.date.available |
2022-12-12T14:38:01Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria dialógica da linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros profissionais |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic studies |
pt_BR |
dc.subject |
Writing conceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogic theory of language |
pt_BR |
dc.subject |
Professional genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Lyra Maria Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experiences with writing by federal public servants in an institutional environment. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experiencias con la escritura de servidores públicos federales en un ambiente institucional. |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Lyra Maria Leite. Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional. 2022. 110 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28269 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El lenguaje está presente en las más diversas situaciones sociales. estar en contexto
familiares, religiosos o profesionales, los individuos están conectados por los elementos
del grupo e interconectados a través del lenguaje. El lenguaje, como
fenómeno del lenguaje, proporciona la interacción entre los seres humanos de la manera más
diferentes campos de la comunicación discursiva. En esta investigación, el estudio se delimitó
en la modalidad escrita de la lengua, debido al contexto elegido: entorno
forma institucionalizada de comunicación escrita con el propósito de actividades profesionales de
trabajadores del servicio público adscritos a la Universidad Federal de Campina
Grande. A partir de esta comprensión, sustentada en los aportes teóricos de
círculo de Bajtín respecto al lenguaje y en las consideraciones de Garcez (2004), Koch y Elias (2011), entre otros, respecto a la escritura, se eligió como cuestión de
investigación: ¿qué hacen los servidores técnico-administrativos abarrotados en un
universidad pública federal sobre sus experiencias con la escritura en un ambiente
¿institucional? Para dar respuesta a la pregunta planteada, el objetivo general
consistió en investigar las experiencias de los servidores técnico-administrativos con la
escrita en el ambiente institucional. Específicamente, la investigación tuvo como objetivo: 1)
analizar las concepciones de escritura de los servidores involucrados en la investigación; dos)
describir experiencias con la escritura de géneros profesionales reportadas por
servidores colaboradores; y 3) identificar actividades de escritura en un entorno
institucionalizados atravesados por el uso de plataformas digitales. La realización de este
investigación se justifica por la pertinencia de pensar las prácticas de escritura que circulan
dentro de la Universidad, pero que son -todavía- poco observados, ya que no
se refiere a la perspectiva del maestro o del estudiante. En cuanto a la metodología, fue
Se realizó una investigación de campo, con objetivos exploratorios y, debido a la
objeto, asumió una naturaleza cualitativa. Para la generación de datos, un
cuestionario online como instrumento (Google Forms), enviado en el periodo de
Agosto 2021 al 13 de septiembre del mismo año a 56 (cincuenta y seis) servidores
técnicos adscritos al Centro de Humanidades (CH) de la Universidad Federal de
Campiña Grande (UFCG). Entre estos, 30 (treinta) enviaron respuestas. Tú
Los resultados indicaron una prevalencia, por parte de los colaboradores de la investigación, de
concepción que tiene la escritura como herramienta de comunicación y que la noción
interaccional sigue siendo tímido. Se notó, en lo que respecta a la producción escrita, experiencias cotidianas realizadas a través de géneros profesionales. Sin embargo, incluso la rutina, algunas dificultades involucraron estas experiencias de una manera
que los colaboradores afirmaron desarrollar estrategias individuales y colectivas para
coadyuvar en el aprendizaje y apropiación de estos géneros, que en
la contemporaneidad, han utilizado soportes digitales. En este sentido, los servidores
señaló que las plataformas digitales no han cambiado la esencia de la escritura, pero
que estos recursos proporcionaron innovación en las prácticas administrativas. |
|